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353

FREI MARCOS DE LISBOA - 1510-1591
Crónica da Ordem de São Francisco
MARCOS DE LISBOA, Frei.- PRIMEIRA [SEGUNDA E TERCERA] PARTE | DAS CHRONICAS DA ORDEM | DOS FRADES MENORES DO SERAPHICO | Padre Sam Francisco: seu instituidor, & primeiro Ministro | géral, que se pode chamar Vitas patrum | dos Menores. | [...] | COPILADA E TOMADA DOS ANTIGOS LIVROS, E ME- | moriaes da Ordem, por o Padre frey Marcos de Lisboa...- En Lisboa: Na officina de Pedro Craesbeeck, 1615.- 3 vols.; 28 cm.- E. Frei Marcos de Lisboa, O.F.M. (1510-1591), cronista da ordem, acompanhou D. Sebastião em 1574, na sua primeira jornada de África; mais tarde (1581) veio a ser bispo do Porto. Quarta edição desta crónica (as três primeiras são do século XVI) agora novamente empressa e emendada por o Padre frey Luis dos Anjos. A colação dos três volumes é a seguinte: primeira parte - [14], 262 f.; parte segunda - [6], 280 f.; tercera parte - [4], 290, [9] f. Pertence manuscrito no rosto dos três volumes: Livraria do Mostrº. de Refoios do Lima. O exemplar, aparado e ligeira acidez, apresenta alguns restauros, sendo os mais graves no fólio V2 do primeiro tomo e na folha de rosto do terceiro, com prejuízo parcial da parte impressa; alguns outros restauros menores, em regra marginais. Encontra-se contudo completo e sólido. Ex-libris de Francisco de Almeida e Vasconcellos. Encadernações do século XIX, inteiras de carneira pintada, com o corte das folhas carminado. Inocêncio, VI, p. 129 e XVI, p. 346.

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354

CHARLES ROGERS - 1711-1784
Importante colecção de gravuras
ROGERS, Charles.- A collection of prints in imitation of drawings. To which are annexed lives of their authors.- London: printed by J. Nichols, 1778.- 2 vols.: il.; 52 cm.- E. Charles Rogers (1711-1784), erudito coleccionador inglês e mecenas da arte, contratou os melhores gravadores da época, entre os quais Bartolozzi, Basire e Ryland, para reproduzir, com as técnicas mais adequadas de gravura, não apenas a sua colecção de desenhos, mas também as de outros coleccionadores: «That these prints may be faithful imitations, they are engraved the same way as, as well as the same size, as the originals are drawn; and printed, as nearly as possible, in the same colours». De entre os artistas representados, contam-se Leonardo Da Vinci, Rafael, Caravaggio, Correggio, Poussin, Boucher, Rubens, van Dyck, Rembrandt, etc. A colação de cada um dos volumes é a seguinte: vol. I - [6], VI, 217, [3] p.: il.; vol. II - [4], 246 p.: il. Exemplar com falta de nove gravuras no primeiro tomo e cinco no segundo (as duas gravuras de Guercino que deveriam estar a seguir à página 116, estão encadernadas entre as páginas 84 e 85 do primeiro tomo). Cada um deles inclui um índice que, no entanto, não é muito fiável. No total, os dois volumes reproduzem mais de uma centena de obras de arte em estampas gravadas, em grande parte, a ponteado, sépia, bisque, cinza e cinza-verde (cinco estampas são duplas). A edição é impressa em papel de elevada gramagem e qualidade. Exemplar com ligeira acidez e ocasionais manchas. Encadernações do século XX, inteiras de carneira.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

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357

FR. MANUEL POUSÃO - C. 1593-1683
Passionário Português do séc. XVII
POUSÃO, Frei Manuel, O.S.A.- LIBER | PASSIONUM, | ET EORUM | QUÆ A DOMINICA PALMARUM, | usque ad Sabbatum Sanctum cantari solent. | AVCTORE | P. FR. EMMANUELE POUZAM, | ORDINIS EREMITARUM S. AUGUSTINI, | Provinciæ Lusitaniæ. | PRIMA EDITIO.- Lugduni: Ex Typographia Petri Guillimin, Sumptibus Joannis à Costa, & Didaci Suarez, 1675.- 162 p.: notação musical; 36 cm.- E. Segundo Barbosa Machado, Fr. Manuel Pousão (c. 1593-1683), era natural de Alandroal e professou no Convento da Graça, de Lisboa, da Ordem de Santo Agostinho, onde foi Mestre de Capela. A edição, impressa em Lyon por motivos desconhecidos, é constituída por 20 cadernos (A-T4, V5), uma folha de rosto e 80 folhas com notação musical quadrada tradicional a negro sobre pautas de cinco linhas a vermelho. Versão actualizada de livros de cantochão congéneres anteriores, como, por exemplo o Passionário de Fr. Estêvão, impresso em Lisboa, em 1595, introduz contudo novas formas melódicas, reduzindo os vocalizos de grande extensão, de expressão bizantina. A este respeito deverá ler-se «O Canto da Paixão nos séculos XVI e XVII: a singularidade portuguesa», de José Maria Pedrosa Cardoso, Coimbra, 2006 (5.1.4., p. 149 e seg.), de onde foram recolhidos parte dos elementos para a presente descrição. Pertence manuscrito, na página de rosto: Do Convento da Graça de Torres-vedras. Exemplar aparado, um pouco manuseado e com alguma acidez. Encadernação da época, inteira de carneira, um pouco cansada, à qual terá sido acrescentado, no século XIX, o super-libros da Casa Palmela, em ambos os planos. Vieira, II, p. 230. Alegria, p. 133.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

gavel€ 440Vendido

358

Colecção Completa da Revista Presença
PRESENÇA: fôlha de arte e crítica: quinzenário / directores e editores Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões, José Régio.- Nº 1 [volume primeiro] a nº 2 (série II, ano XII), (10 de Março de 1927 a Fevereiro de 1940).- Coimbra: Atlântida, 1927-1940.- 56 números em 1 caixa e 4 vols.: il.; 36 e 24 cm.- E. Colecção completa da mais importante revista literária do século XX, veículo do modernismo literário e artístico e continuadora da geração do Orpheu. Da lista dos seus colaboradores constam os nomes mais sonantes da literatura portuguesa daquela corrente literária, tais como Fernando Pessoa, José Régio, Almada, Júlio, Gaspar Simões, Carlos Queiroz, Branquinho da Fonseca, Raul Leal, Mário Saa, e muitos outros. Conjunto acondicionado em 1 caixa e 4 volumes, contendo: I (caixa) - números 1 a 14/15 (em brochura); II - números 16 a 27 + índice do volume primeiro; III - números 28 a 48 + índice do volume segundo; IV - números 49 a 53/54 + índice do volume terceiro; V - números I e II (série II, de menor formato). Nº 1 e nº 2 ligeiramente manuseados; nº 3 (8 p.) com grave falha nas folhas 3/4 e 5/6 (bifólio interior), com fac-símiles de substituição; nº 14/15 (duplo), com pequeno rasgão nas duas últimas folhas, sem falta de suporte. De resto, todos os números em bom estado. O conjunto inclui ainda solto o número único comemorativo, publicado em Coimbra, em 1977. Caixa e volumes revestidos de linson azul.

euro_symbol€ 3,000 - 4,500 Base - Estimativa

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