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Leilão 113
Antiguidades e Obras de Arte
Pintura, Livros, Pratas e Jóias

14 e 15 de Dezembro de 2009

1ª Sessão • Lotes 1 a 180 • 14 de Dezembro
2ª Sessão • Lotes 181 a 364 • 15 de Dezembro

EXPOSIÇÃO 9 de Dezembro • Quarta-feira • 10h00 - 20h00
10 de Dezembro • Quinta-feira • 10h00 - 20h00
11 de Dezembro • Sexta-feira • 10h00 - 24h00
12 de Dezembro • Sábado • 10h00 - 24h00
13 de Dezembro • Domingo • 15h00 - 20h00

Leilão n.º 113 - Dezembro de 2009
2ª Sessão
15 de Dezembro, Segunda-Feira

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Lote 275


Designação: OBITUÁRIO DO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA Estimativa: 4500
OBITUÁRIO DO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA
[Manuscrito] Necrologium Congregationis CC. [Canonicarum] RR. [Regularum] in Lusitania. Ad usum Chori in Monasterio S. Crucis. Pars I. Anno Domini 1766.- Século XVIII.- [4], 362 p.; 43 cm.- E. Obituário caligrafado, com a seguinte estrutura interna: folha de rosto; [advertência ao leitor] (f. 2); 181 fólios, cada um dos quais correspondendo a um dia do ano (frente e verso). O documento termina no dia 30 de Junho e curiosamente não prevê, certamente por lapso, o dia 29 de Fevereiro. Cada página apresenta sempre o mesmo arranjo gráfico: à cabeça, o mês e a paginação; grande rectângulo central com o dia do mês, sobre uma vinheta decorativa caligrafada, seguindo-se os nomes dos falecidos (primeira inicial O caligrafada a vermelho); nas duas colunas laterais, o local do óbito e jazida (à esquerda: locus sepulceri) e o ano do óbito (à direita: annus). Com raríssimas excepções, quase todas as páginas foram apenas preenchidas na frente, a tinta vermelha (vinheta, rectângulo e colunas) e negra (mês e nomes). Como é habitual, e é indicado no rosto ("in Lusitania"), os registos referem-se a óbitos ocorridos nos diferentes mosteiros da Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho (mais tarde Cónegos Regrantes de Santa Cruz de Coimbra, ou Crúzios), desde a fundação da ordem em Portugal, e não apenas aos de Santa Cruz, embora estes últimos estejam representados com maior número de ocorrências. O óbito mais antigo registado é o do bispo de Lamego D. Godinus (1118). O último é de 1834, data em que a ordem foi extinta. Imponente encadernação da época, inteira de carneira, com os dois planos idênticos: aplicações metálicas nos cantos, super-libros e fechos. Decoração rectângular a ouro (roulette), com quartos de círculo contornando os cantos. Super-libros de Santa Cruz de Coimbra: armas de Portugal, muito ornamentadas, tendo como timbre o cordeiro pascal. Corte das folhas dourado e cinzelado. Encadernação manuseada e ressequida, com furos de traça e lombada refeita. Conserva contudo, praticamente intactas todas as aplicações metálicas. Documento de grande interesse para a história desta congregação religiosa. Super-libros não registado nas obras de referência consultadas. Sobre os Obituários da ordem, deverá ver-se: Saúl António Gomes, Fragmentos codicológicos de um obituário primitivo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, in Humanitas (vol. 56, 2004, p. 383-399); Maria José Azevedo Santos, O obituário do Mosteiro de S. Vicente de Fora de Lisboa (Lisboa, 2006). XVI Congresso Internacional de Ex-Libris (Lisboa, 1976), Catálogo Geral das Exposições, 57.

euro_symbol€ 3,000 - 4,500 Base - Estimativa

gavel€ 7,200Vendido

Lote 279


Designação: ESPINGARDA PERFEYTA Estimativa: 7500
ESPINGARDA PERFEYTA
[RODRIGUES, João & José Francisco].- ESPINGARDA | PERFEYTA, & | REGRAS PARA A SUA OPERAÇAM | com circunstancias necessarias para o seu | artificio, & doutrinas uteis para o | melhor acerto; | DEDICADA | Á MAGESTADE DO SERENISSIMO REY DE | Portugal Nosso Senhor | D. JOAÕ V | Pelos dous Irmãos. | CESAR FIOSCONI, JORDAM GUSERIO.- Lisboa Occidental: Na Officina de Antonio Pedrozo Galram, 1718.- [32], 183, [1 br.] p.: il.; 19 cm.- E. + 1 vol.- E. Um dos títulos mais procurados de toda a produção bibliográfica portuguesa do século XVIII e, certamente, um dos mais apreciados no estrangeiro. A obra, considerada o mais importante tratado de manufactura de armas do seu tempo, descreve o trabalho de três irmãos espingardeiros de Lisboa, dos quais apenas dois assinam a obra sob pseudónimos, já que na época não era habitual revelar os segredos da profissão. Os verdadeiros nomes podem, ver-se, no entanto, no rosto, miniaturizados, fazendo parte integrante da vinheta gravada a talhe-doce. Exemplar completo, levemente aparado, conferindo exactamente com a edição fac-similada inglesa (embora alguns cadernos e gravuras apresentam colocação diferente) da responsabilidade do conhecido coleccionador e especialista Rainer Daehnhardt com a colaboração de W. Keith Neal (London: Sotheby's, 1974). As ilustrações incluem um frontispício alegórico gravado, antes do rosto, e 11 gravuras não numeradas com a seguinte colocação: p. 8/9, 48/49, 76/77, 80/81, 82/83, 90/91, 94/95, 120/121, 130/131, 136/137 e 158/159. Três gravuras são desdobráveis, as restantes de plena página. A página 163 apresenta ainda uma pequena gravura junto ao texto. Quatro folhas com cortes de traça na margem inferior, afectando a primeira gravura (desdobrável); ocasionais manchas ligeiras e restauros menores. Ex-libris de Clado Ribeiro de Lessa. Encadernação inteira de carneira, do século XIX. O lote inclui um exemplar da edição de 1974. Monteverde, 4601. Palha, 486. Inocêncio, IV, p. 24 a 28. Não referido nos principais catálogos consultados: Samodães, Ameal, Ávila Perez, Auvermann, etc.

euro_symbol€ 5,000 - 7,500 Base - Estimativa

remove_shopping_cart€ 0Retirado

Lote 280


Designação: SCHERZI POETICI - ILUSTRAÇÕES DE JOSÉ TEIXEIRA BARRETO Estimativa: 900
SCHERZI POETICI - ILUSTRAÇÕES DE JOSÉ TEIXEIRA BARRETO
Scherzi poetici e pittorici / Giovanni Gherardo di Rossi.- Parma: Tipi Bodoniani, 1795.- [10], 61, [3] p.: : [1], 40 gravuras coloridas; 15 cm.- E. Edição saída dos prelos do célebre impressor Giovanni Battista Bodoni, constituída por um frontispício gravado (datado de 1794), uma dedicatória impressa a D. Alessandro de Souza e Holstein (pai de D. Pedro, primeiro Duque de Palmela) e 40 composições poéticas, cada uma delas ilustrada com uma bela gravura a talhe-doce (água-forte), segundo desenhos do pintor portuense José Teixeira Barreto (1763-1810), erradamente indicado na dedicatória como Giuseppe Tekeira. A este propósito deverá ver-se Cyrillo Volkmar Machado, Colecção de memórias (1922), p. 238/239; e ainda Pedro Vitorino, José Teixeira Barreto (1925), p. 48. Todas as ilustrações, incluindo o frontispício, estão cuidadosamente aguareladas à mão. Segundo Brunet (V, col. 197), houve uma edição de maior formato (com as mesmas matrizes) e também se encontram exemplares não coloridos ou apenas a sépia. Exemplar muito limpo e com boas margens. Encadernação do século XIX, inteira de carneira, com cercadura a ouro nos planos e casas fechadas na lombada. Ex-libris de Manuel Joaquim. Peça de colecção não referida nos catálogos consultados.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 2,000Vendido

euro_symbol€ 3,500 - 5,250 Base - Estimativa

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euro_symbol€ 150 - 225 Base - Estimativa

gavel€ 200Vendido

euro_symbol€ 12,000 - 18,000 Base - Estimativa

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