O site da Cabral Moncada Leilões utiliza Cookies para proporcionar aos seus utilizadores uma maior rapidez e a personalização do serviço prestado. Ao navegar no site estará a consentir a utilização dos Cookies.Saiba mais sobre o uso de cookies

Leilão 113
Antiguidades e Obras de Arte
Pintura, Livros, Pratas e Jóias

14 e 15 de Dezembro de 2009

1ª Sessão • Lotes 1 a 180 • 14 de Dezembro
2ª Sessão • Lotes 181 a 364 • 15 de Dezembro

EXPOSIÇÃO 9 de Dezembro • Quarta-feira • 10h00 - 20h00
10 de Dezembro • Quinta-feira • 10h00 - 20h00
11 de Dezembro • Sexta-feira • 10h00 - 24h00
12 de Dezembro • Sábado • 10h00 - 24h00
13 de Dezembro • Domingo • 15h00 - 20h00

Leilão n.º 113 - Dezembro de 2009
2ª Sessão
15 de Dezembro, Segunda-Feira

view_list
Ver como lista
view_module
Ver como cartões

Lote 254


Designação: ENCADERNAÇÃO DE SIMIER - ARMAS DE PORTUGAL Estimativa: 2250
ENCADERNAÇÃO DE SIMIER - ARMAS DE PORTUGAL
[Miscelânea de partituras musical para canto e piano ou harpa].- Paris: Chez Vve. Dufaut et Dubois [e outros], s.d.[século XIX].- 290, [1] p., notação musical; 33 cm.- E. Recolha de 43 partituras, numa só edição gravada a talhe-doce (inclui tambem duas litografias), com eventual falta da primeira folha de rosto. O volume apresenta-se revestido de encadernação em marroquim vermelho (crushed morocco), assinada Simier. R[Relieur] du Roi., célebre encadernador parisiense. Encadernação com os dois planos idênticos: duplos enquadramentos arquitectónicos dourados, gravados a balancé (placa), o primeiro com embutidos de duas cores (verdes e negros); armas de Portugal sobre esfera armilar, insertas em losango, por sua vez inscrito em rectângulo. Lombada com cinco entre-nervos, sendo um título Recueil de Musique e quatro com casas fechadas e círculos a ouro e embutido central com lira. Decoração a ouro na espessura das pastas e nas seixas. Guardas em seda moirée um pouco manchadas e corte das folhas dourado. Cantos amassados e junta superior muito fraca (pasta quase solta), mas recuperável. Ex-libris de Matia Lima com a divisa Rien sans amour. Tendo em conta a tipologia das armas, que se trata de uma recolha de peças de salão (transcrições para piano ou harpa) sem qualquer dedicatória (gravada ou manuscrita), pensamos que o volume terá feito parte da Biblioteca Real durante a estadia da corte no Rio de Janeiro, e/ou após o seu regresso a Portugal.

euro_symbol€ 1,500 - 2,250 Base - Estimativa

remove_shopping_cart€ 0Retirado

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 1,900Vendido

Lote 262


Designação: CALENDARIO PER LA REAL CORTE - ARMAS DE PORTUGAL Estimativa: 1800
CALENDARIO PER LA REAL CORTE - ARMAS DE PORTUGAL
Calendario per la Real Corte nell'anno bisestile 1788.- Torino: Dalla Reale Stamperia, s.d. [1787].- 1 vol. sem paginação [98 p., 1 tabela desdobr.]: 1 retrato; 11 cm.- E. Invulgar encadernação inteira de chagrin branco, apresentando nos dois planos, um moldura vermelha, da mesma pele (decorada a ouro), vazada nos cantos, cercaduras e grande reserva central, com películas de protecção de mica. Sob estas verdadeiras janelas, uma fina decoração miniaturizada sobre papel metalizado rosa (ao centro) e verde (cercaduras). Ao centro do plano superior, um losango com as armas de Portugal, rodeadas de aplicações a fio de prata, duas pombas brancas e flores. No plano inferior, decoração um pouco diferente, com ramo de flores de prata no losango central. Nas tarjas laterais, pequenas flores estampadas, e nos cantos, abertos em oval, minúsculas flores-de-lis brancas. Lombada com casas fechadas a ouro e aplicações de chagrin vermelho. Trabalho a ouro na espessura das pastas e seixas. Corte das folhas dourado. A encadernação apresenta alguns pequenos danos e falhas, nomeadamente a falta de uma das quinas e de quatro das oito flores-de-lis; uma pequena falha num dos segmentos das molduras em chagrin vermelho e outros fragilizados; prata um pouco oxidada. Trata-se, contudo, de um notável e original exemplo da excelência do trabalho deste encadernador (e/ou ourives?) não identificado, mas provavelmente italiano.

euro_symbol€ 1,200 - 1,800 Base - Estimativa

gavel€ 1,200Vendido

Lote 267


Designação: DUQUE DE MEDINA DE LAS TORRES Y DE SANLÚCAR LA MAYOR Estimativa: 750
DUQUE DE MEDINA DE LAS TORRES Y DE SANLÚCAR LA MAYOR
OVIDIUS NASO, Publius.- LE | METAMORFOSI | DI OVIDIO, | DA GIO: ANDREA | DALL'ANGVILLARA | Ridotte in ottaua Rima...- In Venetia: Apresso Giogio Valentini, 1617.- 238, [2] f.: il.; 17 cm.- E. Tradução em língua italiana deste clássico latino, ilustrada com uma gravura xilográfica (e argumento) no início de cada um dos 15 livros de que se compõe a obra. Encadernação da época, inteira de pele, um pouco cansada, apresentado dois super-libros armoriados. No plano superior, o escudo de armas próprias de D. Ramiro Nuñez de Guzmán (ca. 1600-1668), 2º marquês de Toral, 2º duque de Medina de las Torres y de Sanlúcar la Mayor, conde de Azarcollar, vice-rei e capitão-geral do Reino de Nápoles (1636-1644) e genro do conde duque de Olivares. No plano inferior, a empresa de D. Ramiro: abóbada celeste estrelada sobre a Terra representada por plantas e a divisa "Revoluta Foecundant". Ambos os escudos timbrados com coroa ducal sob filactera com as iniciais F. E. I. (Fortunam etiam invidentem); à volta dos dois escudos, as iniciais insertas em aneis dourados: A. C. G. D. D. M. M. A. H. P. P. M. I. G. P. C. L. (Addidit, Comitatui, Grandatum, Ducatum, Ducatum, Marchionatum, Marchionatum, Arcis, Hispalensis, Perpetuam, Perfecturam, Magnum, Indiarum, Cancellarium, Priman Cuzmanorum Lineam). Antonio Carpallo Bautista, Las encuadernaciones artísticas del siglo XVII en la Biblioteca Complutense, p. 45-47 (com reprodução de encadernação idêntica).

euro_symbol€ 500 - 750 Base - Estimativa

gavel€ 500Vendido

Lote 269


Designação: ENCADERNAÇÃO COM EFÍGIE DE CARLOS III, REI DE ESPANHA Estimativa: 900
ENCADERNAÇÃO COM EFÍGIE DE CARLOS III, REI DE ESPANHA
Relacion obsequiosa de los seis primeros dias, en que logrò la Monarchia Española su mas Augusto Principio, anuncioandose a todos los vassallos perpetuo regozijo, y constituyendose Barcelona un Paraìso con el arribo, desembarco, y residencia, que hicieron en ella desde los dias 17, al 21. de Octubre de 1759. las Reales Magestades del Rey Nuestro Señor Don Carlos III. y de la Reyna Nuestra Señora Doña Maria Amalia de Saxonia, con sus Altezas el Principe Real, y demàs Soberana Familia / Escrita de orden del muy Ilustre Ayuntamiento de esta Capital.- Barcelona: por Maria Teresa Vendrell, y Texido, s.d. [1759].- 220, [6], 30 p.: 1 gravura desdobr.; 19 cm.- E. Encadernação inteira de chagrin tabaco, provavelmente do século XIX, com fundo ponteado a ouro e embutidos vegetalistas de pele, a cinco cores; apresenta ao centro do plano superior uma janela circular (Ø43 mm., mica?) com a efígie de Carlos III, rei de Espanha e de Nápoles (1716-1788); o retrato, colorido à mão, é proveniente de uma gravura da época. O plano inferior apenas com alguns pequenos apontamentos de embutidos, sobre fundo ponteado a ouro.Etiqueta na contra-guarda posterior: "El presente libro ha figurado en la Exposición de Encuadernaciones y libros ilustrados españoles de 1750 a 1850 celebrada por la Asociación de Bibliófilos de Barcelona en el Palacio de la Virreina durante los dias 15 de diciembre de 1943 a 15 de enero de 1944".

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 1,600Vendido

Lote 270


Designação: ENCADERNAÇÃO COM MOTIVOS ASTRONÓMICOS Estimativa: 750
ENCADERNAÇÃO COM MOTIVOS ASTRONÓMICOS
Ephemerides nauticas, ou diario astronomico para 1802... / Marie-Charles-Théodore, baron de Damoiseau de Monfort.- Lisboa: Na Typographia da Academia Real das Sciencias, 1800.- [2], 162 p.; 20 cm.- E. O autor (1768-1846), astrónomo francês, natural de Besançon, foi director-adjunto do Observatório Astronómico de Lisboa, primeiro-tenente da Brigada da Marinha, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Royal Society de Londres; tem o seu nome atribuído a uma cratera da Lua (Damoiseau). A obra reúne informações sobre o calendário, eclipses, signos do zodíaco, planetas, longitudes e latitutes dos astros, etc. Exemplar revestido de invulgar encadernação da época, inteira de pele calandrada, com decoração de temática astronómica. Os dois planos com cercaduras vegetalistas, com pequenas aves e outros motivos neoclásssicos. O superior apresenta ao centro um embutido circular em relevo (85 mm.), com várias estrelas pintadas, entre as quais a constelação Ursa Maior (com representação figurativa); o inferior, inclui uma rosácea semelhante, com a constelação Sextante (igualmente com representação figurativa). Ex-libris de Aníbal Fernandes Tomás e outro de Matias Lima, com a divisa: "Rien sans amour". Encadernação cansada, sobretudo na lombada, muito danificada e com juntas fracas. Inocêncio (VI, p. 136) não refere a obra.

euro_symbol€ 500 - 750 Base - Estimativa

remove_shopping_cart€ 0Retirado

Mensagem