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CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão 192, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte: um leilão especial, de duas sessões, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade e que inclui também múltiplas peças de Alta Decoração.

São Cosme – têmpera e folha de ouro sobre madeira, com a dimensão de 28 x 21,5 cm, da autoria de Álvaro Pires de Évora, pintor português activo na região da Toscana, em Itália, entre 1411 e 1434, uma obra documentada, objecto de um estudo de especialista historiador de arte e conservador que se reproduz neste catálogo, ilustra a capa (lote 190).

Alguns destaques:

Cross-culture
Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças, as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligámos desde o século XVI.

  • Escritório de grandes dimensões, teca, marchetaria de sissó, marfim e sândalo “Figuras da corte Mogol a pé e montando elefantes, Árvores da Vida, Jatayus e árvores diversas entre motivos vegetalistas”, vertente de influência Mogol, séc. XVII (1ª metade) (Lote 578);
  • Escritório, teca, integralmente revestida a tartaruga com guarnições em marfim e ébano, vertente de influência Mogol, séc. XVII (1ª metade) (lote 576);
  • Cristo Crucificado, escultura em marfim, vertente indo-portuguesa, séc. XVIII (lote 581);
  • Tsuba (guarda de espada), Arte Namban, vertente nipo-portuguesa, período Momoyama (1573-1615), representando “Figuras de portugueses e dragão” (lote 573).

 

Pintura portuguesa e estrangeira

  • DOMENICO PELLEGRINI - 1759-1840, “Retrato de família”, óleo sobre tela, assinado (lote 96);
  • AMADEO DE SOUZA-CARDOSO - 1887-1918, “Duas figuras femininas e o homem dos jornais”, grafite sobre papel, assinada (lote 271);
  • CARLOS BOTELHO - 1899-1982, “Costa do castelo”, óleo sobre tela, assinado (lote 270);
  • Paisagens com figuras - dois óleos sobre tela, assinados P. Barucci, Roma (provavelmente Pietro Barucci (1845-1917) (lotes 743 e 744).

Pratas e Jóias

  • Bilha de cerimónia de lava-pés, prata, decoração gravada com armas de família portuguesa, séc. XVII/XVIII (lote 862);
  • Escrivaninha em forma de coração, D. José, prata, decoração gravada com armas dos Sousas (lote 842);
  • Colar/diadema, ouro, cravejado com diamantes em talhe rosa coroados, Europa, séc. XX (inícios) (lote 760);
  • Cofre eucarístico, prata dourada, espanhol, séc. XVII/XVIII (lote 801).

Porcelana Chinesa e Arte Oriental

  • Floreira com grelha, porcelana chinesa de exportação, reinado Qianlong (1736-1795), decoração com armas da Ordem de Santo Agostinho, Convento de S. Vicente de Fora, em Lisboa (lote 216);
  • Jarra, porcelana chinesa, decoração relevada e gravada na pasta “Dragões e nuvens”, Guangxu period (1875-1908) (lote 509);
  • Biombo de 10 folhas, tamarindo com entalhamentos, painéis em cobre esmaltado “Divindades Orientais”, chinês, séc. XIX (2ª metade) (lote 515).

Diversos

  • ALMADA NEGREIROS - 1893-1970, “Menina Verde”, tapeçaria da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre (lote 134);
  • Retrato de Comendadeira da Ordem de Malta, miniatura sobre cobre, escola portuguesa, séc. XVII, moldura em prata (lote 127);
  • Conjunto de sinetes armoriados portugueses (lotes 123, 124, 125 e 129);
  • Colecção Completa da Revista Presença - a mais importante revista literária portuguesa do século XX, veículo do modernismo literário e artístico e continuadora da geração do Orpheu (lote 358).

De referir finalmente o conjunto dedicado ao livro antigo (lotes 347 a 364) e à gravura, designadamente:

  • Congresso de Viena, gravura sobre papel, da autoria de Jean-Baptiste Isabey - 1764-1855, assinada na matriz e datada de 1819, emoldurada (lote 348);
  • Gravuras planificadas e emolduradas para globo celeste com as constelações e os símbolos zodiacais, tiragem moderna presumivelmente a partir das chapas originais de Coronelli, séc. XVII (lote 350).

Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Maria de Alvim                                       Miguel Cabral de Moncada

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