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FLORIANI DA MACERATA, Pietro Paolo.- DIFESA ET OFFESA | Della Piazze | DI PIETRO PAOLO | FLORIANI DA MACERATA. | Opera non solo utile, e necessaria à Capitani, | Gouernatori di Fortezze, ma anco di sommo | profitto à studiosi dell’Historie Militari, | cosi antiche, come moderne.- Seconda impressione.- In Venetia: per Francesco Baba, 1654.- [32], 216 p.: 1 portada grav., 1 retrato, 51 gravuras [i. é 52]; 34 cm.- E.
Pietro Paolo Floriani (1585-1638), engenheiro e arquitecto italiano, natural de Macerata, especializado em edifícios e fortificações militares; de entre as suas numerosas obras, salientamos as fortalezas de Innsbruck, na Áustria, de Altenburg, na Hungria, de San Germano, no Piemonte e as linhas de defesa da cidade de La Valetta, em Malta. Segunda edição (a primeira foi impressa em Macerata, em 1630, por Giuliano Carboni), ilustrada com uma portada gravada alegórica (heráldica e arquitectónica), um retrato do autor (busto inserido em composição arquitectónica) e 52 gravuras a talhe-doce, numeradas de 1 a 51 (duas gravuras com o nº 14, A e B), sendo oito impressas junto ao texto e as restantes em separado, a última desdobrável. Exemplar com ligeira acidez, mas em geral limpo; folha de rosto com leve manuseamento e restauro menor; gravuras 9, 10 e 11 encadernadas ao contrário. Encadernação recente, inteira de carneira, com patine e decoração ao gosto da época (à la Duseuil). Graesse, II, 602. Coockle (Military books), 825.

euro_symbol€ 500 - 750 Base - Estimativa

gavel€ 500Vendido

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RESENDE, André de, O.P.- [...] ANTIQVITATVM LV- | SITANIÆ, ET DE MV- | nicipio Eborensi | Lib. V. | ORATIONES ITEM, EPISTOLÆ | Historica, & poemata omnia, quotquot | reperiri potuerunt. | In Hispania diligenter ab amico collecta, nunc | primum fumma diligentia edita. | Seriem sequentes pagina ostendent. | Ad CC. VV. | NICOLAVM ET SIMONEM RODE- | ricios fratres, Lusitanos.- Coloniae Agrippinae: In Officina Birckmannica sumptibus Arnoldi Mylij, Anno salutis M. DC. [1600].- [24], 346, [4] p.; 15 cm.- E.
Junto com: -----.- [...] SCRPTORVM | NVNC SIMVL EDI- | TORVM. | TOMVS ALTER, | QVO QVID CONTINEA- | tur, vide lector. poste epistolam | dedicatoriam.- Coloniae Agrippinae: In Officina Birckmannica sumptibus Arnoldi Mylij, Anno salutis M. DC. [1600].- [2], 90 [aliás 86], [4], 304, [26] p. ; 15 cm.- E., Edição das obras de André de Resende (1500-1573), muito cuidada graficamente, impressa em Colónia no último ano do século XVI. Os dois tomos formam uma unidade bibliográfica, mas apresentam títulos e conteúdos diferentes. O primeiro tomo encerra as “Antiguidades da Lusitânia”, uma das mais procuradas obras de Resende, religioso dominicano, intelectual e humanista, natural de Évora, pioneiro no domínio da arquelogia em Portugal. O segundo, consiste numa recolha de vários textos do autor, nomeadamente, a vida de “Vincentivs levita et martyr”, o “Encomium Erasmi”, o “Urbis Lovaniensis Academia encomium”, várias poesias, discursos, epístolas, etc. Os dois volumes levemente aparados e com ligeira acidez, mas, em geral, muito limpos. Carimbo do livreiro parisiense Jean Maisonneuve & Fils, nas duas guardas volantes. Encadernações inteiras de chagrin vieux rouge (do século XIX?). Barbosa Machado, I, p. 165. Palau, 262168. Não referido nos principais catálogos consultados.

euro_symbol€ 300 - 450 Base - Estimativa

gavel€ 320Vendido

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LAFITAU, Pe. Joseph François, S.J.- Histoire des decouvertes et conquestes des portugais dans le Nouveau Monde.- Paris: Chez Saugrain Pere; Jean-Baptiste Coignard Fils, Imprimeur du Roi, 1733-1734.- 4 vols.: 15 gravuras, 1 mapa desdobr.; 16 cm.- E.
O padre Lafitau (1681-1746), missionário jesuíta, historiador e cientista, permaneceu seis anos no Canadá, onde estudou os índios iroqueses, devendo-se-lhe também a descoberta do ginseng. Segunda edição, aumentada em relação à primeira, publicada no mesmo ano, constituída por apenas dois volumes. Esta é igualmente ilustrada com um frontispício alegórico (representando Lisboa e a Armada das Índias) e 14 gravuras desdobráveis, a talhe-doce, retratos e vistas de praças de África e da India, nomeadamente Goa, Damão, Diu, Chaul, Baçaim, Mombassa, Quiloa, Sofala, etc. Inclui ainda um mapa-mundi de maiores dimensões (28x48 cm), com as conquistas e descobertas dos portugueses. A colação de cada um dos tomos é a seguinte: I - [6], XL, 432 p.: 1 frontispício alegórico, 1 mapa desdobr., 4 grav. desdobr.; II - [2], 381, [79] p.: 2 grav. desdobr.; III - [2], 512 p.: 2 grav. desdobr.; IV - 388, [147, 1 br.] p.: 6 grav. desdobr. Exemplar completo e limpo, levemente aparado (corte das folhas carminado), com todas as gravuras bem dobradas. Ex-líbris tipografado de J. P. Petit em todos os volumes. Encadernações da época, inteiras de carneira, conservando as guardas originais em papel marmoreado. Samodães, 1679. Duarte de Sousa, 457. Auvermann, 123 (para a primeira edição).

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 600Vendido

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SKETCHES of Portuguese life, manners, costume, and character / by A. P. D. G.- London: Geo. B. Whittaker, 1826.- XXV, [3], 364 p.: il.; 23 cm.- E.
Raro título da bibliografia estrangeira sobre Portugal, cujo autor, que assina apenas com as suas iniciais, permanece até hoje por identificar. Dele se sabe apenas que serviu no exército britânico em Lisboa e acompanhou a família real na sua retirada para o Brasil. As 20 águas-tintas (mais uma gravura com notação musical de uma modinha), coloridas à mão, que ilustram a edição, representam sobretudo costumes e cenas da vida quotidiana em Lisboa e no Rio de Janeiro e apresentam uma feição caricatural e satírica. Exemplar com falta do anterrosto, como acontece na maioria dos exemplares conhecidos, um pouco aparado, com prejuízo dos vincos (das matrizes) de algumas gravuras, no bordo externo. Gravuras por vezes com pequenas manchas no mesmo bordo exterior (goteira); estampa da modinha com acidez. Ocasionais pequenas manchas e ligeiro offset (transferência por contacto) para as folhas contíguas, provocado pelo colorido das estampas. Boa encadernação da época, inteira de marroquim calandrado, de confecção no Reino Unido, com linda cercadura a ouro nos planos (parras e cachos de uvas) e acabamento com decoração a seco; roda nas seixas e na espessura das pastas; casas fechadas a ouro na lombada (com juntas um pouco fracas). Duarte de Sousa, 3. Tooley, 453. Foulché-Delbosc, 255.

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gavel€ 1,400Vendido

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MOLEVILLE, Antoine François Bertrand de.- The costume of the hereditary states of the House of Austria, displayed in fifty coloured engravings; with descriptions, and an introduction / translated by R. C. Dallas, Esq. = Costumes des états héréditaires de la Maison d’Autriche, constant en cinquante gravures coloriées; dont les description, ainsi que líntroduction on été redigées / par M. Bertrand de Moleville.- London: Printed for William Miller, by William Bulmer and Co., 1804.- [6], XXVIII p., L f.: 50 gravuras color.; 36 cm.- E.
Bertrand de Moleville (1744-1818), destacado político francês da Ancien Régime, foi ministro de Luís XVI e chefe da polícia secreta nos primórdios da revolução. Edição bilingue, com duas folhas de rosto, duas listas de estampas, dois avisos do editor, extensa introdução, com textos em páginas opstas e 50 águas-tintas (a primeira junto ao rosto), coloridas à mão, acompanhadas dos respectivos textos explicativos. As estampas foram gravadas pelos gravadores William Ellis e William Poole, a partir de uma colecção de imagens publicada na época, em Viena de Áustria (Costumes des États de l’Empreur). Primeira estampa e primeiro rosto com pequena mancha marginal; todas as estampas produziram um ligeiro off-set de contacto com a página oposta. De resto, um exemplar muito limpo e com grandes margens. Encadernação da época, inteira de marroquim verde, do Levante, provavelmente de feitura inglesa, com cercadura grega dourada nos planos; lombada muito cansada. Corte das folhas dourado.

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BRADFORD, Rev. William.- Sketches of the country, character, and costume, in Portugal and Spain, made during the campaign, and on the route of the British Army, in 1808 and 1809. / Engraved and coloured from the drawings by the Rev. William Bradford...- London: printed for John Booth, by William Savage, 1810.- [2], 38 f.: [1, 40] gravuras color.; 36 cm.- E.
Junto com: -----.- Sketches of military costume in Spain and Portugal. Intended as a supplement to the Rev. Mr. Bradford's Sketches of country, character, and costume, in Portugal and Spain.- London: printed by William Savage, for John Booth, 1810.- [2], 8 p.: [13] gravuras coloridas; 36 cm.- E., O reverendo William Bradford (1780-1857) foi capelão militar e acompanhou as forças de Wellington na campanha peninsular contra as tropas de Napoleão. Os seus desenhos foram aperfeiçoados e gravados por J. Clark para ilustrar um dos mais belos livros sobre Portugal e Espanha publicados no século XIX. Variante da edição de 1809, contendo as duas partes em língua inglesa. A primeira parte (Sketches of the country...) é ilustrada com um frontispício monocromático, gravado a talhe-doce (água forte e ponteado) e 40 águas-tintas coloridas à mão, representando, sobretudo, trajos populares e vistas de localidades. A segunda parte (Sketches of military costume...), com rosto próprio, inclui 13 águas-tintas, igualmente coloridas à mão, com uniformes militares portugueses, franceses e espanhóis. As gravuras conferem exactamente o índice (List of plates) que consta da segunda folha (a seguir ao rosto principal). Exemplar limpo, ligeiramente aparado (corte das folhas marmoreado). As estampas apresentam grande frescura e os separadores originais de celofane. Encadernação do século XIX, inteira de pele calandrada, com leve desgaste, triplo filete a ouro e roda a seco, em esquadria nos planos e roda dourada nas seixas, com guardas novas em papel liso avergoado. Duarte de Sousa, 102 (edição de 1809). Tooley, 107.

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ESTÊVÃO [DE CRISTO], Frei.- LIBER PASSIONVM | ET EORVM QVÆ DOMINICA IN PALMIS, | vsque ad Vesperas Sabbathi sancti inclusiué, cantari solent: diligentissimè corre- | ctus, & locupletissimê actus: inprimis singularum verborum Accentu studiosissi- | mê spectato. | AVCTORE FRATRE STEPHANO | ex sacra IESV CHRISTI seruatoris Militia. | Ad D. Alfonsum de Castelbranco Episcopum | Conimbricæ, &c. | [gravura xilográfica impressa a vermelho, representando a Cruz de Cristo].- Olisipone: Excudebat Simon Lopezius cum facultate Inquisitorum. Anno 1595.- [4], LXXXVI f.: notação musical; 35 cm.- E.
Edição quinhentista lisboeta de um importante passionário (cantochão), cujo autor (ca.1540-1613), natural de Torres Novas, professou a Ordem de Cristo no Convento de Tomar, em 15 de Janeiro de 1559. Rosto composto a preto e vermelho; no verso quatro licenças, subscritas respectivamente por Fr. Bartolomeu Ferreira (censor do Santo Ofício), D. Diogo de Sousa (bispo de Elvas, do Conselho), Fr. Lopo de Lisboa (dom prior da Ordem de Cristo) e Duarte Lobo (mestre da Capela da Sé de Lisboa) e ainda um pequeno texto intitulado “O Impressor aos Musicos curiosos” (1 + 5 linhas); na frente da segunda folha a dedicatória «Ao Bispo Conde: Frey Esteuão seu particular seruo. S.D.P.»; no verso, três poemas latinos ao autor, subscritos por Fr. Leonardo de Sousa, Manuel da Silva Moniz e Fr. Diogo. Na frente da terceira folha, o texto “O Actor aos Musicos coriosos”; no verso tem início a liturgia musical, com notação semi-mensural negra (quadrada tradicional, em clave de fá), sobre pautas de cinco linhas a vermelho, começando no Domingo de Ramos; as três primeiras páginas de notação inumeradas, pertencendo ao primeiro caderno); a partir do fólio I até ao fólio LXXXIV (com verso em branco) segue-se o restante texto musical. As iniciais capitulares são por vezes acompanhadas de gravuras xilográficas com cenas da Paixão. A este respeito deverá ler-se “O Canto da Paixão nos séculos XVI e XVII: a singularidade portuguesa”, de José Maria Pedrosa Cardoso (Coimbra: Universidade, 2006). Exemplar um pouco aparado, com ligeira acidez e sinais de manuseamento; restauro na margem inferior das últimas uas folhas, afectando ao de leve a última linha do texto; algumas anotações (instruções) manuscritas, para o coro. Interessante encadernação da época, inteira de carneira, cansada e desidratada (tratada), com trabalho a ouro (muito delido) nos planos e lombada; guardas e atilhos novos. Anselmo, 810. BN (Século XVI), 242. Biblioteca de D. Manuel II, 148.

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SOUSA, Frei Luis de, O.P.- VIDA | DE DOM FREI BERTOLAMEV | dos Martyres da Orde[m] dos Pregadores | ARCEBISPO E SENHOR DE | BRAGA PRIMAS DAS ESPANHAS | Repartida em seis liuros com a soleni- | dade de sua tresladação | Por Frei Luis Cácegas da mesma Orde[m] | & Cronista della na Prouincia de Portugal. | Reformada em estilo & ordem & ampliada | em sucessos & particularidades de nouo achadas | por Frei Luis de Sousa da mesma Or- | dem & filho do conuento de | Bemfica.- Impresso na notavel Villa de Viana a custa da mesma Villa por Niculao Carualho, Anno 1619.- [4], 280 [i. é 282], [5] f.: 1 portada grav., 1 retrato grav.; 27 cm.- E.
Edição original do primeiro livro impresso em Viana da Foz do Lima (hoje Viana do Castelo), segundo Inocêncio, a mais rara e a mais estimada de todas. Fr. Luís de Sousa (1555-1632), de seu nome secular Manuel de Sousa Coutinho, era natural de Santarém. Tinha cerca de 20 anos quando foi capturado por corsários ao largo da Sardenha e encarcerado durante dois anos em Argel, onde conheceu Cervantes. Em 1577 foi libertado e em 1583 casou-se com D. Madalena de Vilhena, com quem viveu em Espanha e viajou para a América do Sul (Panamá e Perú). Em 1614, decidiram os dois ingressar na vida religiosa, recolhendo, ele ao Convento de S. Domingos de Benfica, e ela ao Convento do Sacramento, em Lisboa. Fr. Luís foi cronista-mor da sua ordem e é considerado um dos autores mais brilhantes da língua portuguesa. D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, O.P. (1514-1590), arcebispo de Braga, figura proeminente da Igreja Portuguesa de Quinhentos, foi beatificado pelo papa João Paulo II e, em 2016, canonizado pelo papa Francisco. O exemplar, muito aparado, conserva, para além da portada gravada, o raro retrato do Santo, assinado Ioan Schorkens fecit (Ernesto Soares, Dicionário, 389) com vários restauros a cortes de traça, o que indicia a proveniência de outro exemplar. Primeira folha preliminar com margem interior reforçada; segunda folha preliminar com mancha oval de carimbo ou lacre (27 mm) que se repete duas vezes na primeira folha de texto. De resto, um exemplar limpo e sólido. Ex-líbris de AGC na contracapa e de Cândido Xavier da Costa, na guarda volante. Carimbo de T. Norton e pertence antigo de Joseph Fernandes Braga, na portada gravada. Encadernação da primeira metade do século XX, inteira de carneira vermelha, com elaborado trabalho a ouro nos planos (múltiplas cercaduras) e na lombada de amador: roda nas seixas e corte das folhas dourado à cabeça. Inocêncio, V, p. 328. Samodães, 3249. Arouca, S 523.

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MANUSCRITO.- FILIPE II, Rei de Espanha.- Carta executória de fidalguia- Século XVII (1622).- 1 vol.; 32 cm.- E.
Carta executória de fidalguia (ou carta de brasão de armas, ou carta de nobreza) outorgada, em nome do Conselho de S. M. El-Rei Don Filipe IV, de Espanha, a Juan de Nurueña y Alava, vizinho do lugar de Torderravano, jurisdição da vila de Paredes, pelo doutor e procurador fiscal da corte de Don Juan Morales y Barnuevo. No final: Dada en la dicha ciudad de Vall[doli]d a veinte i ocho dias del mes de mayo de mil y seiscientos y veinte y dos años. As cartas executórias de fidalguia foram introduzidas durante o reinado de Fernando e Isabel, os Reis Católicos, e continuaram a ser produzidas até ao século XIX. Testemunhavam a limpeza de sangue dos requerentes e seus antepassados, bem como a sua fé, livre de qualquer heresia. Simultaneamente definiam as suas armas e estabeleciam o direito de as usar. O documento desenvolve-se em 91 folhas de pergaminho, cuidadosamente caligrafadas em letra gótica, apresentando a últimas diversos vistos e apostilhas. Depois dos dois primeiros fólios (em branco), encontramos duas grandes iluminuras de plena página (±25x218 cm), com as seguintes representações: no verso do terceiro fólio a Virgem (e o início do texto: DON PHILIPPE), e na frente do quarto fólio, o respectivo brasão de armas (com a continuação: POR LA GRACIA). Segue-se o restante texto, entrecortado por 60 linhas triplas (inícios de períodos) iluminadas a azul e vermelho, com letras a ouro. Todas as páginas de texto, apresentam enquadramento de dupla moldura. Documento muito limpo, conservando o separador original (?), em seda carmesim, entre as duas iluminuras. Encadernação inteira de veludo carmesim, não contemporânea, com dois fechos de prata. Caixa de protecção em tela bordeaux, fechos sem marcas, ao abrigo do Decreto-Lei 120/2017, de 15 de Setembro - art. 2º, nº 2, alínea c)

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VIVIAN, George.- Scenery of Portugal & Spain / on stone by L. Haghe.- London: P. & D. Colnaghi,; Ackermann, 1839.- [35] litografias em [31] folhas.; 54 cm.- E.
George Vivian (1798-1873), arquitecto, desenhador, pintor e crítico de arte inglês, viajou durante 30 anos por toda a Europa, demorando-se especialmente em Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Escandinávia e Rússia. A edição, inteiramente litografada e considerada um dos mais belos livros jamais publicados sobre os países ibéricos, foi originalmente publicada em fascículos, pelo que o número de estampas varia de exemplar para exemplar. O presente, encontra-se completo, conferindo exactamente com o respectivo índice, igualmente litografado, ou seja, consta de 35 litografias estampadas em 31 folhas, sendo três folhas preliminares (rosto e list of drawings), 27 folhas com 30 litografias (as estampas 19/20, 29/30 e 33/34 são duplas) e uma estampa final (tail piece). De salientar que, das 35 litografias, 27 representam localidades e paisagens de Portugal. No início e no final, inclui duas folhas com publicidade do editor (com algumas manchas de acidez), que não pertencem à edição. Exemplar limpo, entrefolhado com separadores de protecção, por aparar, completo e revestido de bela encadernação da época, com a lombada lisa em chagrin (levemente cansada) e guardas novas. Proveniência: lote 895 do leilão Silva’s/Pedro de Azevedo, Maio 2000 (o mesmo exemplar). Palau, 372196. Duarte de Sousa, 746.

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KINSEY, Rev. William Morgan.- Portugal illustrated in a series of letters.- Second edition.- London: s.n., 1829.- XXXVIII, 564 p.: il.; 25 cm.- E.
O reverendo anglicano William M. Kinsey (1788-1851) visitou Portugal durante o ano de 1827 tendo viajado demoradamente pelo litoral até ao Minho. Na sua obra, ilustrada com gravuras a partir de originais seus, cita frequentemente outros autores, nomeadamente Link, Costigan, Baillie e Murphy. Exemplar completo, com a seguinte estrutura interna: gravura dupla de Coimbra (frontispiece), título gravado, rosto tipografado, dedicatória a George Eden Baron Auckland, preface (V a XVII), contents (XIX a XXXVI, com o verso em branco), directions for the arrangement of illustrations [XXXVII e XXXVIII], vignettes [XXXIX], observations [XL]; mapa duplo de Portugal; texto (p. 1 a 565). As restantes gravuras correspondem exactamente ao respectivo índice, ou seja, quatro folhas gravadas na frente e verso (com duas modinhas e um hino); duas gravuras com moedas; 21 gravuras em aço com vistas de localidades e aspectos da vida quotidiana (e um retrato de Camões); e nove águas-tintas finais, coloridas à mão, correspondendo a 36 trajes populares, para além de 19 vinhetas alusivas, impressas junto ao texto. Exemplar com falta do anterrosto, ocasional acidez ligeira e inscrição de oferta (em inglês), datada de 1851, na guarda volante. Ex-líbris heráldico de William Arbuthnot. Encadernação da época, inteira de marroquim negro, com largas cercaduras e florão central dourado nos planos, lombada profusamente trabalhada a ouro em casas fechadas e o corte das folhas dourado. Tooley, 289. Foulché-Delbosc, 308. Duarte de Sousa, 386.

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DIAZ DI VARGAS, Francesco.- SVCCESSI | DELLA GVERRA | DI PORTOGALLO; | Nè quali olamente i de criuono gli | Apparecchi tutti, che in e a | furono fatti; | Mal´Incoronatione ancora della Mae tà | Cattolica del Re Filippo. | CON PRIVILEGIO.- In Venetia: Appre o France co Ziletti. M D LXXXII. [1582].- [4], 71 (i.é. 67) f.; 14 cm.- E.
Rara tradução italiana da autoria de Evangelista Ortense, intendente do duque de Mantua, a partir de uma edição castelhana publicada no ano anterior em Saragoça. Sobre o autor, apenas sabemos que era natural da cidade espanhola de Trujillo, da província de Cáceres. A obra inclui importantes informações sobre o conflito luso-espanhol, que levou à perda da independência de Portugal em 1580. Salientamos uma lista dos fidalgos que entraram em Lisboa com as tropas do duque de Alba, bem como uma relação contendo as 47 personalidades excluídas do perdão geral de Filipe I, que incluíam, nomeadamente, D. António Prior do Crato, D. Francisco de Portugal (3º conde de Vimioso) e seu irmão D. Manuel, D. Fr. Heitor Pinto, etc. No verso da última folha, um registo, a marca do impressor e o cólofon. Exemplar levemente aparado, com ligeira acidez e eventual falta de uma folha em branco no final (o último caderno I, apenas inclui três folhas). Interessante pertence manuscrito na página de rosto: Ex Libris Sebastiani Tengnagel I.V.D. et Cæs: Biblioth. Tengnagel (†1636) foi um erudito orientalista e o bibliotecário responsável pela biblioteca da corte Imperial de Viena de Áustria, entre 1608 e o ano da sua morte. Encadernação inteira de carneira, com decoração a seco nos planos e lombada, seguramente da oficina de mestre Império Graça. Palau, 72953 (refere a edição original, publicada em Saragoça, em 1581). Ferreira da Silva (Crónicas), 557.

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CHAVES, Jerónimo de.- CHRONOGRAPHIA | O REPORTORIO DE LOS TIEM- | pos, el mas copioso y preciso que hasta ahora | ha salido a luz- | CPMPVESTO POR HIERONYMO | de Chaues Astrologo y Cosmographo. | [gravura xilográfica] | Añadio se le en esta vltima impression vna Tabla perpetua para saber las Lunas | nueuas: y otra regla y Tabla perpetua para saber la hora de la marea: y assi | mismo otra tabla perpetua de las fiestas mouibles. | Con lice[n]cia del cõsejo general de la sancta Inquisiciõ, y Ordinario. | CON PRIVILEGIO.- Fue impresso em Lisboa: por Antonio Ribero. Anno. 1576.- [8], 188, [2] f.: il.; 20 cm.- E.
Jerónimo de Chaves (1523-1574), erudito matemático, astrónomo, astrólogo e historiador poliglota espanhol, natural de Sevilha. Primeira e principal obra do autor, a mais difundida, originalmente publicada em Sevilha (em 1548), com oito edições no século XVI, das quais esta é a sexta e primeira portuguesa. A obra é dividida em quatro partes, todas elas ilustradas com figuras xilográficas. A primeira trata do tempo e das suas divisões; a segunda, do mundo e das suas partes, incluindo o céu, com as suas diferentes regiões e signos do zodíado; a terceira, a diversidade dos calendários e a variação das festas móveis, incluindo os eclipses do sol e da lua; a quarta e última, da concordância da medicina com a astrologia. No verso da folha 188, o cólofon, com local e impressor não mencionados no rosto, seguidos da data. O exemplar, levemente aparado e com ligeira acidez, apresenta algumas linhas censuradas na época (riscadas) e uma gravura desdobrável no início, representando o sistema geocêntrico, que não pertence à edição. Pertence manuscrito riscado e inscrição de compra (datada de 1867) na página de rosto. Encadernação inteira de carneira mosqueada, do século XIX, com casas fechadas a ouro na lombada. Anselmo, 930. Palau, 67455. Biblioteca Nacional (Século XVI), 159. Biblioteca de D. Manuel II, 111.

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CENTELLAS, Joaquim de.- LES | VOYAGES ET | CONQVESTES | DES ROYS | DE PORTVGAL ES INDES D'O- | rient, Ethiopie, Mauritanie d'Afrique & Euro- | pe: auec l origine, sucession & descente de | leurs Maisons, iusques au Serenis. Se- | bastian, nagueres atterré en la | bataille qu'il eust contre le | Roy de Fez. | PLVS, | Vne description des Pays: Causes & progres des guerres | ... | Le tout recueilly de fideles tesmoings, & memoi- | res du Sieur Ioachin de Centellas, Gentil hõ- | me Portugaiz.- A Paris: Par Iean d'Ongoys, Imprimeur, 1578.- [3], 4-60 f.; 15 cm.- E.
Livrinho quinhentista da maior raridade, apenas mencionado sumariamente por Manuel Bernardes Branco (Portugal e os estrangeiros, tomo I, nº 242, sem colação) e Bernardo Xavier Coutinho (Bibliographie, nº 38) e referido de forma mais desenvolvida por Vitor de Oliveira (Sebástica, nº 220). Obra dedicada pelo impressor Jean d’Ongoys a Pierre Seguier, “Sieur d’Autry, et lieutenant civil en la prevosté de Paris”. Com grande interesse para a questão sebástica, inclui importantes informações sobre a batalha de Alcácer-Quibir, datando o privilégio de 10 de Novembro de 1578, ou seja, apenas 98 dias após a trágica ocorrência. Exemplar levemente aparado, com ligeira acidez. Boa encadernação, inteira de marroquim, assinada pelo encadernador parisiense F. Bouché, com múltiplas cercaduras a ouro nos planos, roda nas seixas e o corte das folhas dourado. Proveniência: lote 220 do leilão Silva’s/Pedro de Azevedo, Maio de 1999 (o mesmo exemplar).

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CONESTAGGIO, Geronimo Franchi de.- THE | HISTORIE OF | THE VNITING | OF THE KINGDOM OF | PORTVGAL TO THE | Crowne of Castill: | Containing the last warres of the Portugals against | the Moores of Africke, the end of the house | of Portugall, and change of that | Gouernment. | The description of Portugall, their principall Townes, Castles, | Places, Riuers, Bridges, Passages, Forces, Weaknesses, Reuenues, | and Expenses. Of the East Indies, the Isles of Terceres, | and other dependences...- London: Edward Blount, 1600.- [12], 324, [7, 1 br.] p.; 26 cm.
Primeira edição, publicada sem o nome do autor, da tradução inglesa da obra do célebre historiador genovês Conestaggio, por algyns erradamente atribuida a D. João da Silva, conde de Portalegre. Considerada inicialmente pró-espanhola, tal não impediu que fosse proibida na corte de Filipe I (de Portugal). A obra, cuja edição original foi publicada em Génova, em 1585, foi rapidamente traduzida para alemão, francês, latim, castelhano e inglês, com diversas edições até meados do século XVII, foi hoje reabilitada e é considerada um relato objectivo e imparcial dos acontecimentos que levaram à perda da independência de Portugal em 1580 (ver artigo publicado pelo Prof. Giacinto Manuppela, no Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira, Lisboa, F.C.G., 1960, vol. I, nº 3, p. 352). Exemplar completo, levemente aparado e com ligeira acidez. Página de rosto (com o verso em branco) um pouco empoeirada, com pertence antigo da margem superior. Pequeno corte de traça na margem inferior das últimas 60 folhas. Boa encadernação, da época (recuperada?), inteira de pergaminho rígido, com dupla esquadria a ouro e florões centrais nos planos (guardas novas). Palau, 313382 (entrada Silva, Juan de).

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LEÃO, Duarte Nunes de.- REPERTORIO | DOS CINQVO LIVROS | DAS ORDENAÇÕES COM | addições das lejs extrauagan- | tes, dirigido ao muito Illustre | Senhor Dom Francisco Cou | tinho, Conde do Redon- | do, Regedor da justi- | ça deste Reino. | Per o Licenciado Duarte Nu | nez do Lião, Procura- | dor da casa da Sop- | pricação.- Em Lixboa: Per Ioam Blauio de Colonia. M. D. LX. [1560].- [2], 112 f.; 28 cm.- E.
Duarte Nunes (1530-1608), erudito historiador, licenciado em Direito, cronista e desembargador da Casa da Suplicação, após a morte do Cardeal Rei D. Henrique abraçou calorosamente a causa de Filipe I, cujo direito à sucessão defendeu por escrito contra os que o impugnavam. Importante espécie tipográfica quinhentista, saída dos prelos de João Blávio de Colónia, tipógrafo alemão que trabalhou em Lisboa entre 1554 e 1563, tendo produzido mais de 50 trabalhos tipográficos. As duas folhas preliminares integram: rosto, com título enquadrado em moldura xilográfica arquitectónica; no verso, alvará régio datado de 2 de Outubro de 1559; segue-se a dedicatória MVITO ILLVSTRE SENHOR (a D. Francisco Coutinho, conde do Redondo); no verso, um pequeno bloco de 14 linhas AOS LECTORES, com indicações sobre a organização da obra. Exemplar levemente aparado e com ligeira acidez, mas em geral, limpo e sólido; pequeno corte de traça, mal restaurado, no canto superior externo de nove folhas (I1 a K1). Carimbo oval moderno, da Biblioteca de Almir de Andrade, na guarda fixa. Encadernação do século XX, inteira de carneira (ligeiro desgaste nas juntas), com casas fechadas a ouro na lombada. Anselmo, 335. Samodães, 2248. Biblioteca Nacional (Século XVI), 411. Biblioteca de D. Manuel II, 247.

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BARREIROS, Pe. Gaspar.- CHOROGRAPHIA DE ALGVNS LV | gares que stam em hum caminho, que fez Gaspar Barrei | ros o anno de M.D.xxxxvj. começádo na cidade de Ba- | dajoz em Castella, te á de Milam em Italia, cõ al- | güas outras obras, cujo catalogo vai scripto / com os nomes dos dictos lugares, | na folha seguinte. | [gravura com as armas do Cardeal Infante] | ¶ Impresso em Coimbra por Ioã Aluarez impressor da | Vniversidade, & por mandado do doctor Lopo de Bar- | ros do desembargo d'elrei nosso senhor, & cone- | go na Se d'Euora. M.D.LXI. | ¶ Vendese à dous tostões em papel.- Impresso em Coimbra: por Ioã Aluarez, 1561.- [12], 247, [1] f.; 18 cm.
Junto com: -----.- CENSVRAS DE | GASPAR BARREIROS SOBRE QVA | tro liuros intitulados em M. Portio Catam de Ori | ginibus, em Beroso Chaldæo, em Mane- | thon Ægyptio, & em Q. Fabio | Pictor Romano. | [gravura com a esfera armilar] | Em Coimbra. | ¶ Per Ioam Aluares, impressor da Vniversidade. | Anno de M.D.L.XI. | Impresso á sua custa.- Coimbra: Ioam Aluares, 1561.- [55] f.; 18 cm., Junto com: -----.- COMMENTARI | VS DE OPHYRA REGIONE APVD DIVI- | nam scripturam cõmemorata, Vnde Salomoni Iudæo- | rum regi inclyto, ingens, auri, argenti, gemmarum, | eboris, aliarumq, rerum copia apportabatur. | Gaspare Varrerio Lusitano autore. | [gravura com as armas de Portugal] | CONIMBRICAE. | ¶ Per Ioannem Aluarü Typographum Regiü. | Cum facultate Ordinarij & Inquisitoris. | M.D.LXI.- Conimbricae: Ioannem Aluarü, 1561.- [28] f.; 18 cm.- Junto com: GARSIAS MENESIVS EBOREN- | sis præsul quum Lusitaniæ regis inclyti legatus, & | regiæ classis, aduersus Turcas Hydrunte[m] in Apulia pre- | sidio tenentes, præfectus ad Vrbem accederet in te[m]plo | ... | CONIMBRICÆ: Apud Ioãnem Aluarum, 1561.- [14] f.; 18 cm.- E. Gaspar Barreiros (ca. 1515-1574), clérigo e erudito, natural de Viseu, foi um dos primeiros genealogistas portugueses. A sua “Chorographia” é hoje fonte indispensável para a história local e regional. No mesmo volume, com rostos próprios, mas assinaturas seguidas, encontram-se mais dois textos do mesmo autor e um da autoria de D. Garcia de Meneses, bispo de Évora. Exemplar aparado, tratado, provavelmente lavado, mas completo e sólido. Ocasionais restauros menores, nomeadamente no rosto, nas ff. 88 e nas últimas quatro folhas do derradeiro texto. Encadernação recente, inteira de pergaminho rígido, com decoração a ouro nos planos e lombada ao gosto da época. Anselmo, 80. Samodães, 321. Biblioteca Nacional (Século XVI), 70, 68, 69 e 498. Biblioteca de D. Manuel II, 49.

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SÃO JOÃO EVANGELISTA, Congregação de.- LIVRO | DOS PRIVILEGIOS | CONCEDIDOS PELLOS | Súmos Pontifices, à Congregação de S. Ioão | Euangelista, assim per concessão, co- | mo per commissão: com em | seus titulos se declararà | Mandarão se imprimir no Capitulo do Anno de 1583. O qual se fez em o Mosteyro de San- | cto Eloy de Lisboa: sendo Gèral o muyto Reue- | rendo Padre Miguel do Spiritu Sãcto: | Foy esta diligencia cõmetida ao | Padre Ioão de Sam | Pedro.- Em Lisboa: Impresso por Antonio Aluarez. Anno 1594.- [2], 78, [3] f.; 30 cm.- E.
A Congregação dos Cónegos Seculares de S. João Evangelista, ou dos Lóios, foi fundada no princípio do século XV e tinha como finalidade contribuir para a reforma do clero. No reinado de D. João III, os Lóios foram encarregados de administar todos os hospitais do Reino, tendo sido fundados conventos em Lisboa, Évora e Porto. Excelente exemplar de uma rara espécie quinhentista impressa em Lisboa, da qual Inocêncio (IV, p. 5) não terá visto qualquer exemplar. Muito sólido e com boas margens (corte das folhas carminado), apresenta alguns sublinhados da época, ligeiríssimas e ocasionais manchas e a eventual falta do último fólio em branco. Os dizeres do frontispício são enquadrados por uma complexa cartela xilográfica, encimadas pelas armas de Portugal. O texto latino é composto em caracteres redondos muito nítidos, impressos sobre papel de elevada gramagem e inclui numerosas capitulares xilográficas algumas das quais de grandes dimensões, bem como outros motivos decorativos. Encadernação do século XIX com a lombada em marroquim. Não referido por Samodães, Ameal ou Ávila Perez. Anselmo, 33. BN (Século XVI), 188. Biblioteca de D. Manuel, 122.

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MAYER, Luigi.- Views of the Ottoman Empire, chiefly in Caramania, a part of Asia Minor hitherto unexplored; with some curious selections from the islands of Rhodes and Cyprus, and the celebrated cities of Coriinth, Carthage, and Tripoli: from the original drawings in the possession of Sir R. Ainslie... = Vues dans l’Empire Ottoman, principalement dans la Caramanie, partie de l’Asie Mineure jusqu’à présent peu connue; avec un choix de quelques vues curieuses dans les îles de Rhodes et de Cypre, et les célèbres villes de Corinthe, de Carthage, et de Tripoli: d’après les dessins originaux en la possession de M. le Chavalier R. Ainslie...- London: Published by R. Bowyer, 1803.- [4], 40 p.: 24 gravuras color.; 45 cm.- E.
Luigi Mayer (1755-1803) nasceu em Roma, mas trabalhou em Londres sob a protecção de Sir Robert Ainslie, embaixador do Reino Unido na Turquia entre 1776 e 1792. A grande maioria dos seus desenhos foram resultado de encomendas de Ainslie, fazendo de Mayer um dos primeiros artistas a representar o Império Otomano como tema principal da sua extensa obra. Edição bilingue, em inglês e francês, ilustrada com 24 águas-tintas coloridas à mão, acompanhadas dos respectivos textos explicativos e de um índice nas duas línguas, na última folha. Gravura nº 20 com dois pequenos cortes na margem inferior, sem falta de suporte. Inscrição de oferta, datada de 1825, na terceira guarda volante. Exemplar muito limpo e com amplas margens, conservando os separadores de celofane originais em todas as gravuras. Encadernação da época, inteira de vitela fina, com algum desgaste, conservando as guardas originais de papel marmoreado; duplas cercaduras românticas em ambos os planos e gravação do título, a ouro, no plano superior; lombada lisa e corte das folhas dourado. Abbey, Travel, 369. Blackmer (Greece and the Levant), 1098.

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CUMBERLAND JUNIOR, George.- Views in Portugal and Spain, taken during the campaign of His Grace the Duke of Wellington / by G. Cumberland, Jun.- London: Printed by William Nicol, 1823.- [3], 20 [i.é 19] litografias color.; 27x37 cm.- E.
O autor, de quem pouco sabemos, não deve ser confundido com seu pai e homónimo (1754-1848), escritor, poeta e coleccionador inglês, que fez parte do círculo de amigos de William Blake e a quem a obra é habitualmente atribuída. Na realidade, sabe-se que Cumberland (filho) acompanhou Wellington na sua campanha ibérica “...and produced a beautiful book of watercolour illustrations in 1823 called Views in Spain and Portugal” (ver Cumberland Family, www.manfamily.org), enquanto que seu pai nunca visitou a Península. O título foi retirado da gravação a ouro do plano superior, uma vez que o rosto nunca chegou a ser impresso. Foi contudo impressa em etiqueta que em alguns exemplares vem colada sobre uma capa de protecção (não impressa) e que o presente exemplar não possui. A edição teve tiragem de apenas 100 exemplares, sendo cada um deles constituído por três páginas com a explicação das estampas e 19 litografias coloridas à mão (a última estampa está erradamente numerada com o nº 20). Segundo a «Descrition of the views» (p. 1), o conjunto inclui as seguintes estampas: I - The Aqueduct...; II - View of the Duke of Wellington’s lines covering Lisbon...; III - ... the principal entrance to a small church at Golegã; IV - Tomar; V - A fountain in Elvas; VI - A view of Elvas, with the aqueduct, and Fort La Lippe; VII - North view of Elvas...; VIII - Badajos...; IX - Porta-legre...; X - The Army crossing the Tagus at Villa Velha...; XI - Castello Branco, with the Serra de Estrella...; XII - Celorico...; XIII - Panoramic view from the Castle of St. Sebastian; XIV - Palace of San Ildefonso...; XV - Palencia...; XVI - Santander...; XVII - Vitoria...; XIX - View of the river Douro at Toro... Excelente exemplar, assinado pelo autor, muito limpo e com grandes margens. Encadernação inteira de marroquim, com trabalho a ouro nas seixas e magníficas doublures em seda moirée, assinada “bound by Zaehnsdorf, London, England”. Ex-líbris de Francisco de Saldanha da Gama Ferrão de Castelo Branco (nº 246 do catálogo nº 43 de Soares & Mendonça, elaborado pelo livreiro Manuel Ferreira). Lote 299 do leilão Silva’s/Pedro de Azevedo, Maio de 2000 (o mesmo exemplar). Duarte de Sousa, 201.

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DUPAIN DE MONTESSON, Louis Charles].- Divertimentos militares, obra agradavel, e instructiva, utilissima para todos os militares. Idea da obra. Hum fidaldo, que se destina para ser militar [...] / traducção feita, e accrescentada por H..um amante, e zeloso D..a P..atria.- Lisboa: Na Officina de Miguel Manescal da Costa, 1762.- [16], 305, [5] p.: 1 frontispício, [16] gravuras; 20 cm.- E.
Tradução publicada sem o nome do autor (ca. 1709- ca. 1790), engenheiro militar e matemático francês, apenas com as iniciais do tradutor, Henrique de Pradt (a edição original saiu à luz em Paris, apenas cinco anos antes). Edição ilustrada com um frontispício gravado e 16 gravuras subscritas por Juzarte, sendo 10 duplas (duas por folha) e as restantes seis em folhas desdobráveis. A subscrição da gravura “3 parte, 2ª estampa” é especialmente interessante: Joaquim António Juzarte Abrio E mora Na travessa Dos ladroins (Ernesto Soares, «História», 1219). Exemplar levemente manuseado, com algumas gravuras mal dobradas, com ocasionais rasgões, sem falta de suporte. Ex-líbris de Mathias Lima. Notável encadernação da época, inteira de carneira vieux rouge, com cercaduras a ouro e florões nos planos, com as armas de Portugal (D. José) em super-libros, estampadas a ouro ao centro de ambos planos e casas fechadas na lombada; guardas fixas descoladas. Inocêncio, III, p. 187. Gonçalves Rodrigues (Tradução), 1022.

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