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ANTÓNIO ARDIZZONE SPINOLA - 1609-1697
Cordel triplicado de amor a Christo Jesu sacramentado
SPINOLA, Pe. António Ardizzone.- CORDEL | TRIPLICADO DE AMOR | A CHRISTO JESU SACRAMENTADO, | Ao Encuberto de Portugal nacido, A seu Reyno restaurado, | LANÇADO EM TRES LIVROS DE SERMOENS, | DA FELIS ACLAMAÇAM D'EL REY DOM IOAM IV...- Lisboa: Na Impressaõ de Antonio Craesbeeck de Mello, 1680.- [84], 735, [109] p.: [8 (aliás 7)] gravuras.; 20 cm.- E. O autor (1609-1697), religioso teatino natural de Nápoles, permaneceu longos anos em Portugal, com uma estadia na India entre 1639 e 1648. A obra é dividida em três partes, cada uma com rosto próprio, mas paginação seguida, sendo a primeira dedicada à aclamação de D. João IV, intitulada «Portugal restituido na decima sexta geraçam de seus reys naturaes...» (p. 1 a 224); a segunda, que inclui quatro sermões pregados em Goa, «A Sagrada Comunham Restaurada na India...» (p. 225 a 579) e a terceira dedicada aos «Annos desejados, e nacimentos felices da Magestade d'El-Rey de Portugal Dom Ioam IV» (p. 581 a 735). A edição é ilustrada com oito gravuras a buril: dois retratos de D. Pedro, príncipe regente, muito semelhantes (mas o primeiro de Thomas Dudley e o segundo de Clemente Bilingue, em falta no presente exemplar), um retrato de D. João IV, uma árvore genealógica de Jesus Cristo e duas da real geração e consanguinidade de Cristo com D. João IV, um retrato do autor durante a Elevação, perante uma assistência de gentios, na India (Ernesto Soares, 3246) e um retrato de D. João IV, ainda jóvem. Ernesto Soares, na sua «História da gravura artística», refere todas estas gravuras (759) atribuindo-as ao inglês Thomas Dudley (assinaturas TDF), excepto a terceira árvore genealógica que está assinada CB (Clemente Bilingue). A edição foi mandada suprimir e proibida a sua leitura por edital da Real Mesa Censória em 1775, o que justifica a raridade dos exemplares. Este encontra-se aparado e com alguns cortes de traça marginais, mas em geral limpo. Encadernação recente, inteira de carneira natural mosqueada. A obra, pela temática da primeira e terceira partes poderá ser incluída na bibliografia da Restauração, mas não vem referida no catálogo do Visconde da Trindade. Samodães, 191 (refere a gravura de D. Pedro). Inocêncio, I, p. 90. Arouca, S 558.

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