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CAROS AMIGOS,

 

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão Presencial 215, dedicado às Antiguidades, Livros Antigos e Obras de Arte Moderna e Contemporânea: um leilão especial, de sessão única, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade. 

Alguns destaques:

Livros raros - Lotes 287 a 334

LANDMANN, George - Historical, military and picturesque observations on Portugal, London: T. Cadell and W. Davies, 1818 (lote 318);

VASCONCELOS, Pe. Simão de, S.J.- CHRONICA | DA | COMPANHIA | DE | JESV | DO ESTADO DO BRASIL: (…) - Lisboa: Na Officina de Henrique Valente de Oliueira, 1663 (lote 334);

NEWCASTLE, William Cavendish, Duke of.- Methode et invention nouvelle de dresser les chevaux par le Tres-Noble, Haut, et Tres-Puissant Prince Guillaume Marquis et Comte de Newcastle [...] A Londres: Chez Jean Brindley, MDCCXXXVII (lote 333); 

CAMÕES, Luís de.- Os Lusíadas: poema epico.- Nova edição correcta e dada à luz / por Dom Joze Maria de Souza-Botelho, Morgado de Mateus.- Paris: na Officina Typ. de Firmin Didot, 1817 (lote 332);

 

Arte Sino-Portuguesa

Oratório grande de suspensão, madeira integralmente lacada a negro com incrustações de madrepérola e decoração a ouro "Animais diversos entre vegetação, Chinês, séc. XVII (início) (lote 146);

 

Pintura e Escultura - Autores Portugueses 

ALFREDO KEIL - 1850-1907 – Paisagem, óleo sobre tela, assinado e datado de 1878 (lote 96);

JOÃO VAZ - 1859-1931 – “Album de Croquis por J. Vaz”, vinte de dois desenhos a carvão sobre papel (lote 83; vd. tb. lotes 90 e 99);

CARLOS REIS - 1863-1940 – Paisagem com casa e figura, óleo sobre tela, assinado (lote 95);

FRANCIS SMITH - 1881-1961 – Sem título, guache sobre papel, assinado (lote 101; vd. tb lotes 86 e 87);

ERNESTO CANTO DA MAYA - 1890-1981 – “A música”, escultura em terracota patinada e dourada, assinada (lote 108);

JOÃO HOGAN - 1914-1989 – Sem título, óleo sobre tela, assinado e datado de 1971 (lote 285; vd. tb. lote 354);

FERNANDO LANHAS - 1923-2012 – “062-54-03”, óleo sobre tela, assinado no verso (lote 265);

GRAÇA MORAIS - NASC. 1948 – “Judith”, sépia, acrílico e grafite sobre papel colado em tela, assinado e datado de Londres, 15.7.1987 (lote 186; vd. tb. lote 348);

MANUEL CAEIRO - NASC. 1975 – “Underwater #1”, técnica mista sobre papel, assinada e datada de Novembro de 2004 (lote 264; vd. tb. lotes 271, 276, 346 e 356);

 

Porcelana Chinesa de exportação

3 Pratos grandes, armas da família e Sampaio e Melo - 1º serviço, reinado Kangxi (1662-1722) (lotes 54, 55 e 56); 

Terrina com travessa, armas de Gaspar de Saldanha e Albuquerque, reinado Qianlong (1736-1795) (lote 57);

 

Pratas e Jóias – Lotes 371 a 411

 

Diversos

Par de contadores de duas portas, madeira lacada e dourada, Japoneses - período Edo (1615-1868), séc. XVIII (lote 164);

Pote com duas pegas e tampa, faiança, possivelmente Italiana, séc. XVIII (1º quartel) (lote 29);

Álbum contendo 10 aguarelas sobre papel, Chinesas, período Minguo (1912-1949) (lote 213, que ilustra a capa);

Diversos conjuntos de peças e tabuleiros de xadrez (lotes 199 a 212).



Apresentado brevemente o nosso próximo leilão, é com muita satisfação que lhes comunicamos a recente formalização da nossa adesão ao: 

 

O Art Loss Register (ALR) – em tradução livre, Registo de Arte Desaparecida – é o líder mundial de fornecimento de due diligence para o mercado global de Antiguidades e Obras de Arte. 

Detendo a maior base de dados mundial de bens desaparecidos ou roubados na área das Antiguidades, Obras de Arte e Bens de Colecção, com cerca de 700.000 itens, os seus serviços regulares de pesquisa de catálogo são solicitados por cerca de 140 leiloeiras de arte em todo o mundo, incluindo as principais leiloeiras internacionais globais – Sotheby’s, Christie’s, Bonhams e Phillips – que assim visam assegurar o reconhecimento internacional das melhores práticas neste domínio.

O Art Loss Register (ALR) passará pois, doravante, a proporcionar à Cabral Moncada Leilões uma pesquisa de rotina por catálogo para todos os bens com um valor de estimativa igual ou superior a € 5.000, possibilitando ainda pesquisas específicas sobre determinados bens, que permitirão determinar, previamente ao início de cada leilão, se determinado lote está registado na base de dados do ALR como roubado, desaparecido, objecto de saque ou possivelmente falso. 

A inexistência de dúvidas ou problemas relativamente à proveniência dos bens que integram cada leilão, escrutinada e certificada pelo ALR previamente ao seu início, acrescenta naturalmente valor a esses bens, e reforça consideravelmente a confiança dos compradores nacionais e internacionais que crescentemente nos procuram e a que queremos continuar a corresponder em toda a linha.

Esperando ter o gosto de os receber em breve, presencial ou virtualmente, na exposição deste leilão – mas também na apresentação da ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES, que anunciamos já a seguir – e idealmente, nas duas ocasiões, com os nossos cumprimentos,



Pedro Maria de Alvim         Miguel Cabral de Moncada



 

Caros Amigos

É com muito prazer que lhes anunciamos o próximo lançamento de um projecto novo que nos é particularmente caro: a ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES.

Tínhamos muito gosto que aceitassem o nosso convite para estarem pessoalmente presentes na cerimónia de apresentação, que terá lugar na nossa sede, no próximo dia 23 de Março de 2022, às 18h30.

A ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES é para nós um desafio ambicioso: uma ferramenta que pretendemos seja sustentável, útil, versátil e eficaz, adaptada às novas tecnologias, e que concebemos para permanecer ao serviço da nossa missão de procurar valorizar o património cultural móvel, aproximando o mercado de arte à Academia.

Assente nos nossos 25 anos de experiência, no rigor e na exigência com que sempre procurámos actuar no mercado de Arte, por isso mesmo com uma gestão profissional especializada, posto que jovem, a ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e a partilha de competências no âmbito das Artes Decorativas e do Mercado de Arte em Portugal – uma lacuna que há muito se fazia sentir e que há muito projectávamos colmatar.

 

Baseada em Cursos Livres pagos, presenciais e online - mas sempre necessariamente síncronos - e de geometria variável - o participante poderá optar pela totalidade dos módulos que irão compor cada curso e terá nesse caso o correspondente desconto; ou preferir um ou mais módulos específicos – em qualquer dos casos o custo das propinas a praticar será módico - pretende-se fundamentalmente que a ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES seja, desde o início, financeiramente autónoma e que proporcione cursos livres de indiscutível qualidade científica e pedagógica, a quem os quiser frequentar.  

Tendo por objecto as diferentes temáticas no universo das Artes Decorativas Portuguesas e relacionadas com Portugal, visando a aprendizagem continuada, a Academia convida todos os interessados a participarem nas suas sessões, independentemente do seu grau académico, percurso profissional, experiência ou conhecimentos nestas áreas.

A ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES destina-se, de facto, a todos quantos partilham do nosso interesse pelas Artes Decorativas e pela vontade de saber mais sobre o Mercado de Arte Português.

Começamos a nossa actividade com um CURSO LIVRE DE MOBILIÁRIO PORTUGUÊS   1580 - 1820 que o convidamos a conhecer desde já, pela mão do Gestor do Projecto, Bernardo Gaivão, a quem adiante passamos a palavra.

Com amigos cumprimentos,

 

Pedro Maria de Alvim         Miguel Cabral de Moncada



BERNARDO GAIVÃO – Lisboa, 21.10.1988

Com doze anos de experiência na gestão e implementação de projectos educativos, o seu percurso levou-o de Portugal aos Estados Unidos da América. Na Fundação Francisco Manuel dos Santos, implementou e geriu a Academia Pordata, responsável por formar mais de 80 mil pessoas de forma presencial e online. A sua carreira passa também pelo Oceanário de Lisboa, onde coordenou projectos de outreach educativo, e pela americana Atlantis Global, onde serviu como Diretor Regional para Portugal e Africa. Atualmente acumula as suas responsabilidades de Gestor de Projecto da Academia Cabral Moncada Leilões com a gestão da sua empresa de consultoria educativa.

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CURSO LIVRE DE MOBILIÁRIO PORTUGUÊS   1580 - 1820

Quando fui desafiado para ajudar a desenvolver a ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES, fiquei agradavelmente surpreendido pelos contornos do projecto, que são inovadores a vários títulos. 

O mercado educativo português na área das artes decorativas, em geral, e em particular no que ao mobiliário diz respeito, tradicionalmente focado, ou em cursos universitários, eminentemente teóricos, ou em escolas profissionais e oficinas de artes e ofícios visando fundamentalmente a formação e a especialização de artífices - com honroso destaque para a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e de algumas outras raras instituições  de missão semelhante – eminentemente práticos pecava até hoje pela reduzida oferta de cursos de natureza intermédia entre esses dois polos –  livres, abrangentes e de qualidade. 

Onde está o foco no estudo do mobiliário português? Fazia falta um espaço destinado a todos aqueles que pretendem conhecer melhor o seu enquadramento, a sua evolução, história e características. 

Eis que surge um nome de referência no universo da arte e do antiquariato que, com o benefício dos seus 25 anos de experiência, se propõe trazer algo de novo para cima da mesa. A sua missão está bem definida: valorizar o património cultural móvel e aproximá-lo da Academia. Assim nasce a ACADEMIA CABRAL MONCADA LEILÕES, uma academia que fazia falta.

O primeiro curso livre que iremos disponibilizar tem por objecto o mobiliário português. Pela mão de Miguel Cabral Moncada e ao longo de seis sessões de duas horas e meia, viajaremos do século XVI ao século XIX. Vamos olhar para a realidade da produção e consumo do mobiliário civil português e analisar, período a período, as tipologias produzidas, os estilos característicos de cada época, as técnicas empregues, os materiais utilizados, entre outros aspetos de relevo. Do Barroco ao Império, passando pelo Rococó e pelo Pombalino, a história de Portugal reflete-se no seu mobiliário. Por isso o convido a juntar-se a nós nesta viagem. Todos serão bem-vindos, independentemente de conhecimentos prévios no sector, graus académicos ou experiência profissional. 

Com arranque marcado para 17 de Maio, nesta primeira edição do Curso Livre de Mobiliário Português 1580-1820, poderá assistir presencialmente à totalidade dos módulos ou apenas aqueles que mais lhe despertem a curiosidade. O importante é que não deixe de estar presente. 

Contamos consigo!

Bernardo Gaivão

 

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