Cabral Moncada Leilões website uses Cookies in order to provide users higher speed and customised navigation. By opening this website you consent to the use of cookies.See our Cookie Policy
view_list
Ver como lista
view_module
Ver como cartões

Lote 254


Designação: ENCADERNAÇÃO DE SIMIER - ARMAS DE PORTUGAL Estimativa: 2250
ENCADERNAÇÃO DE SIMIER - ARMAS DE PORTUGAL
[Miscelânea de partituras musical para canto e piano ou harpa].- Paris: Chez Vve. Dufaut et Dubois [e outros], s.d.[século XIX].- 290, [1] p., notação musical; 33 cm.- E. Recolha de 43 partituras, numa só edição gravada a talhe-doce (inclui tambem duas litografias), com eventual falta da primeira folha de rosto. O volume apresenta-se revestido de encadernação em marroquim vermelho (crushed morocco), assinada Simier. R[Relieur] du Roi., célebre encadernador parisiense. Encadernação com os dois planos idênticos: duplos enquadramentos arquitectónicos dourados, gravados a balancé (placa), o primeiro com embutidos de duas cores (verdes e negros); armas de Portugal sobre esfera armilar, insertas em losango, por sua vez inscrito em rectângulo. Lombada com cinco entre-nervos, sendo um título Recueil de Musique e quatro com casas fechadas e círculos a ouro e embutido central com lira. Decoração a ouro na espessura das pastas e nas seixas. Guardas em seda moirée um pouco manchadas e corte das folhas dourado. Cantos amassados e junta superior muito fraca (pasta quase solta), mas recuperável. Ex-libris de Matia Lima com a divisa Rien sans amour. Tendo em conta a tipologia das armas, que se trata de uma recolha de peças de salão (transcrições para piano ou harpa) sem qualquer dedicatória (gravada ou manuscrita), pensamos que o volume terá feito parte da Biblioteca Real durante a estadia da corte no Rio de Janeiro, e/ou após o seu regresso a Portugal.

euro_symbol€ 1,500 - 2,250 Base - Estimate

remove_shopping_cart€ 0Unsold

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimate

gavel€ 1,900Sold

Lote 262


Designação: CALENDARIO PER LA REAL CORTE - ARMAS DE PORTUGAL Estimativa: 1800
CALENDARIO PER LA REAL CORTE - ARMAS DE PORTUGAL
Calendario per la Real Corte nell'anno bisestile 1788.- Torino: Dalla Reale Stamperia, s.d. [1787].- 1 vol. sem paginação [98 p., 1 tabela desdobr.]: 1 retrato; 11 cm.- E. Invulgar encadernação inteira de chagrin branco, apresentando nos dois planos, um moldura vermelha, da mesma pele (decorada a ouro), vazada nos cantos, cercaduras e grande reserva central, com películas de protecção de mica. Sob estas verdadeiras janelas, uma fina decoração miniaturizada sobre papel metalizado rosa (ao centro) e verde (cercaduras). Ao centro do plano superior, um losango com as armas de Portugal, rodeadas de aplicações a fio de prata, duas pombas brancas e flores. No plano inferior, decoração um pouco diferente, com ramo de flores de prata no losango central. Nas tarjas laterais, pequenas flores estampadas, e nos cantos, abertos em oval, minúsculas flores-de-lis brancas. Lombada com casas fechadas a ouro e aplicações de chagrin vermelho. Trabalho a ouro na espessura das pastas e seixas. Corte das folhas dourado. A encadernação apresenta alguns pequenos danos e falhas, nomeadamente a falta de uma das quinas e de quatro das oito flores-de-lis; uma pequena falha num dos segmentos das molduras em chagrin vermelho e outros fragilizados; prata um pouco oxidada. Trata-se, contudo, de um notável e original exemplo da excelência do trabalho deste encadernador (e/ou ourives?) não identificado, mas provavelmente italiano.

euro_symbol€ 1,200 - 1,800 Base - Estimate

gavel€ 1,200Sold

Lote 267


Designação: DUQUE DE MEDINA DE LAS TORRES Y DE SANLÚCAR LA MAYOR Estimativa: 750
DUQUE DE MEDINA DE LAS TORRES Y DE SANLÚCAR LA MAYOR
OVIDIUS NASO, Publius.- LE | METAMORFOSI | DI OVIDIO, | DA GIO: ANDREA | DALL'ANGVILLARA | Ridotte in ottaua Rima...- In Venetia: Apresso Giogio Valentini, 1617.- 238, [2] f.: il.; 17 cm.- E. Tradução em língua italiana deste clássico latino, ilustrada com uma gravura xilográfica (e argumento) no início de cada um dos 15 livros de que se compõe a obra. Encadernação da época, inteira de pele, um pouco cansada, apresentado dois super-libros armoriados. No plano superior, o escudo de armas próprias de D. Ramiro Nuñez de Guzmán (ca. 1600-1668), 2º marquês de Toral, 2º duque de Medina de las Torres y de Sanlúcar la Mayor, conde de Azarcollar, vice-rei e capitão-geral do Reino de Nápoles (1636-1644) e genro do conde duque de Olivares. No plano inferior, a empresa de D. Ramiro: abóbada celeste estrelada sobre a Terra representada por plantas e a divisa "Revoluta Foecundant". Ambos os escudos timbrados com coroa ducal sob filactera com as iniciais F. E. I. (Fortunam etiam invidentem); à volta dos dois escudos, as iniciais insertas em aneis dourados: A. C. G. D. D. M. M. A. H. P. P. M. I. G. P. C. L. (Addidit, Comitatui, Grandatum, Ducatum, Ducatum, Marchionatum, Marchionatum, Arcis, Hispalensis, Perpetuam, Perfecturam, Magnum, Indiarum, Cancellarium, Priman Cuzmanorum Lineam). Antonio Carpallo Bautista, Las encuadernaciones artísticas del siglo XVII en la Biblioteca Complutense, p. 45-47 (com reprodução de encadernação idêntica).

euro_symbol€ 500 - 750 Base - Estimate

gavel€ 500Sold

Lote 269


Designação: ENCADERNAÇÃO COM EFÍGIE DE CARLOS III, REI DE ESPANHA Estimativa: 900
ENCADERNAÇÃO COM EFÍGIE DE CARLOS III, REI DE ESPANHA
Relacion obsequiosa de los seis primeros dias, en que logrò la Monarchia Española su mas Augusto Principio, anuncioandose a todos los vassallos perpetuo regozijo, y constituyendose Barcelona un Paraìso con el arribo, desembarco, y residencia, que hicieron en ella desde los dias 17, al 21. de Octubre de 1759. las Reales Magestades del Rey Nuestro Señor Don Carlos III. y de la Reyna Nuestra Señora Doña Maria Amalia de Saxonia, con sus Altezas el Principe Real, y demàs Soberana Familia / Escrita de orden del muy Ilustre Ayuntamiento de esta Capital.- Barcelona: por Maria Teresa Vendrell, y Texido, s.d. [1759].- 220, [6], 30 p.: 1 gravura desdobr.; 19 cm.- E. Encadernação inteira de chagrin tabaco, provavelmente do século XIX, com fundo ponteado a ouro e embutidos vegetalistas de pele, a cinco cores; apresenta ao centro do plano superior uma janela circular (Ø43 mm., mica?) com a efígie de Carlos III, rei de Espanha e de Nápoles (1716-1788); o retrato, colorido à mão, é proveniente de uma gravura da época. O plano inferior apenas com alguns pequenos apontamentos de embutidos, sobre fundo ponteado a ouro.Etiqueta na contra-guarda posterior: "El presente libro ha figurado en la Exposición de Encuadernaciones y libros ilustrados españoles de 1750 a 1850 celebrada por la Asociación de Bibliófilos de Barcelona en el Palacio de la Virreina durante los dias 15 de diciembre de 1943 a 15 de enero de 1944".

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimate

gavel€ 1,600Sold

Lote 270


Designação: ENCADERNAÇÃO COM MOTIVOS ASTRONÓMICOS Estimativa: 750
ENCADERNAÇÃO COM MOTIVOS ASTRONÓMICOS
Ephemerides nauticas, ou diario astronomico para 1802... / Marie-Charles-Théodore, baron de Damoiseau de Monfort.- Lisboa: Na Typographia da Academia Real das Sciencias, 1800.- [2], 162 p.; 20 cm.- E. O autor (1768-1846), astrónomo francês, natural de Besançon, foi director-adjunto do Observatório Astronómico de Lisboa, primeiro-tenente da Brigada da Marinha, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Royal Society de Londres; tem o seu nome atribuído a uma cratera da Lua (Damoiseau). A obra reúne informações sobre o calendário, eclipses, signos do zodíaco, planetas, longitudes e latitutes dos astros, etc. Exemplar revestido de invulgar encadernação da época, inteira de pele calandrada, com decoração de temática astronómica. Os dois planos com cercaduras vegetalistas, com pequenas aves e outros motivos neoclásssicos. O superior apresenta ao centro um embutido circular em relevo (85 mm.), com várias estrelas pintadas, entre as quais a constelação Ursa Maior (com representação figurativa); o inferior, inclui uma rosácea semelhante, com a constelação Sextante (igualmente com representação figurativa). Ex-libris de Aníbal Fernandes Tomás e outro de Matias Lima, com a divisa: "Rien sans amour". Encadernação cansada, sobretudo na lombada, muito danificada e com juntas fracas. Inocêncio (VI, p. 136) não refere a obra.

euro_symbol€ 500 - 750 Base - Estimate

remove_shopping_cart€ 0Unsold

Mensagem