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ANDRADE, Manuel Carlos de.- Luz da liberal e nobre arte de cavallaria.- Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1790.- XXVI, 454, [1, 1 br.] p.: 93 gravuras [i. e. 90], 1 retrato; 35 cm.- E.
Exemplar um pouco manuseado e com falta de quatro gravuras, de um dos mais belos livros impressos em Portugal no século XVII e, seguramente, um dos mais procurados. Inocêncio afirma que alguns pretenderam atribuir a obra ao 4º marquês de Marialva, estribeiro-mor, mas tal não foi até hoje confirmado. As 93 gravuras que constituem a edição (22 desdobráveis), representam, sobretudo, atitudes do cavalo no ensino e são abertas em chapa de cobre por diversos gravadores, sobretudo Luís Fróis, mas também Manuel Alegre, Luís Fernandez Piedra e outros, segundo originais de Joaquim Carneiro da Silva (Ernesto Soares, História, 1076). A estampa 76 (p. 390) apresenta uma curiosa subscrição: Silva del. — H. Queverdo aqua forti et terminé par J. J. Droüet 1792 (gravadores não referidos por E. Soares). O príncipe regente, futuro rei D. João VI, é representado nas gravuras 21, 29, 53 e 59 (E. Soares e Ferreira Lima, Dicionário de Iconografia, 1549 B). Vinhetas alusivas no início dos livros I e VI. Exemplar com as seguintes falhas e imperfeições mais significativas: falta das gravuras 2, 22 e 88; gravura 2 (dupla), seccionada e inutilizada; retrato do Príncipe Regente com ligeiras manchas; um furo de traça na margem superior da quase totalidade das folhas; gravura 33 empoeirada e com pequenas imperfeições. As restantes gravuras apresentam-se, em geral, limpas e bem dobradas. Ex-libris de Maria Amélia Cruz. Encadernação inteira de carneira, da época, cansada. Inocêncio, V, 386. Torrecilla, 25: [Edición] digna de las magníficas ediciones ilustradas del caballero Pluvinel y del duque de Newcastle.

euro_symbol€ 1,800 - 2,700 Base - Estimativa

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CAMPANA AQUILANO, Cesare.- ASSEDIO | E RACQVISTO | D’ANVERSA, | Fatto dal | SERENISS. ALESSANDRO FARNESE | Prencipe di Parma, &c. | [...] | Historia di Cesare Campana, | DIVISA IN DVE LIBRI. | Con uma breue Narratione delle cose auuenute in Fiandria, dall’anno 1566. fin | al 1584. che comminciò detto Assedio; e com l’Arborede’ Conti di Fiandria, | accommodatiui gli Elogii à ciascheduno di grado in grado.- In Vicenza: Apresso Giorgio Greco. M D XCV. [1595].- [8], 125 p., 2 f. desdobr.: 1 gravura desdobr.; 21 cm.- E.
Cesare Campana (1540-1606), professor e historiador italiano, natural de Áquila, ocupou-se sobretudo da história dos Países Baixos e da Flandres. A obra relata o cerco que levou à capitulação de Antuérpia (entre Julho de 1584 e Agosto de 1585, episódio da Guerra dos 80 Anos), perante as forças espanholas comandadas por Alessandro Farnese (1545-1592), duque de Parma e Placência, marido da infanta D. Maria de Portugal, filha do infante D. Duarte e neta de D. Manuel I. Inclui uma gravura xilográfica desdobrável de grandes dimensões, representando o cerco, e duas folhas igualmente desdobráveis: a primeira com a árvore genealógica dos condes da Flandres; a segunda, a árvore dos principais senhores dos Países Baixos. Exemplar com diversos carimbos da Casa de Cadaval, nomeadamente na guarda volante, no rosto, na gravura e nas folhas desdobráveis; pertence antigo ilegível, na margem inferior do rosto. De resto, um exemplar muito limpo, com a gravura e as folhas bem dobradas. Boa encadernação da época, inteira de pergaminho flexível, com duas etiquetas coladas e falta dos atilhos. Palau, 41128.

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

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BURNETT, William Hickling.- Burnett's views of Cintra.- London: published by Josh. Dickinson, s.d. [ca. 1834].- [1] f.: [14] litografias; 49 cm.- E.
O autor (ca. 1800-ca. 1870), pintor e desenhador inglês, viajou por Portugal, Espanha, Itália, Egipto, Tânger e Escócia, onde recolheu composições que, posteriormente, foram passadas à pedra, no presente caso por Charles Joseph Hullmandel, com estúdio litográfico activo em Londres entre 1819 e 1850. O título e pé de imprensa foram retirados da capa de brochura (certamente de um dos fascículos), que se conserva solta, com forte acidez e um canto destacado (a edição não inclui folha de rosto). O volume é constituído por: uma capa de brochura (superior), uma folha com dedicatória a Guilherme IV e 14 litografias não coloridas, com a seguinte subscrição: Drawn from nature & in stone by Wm. H. Burnett — Printed by C. Hallmandel. Inclui as seguintes estampas: 1 - Cintra; 2 - Cintra from the East; 3 - The Market Place; 4 - Entrance to Cintra; 5 - The Convent of the Penha Longa; 6 - The Convent of N.ª S.ª da Penna; 7 - General View of Cintra; 8 - Cintra from the West; 9 - The Cork Convent; 10 - A part of the Palace; 11 - An old Chapel of the Moorish Castle; 12 - The Church of Cintra; 13 - A distant View of the Penna Convent; 14 - Entrance to the Penna. Volume desconjuntado e um pouco manuseado, com três estampas soltas; algumas manchas menores e ligeiros picos de acidez; última estampa com pequeno rasgão, sem falta de suporte. Encontra-se, contudo, completo e é recuperável. Proveniência: Biblioteca de Adolpho Loureiro (ex-libris e carimbo na dedicatória); ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 8531 do leilão realizado em 1939/40). Meia-encadernação de pele, do século XX. Duarte de Sousa, 117.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

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LISBOA. ARQUIDIOCESE.- ¶ CONSTITVIÇOENS | DO ARCEBISPADO DE LISBOA | assi as antigas como as extrauagantes primeyras & | segundas. Agora nouamente impressas | por mandado do Illustrissimo & Re | uerendissimo senhor dõ Migel | de Castro Arcebispo | de Lisboa.- Impressas em Lisboa: por Belchior Rodrigues impressor, 1588.- 90, [8] f.; 25 cm. Junto com: CONSTITVIÇÕES EXTRAVA | gantes primeyras do Arcebispado | de Lisboa. | [gravura xilográfica com as armas de D. Miguel de Castro] | Agora nouamente impressas por mandado do | Illustrissimo & Reuerendissimo senhor dom | MIguel de Castro Arcebispo de Lisboa,.. [Em Lisboa]: por Belchior Rodrigues impressor. Anno de 1588.- 10 f.; 25 cm. Junto com: CONSTITVIÇÕES EXTRAVA | gantes segundas do Arcebispado | de Lisboa. | [gravura xilográfica com as armas de D. Miguel de Castro] | Agora nouamente impressas por mandado do | Illustrissimo & Reuerendissimo senhor dom | MIguel de Castro Arcebispo de Lisboa,.. [Em Lisboa]: por Belchior Rodrigues impressor. Anno de 1588.- [4], 26 f.; 25 cm.- E.
Primeira das três obras conhecidas que saíram do prelo de Belchior Rodrigues (fl. 1588-1590), que António Joaquim Anselmo considera, e bem, uma única espécie tipográfica. Na última folha, aliás, encontramos um cólofon colectivo para os três títulos. Exemplar um pouco aparado, com ligeira acidez e leves manchas de humidade (de maré). Restauros na margem inferior da folha de rosto, nas folhas Aa5, Aa6 e no canto inferior externo da última folha; vestígios de trabalho de traça; ocasionais anotações marginais da época. Ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 1905 do leilão realizado em 1939/40). Encadernação inteira de carneira, provavelmente da primeira metade do século XIX, conservando o papel marmoreado das guardas. Anselmo, 997. BN (Século XVI), 419, 422 e 424. Biblioteca de D. Manuel II, 254, 255 e 256.

euro_symbol€ 1,200 - 1,800 Base - Estimativa

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MURPHY, James.- Plans, elevations, sections and views of the church of Batalha, in the province of Estremadura in Portugal, with the history and description by Fr. Luis de Sousa; with remarks. To which is prefixed an introductory discourse on the principles of Gothic Architecture.- London: I. & J. Taylor, 1795.- II, [2], 61, [1] p.: [2, 27] gravuras; 53 cm.- E.
Obra monumental, especialmente apreciada pelas magníficas gravuras a talhe-doce (buril e água-forte), de grandes dimensões, contendo o levantamento arquitectónico do Mosteiro da Batalha e algumas reconstituições. James Cavanah Murphy (1760-1814), arquitecto e viajante irlandês, natural de Blackrock (Cork), esteve em Portugal durante os anos de 1789 e 1790, ao serviço de William Burton Conyngham, com a missão de estudar e desenhar a arquitectura do Mosteiro da Batalha. A obra inclui os seguintes textos tipografados: Preface (II p.); Introduction (p. 1 a 26); A history and description of the Royal Monastery of Batallha... / by Father Luis de Sousa ([2], p. 27 a 61, [1] p.); List of subscribers [2 p., no final]. As 27 gravuras incluem: uma portada arquitectónica (rosto), a dedicatória a William Conyngham e 25 gravuras, com o levantamento, sendo quatro antes da introdução, uma após a mesma e as restantes no final do volume (duas de dupla folha). Exemplar completo, de acordo com a bibliografia e o índice das gravuras, com ligeiro manuseamento e alguns picos de acidez nas estampas. Duas gravuras com a margem exterior restaurada: West elevation & Design for completing the mausoleum (esta com duas manchas). Proveniência: Biblioteca de Júlio Firmino Judice Biker (1814-1899), com o seu carimbo (JBiker) na dedicatória gravada. Encadernação do século XIX, com a lombada em pele calandrada, com os cantos amassados. Brunet, III, col. 1954/1955. Duarte de Sousa, 510.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

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BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES, Santo.- Venerabilis Servi Dei D. Bartholomaei a Martyribus Archiepiscopi Bracarensis ex Ordine Fratrum Praedicatorum Opera Omnia quotquot reperiri potuere nunc primum in unum collecta [...] quibus praefigitur piissimi Archipraesulis vita. / Cura, et studio D. Malachiae d’Inguimbert Archiepiscopi Theodosiae...- Romae: Typis Hieronymi Mainardi, M. 1734-1735.- 2 tomos em 1 vol.: 1 retrato; 36 cm.- E.
D. Frei Bartolomeu dos Mártires, O.P. (1514-1590), figura proeminente da Igreja Portuguesa de Quinhentos, destacou-se na terceira e última sessão do Concílio de Trento (1562-1563), tendo sido arcebispo de Braga entre 1559 e 1582; em 2001 foi beatificado pelo papa João Paulo II e em 2016, canonizado pelo papa Francisco. Importante e rara edição da sua “Opera Omnia”, ilustrada com um belo retrato que, curiosamente, apresenta duas subscrições: Andreas Rossi Sculp. (que supomos ter sido o gravador da legenda) e Roccus Pozzi Sculp. (à esquerda da imagem, junto à margem inefrior). Com subscrição do gravador italiano Rocco Pozzi (†1780), estão igualmente assinadas as duas grandes vinhetas a talhe-doce, nas duas páginas de rosto, representado as armas de Portugal. A colação dos dois tomos é a seguinte. Tomus primus: [20], 246, [4], 249-469 [i. e. 473] p.: 1 retrato; Tomus secundus: [4], 465 p. A biografia de D. Frei Bartolomeu decorre entre entre as páginas 1 e 108 do primeiro tomo e inclui uma bela vinheta alegórica no início. Edição de excelente qualidade gráfica, impressa em papel de elevada gramagem. Pertences antigos na primeira guarda volante e na margem inferior do primeiro rosto: Monasterij Lisbonensis Ordinis S. Pauli Primi Eremita (com variantes); inscrição no verso da mesma folha: Comprado no leilão de livros da Bibliotheca Publica de Lisboa em Dezembro de 1864, B. dos M. Dias e Sousa. O exemplar, completo e limpo, apresenta as seguintes imperfeições: aparo pronunciado, patente nas duas dobras (inferior e exterior) da gravura do santo, mas conservando ainda boas margens; cortes de traça profundos na margem inferior das folhas Yy 4 a Ddd4 do Tomo I (21 folhas), afectando alguns reclamos; e na margem superior das últimas 20 folhas do volume (cortes menores). Encadernação da época, muito danificada, com o corte das folhas carminado, conservando o papel marmoreado das guardas. Barbosa Machado, I, p. 470.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

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GALILEU (Galileo Galilei).- SYSTEMA COSMICVM, | [...] | In quo | Qvatvor Dialogis, | De | Duobus Maximis Mundi Systematibus, | Ptolomaico & Copernicano, | Vtriusq; rationibus Philosophicis ac Na- | turalibus indefinite propostis, | differitur. | Ex Italica Lingua Latine conuersum. | Accessit | Appendix gemina, qua SS. Scripturæ dicta | cum Terrae mobilitate condiliantur.- Augustae Treboc. [Strasbourg]: Impensis Elzeviriorum, Typis Davidis Havtti, Anno 1635.- [16], 495, [24, 1 br.] p.: il., 1 frontispício grav., 1 retrato; 20 cm.- E.
Primeira tradução latina da única obra maior de Galileu (1564-1642), publicada em Estrasburgo, ainda em vida do autor, cuja edição original, em língua italiana (Florença, 1632), viria a causar grande contestação no seio da Igreja Católica que a incluiu no Index. Curiosamente, a presente tradução latina do seu “Diálogo sobre os dois principais sistemas do Mundo”, é posterior ao célebre processo (sentença proferida em 1633) que levou Galileu à abjuração das suas teorias e a prisão domiciliária até ao fim dos seus dias. Edição ilustrada com um belo frontispício alegórico e um retrato a talhe-doce, ambos da autoria do pintor e gravador flamengo Jacob van der Heyden (1572-1636). Inclui ainda 20 figuras xilográficas no texto, com esquemas astronómicos e geométricos; raras anotações e ocasionais pequenos desenhos astronómicos marginais. Exemplar de trabalho, embora completo (conserva a folha final com a errata), com acidez generalizada, forte ou muito forte, fragilizando o suporte; corte de traça na margem interior das últimas 30 folhas, raramente afectando a parte impressa. Pertence antigo na margem inferior do frontispício: “De Leonis(?) de Pina Im(?). 1658”. Encadernação da época, inteira de carneira muito cansada e quase sem lombada. Willems, 426 (”L’impression et le papier sont des plus médiocres”). Dino Cinti, 96.

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

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CARDIM, Pe. António Francisco, S.J.- FASCICVLVS E IAPPONICIS FLORIBVS, | SVO ADHVC MADENTIBVS SANGVINE, | COMPOSITVS | A P. ANTONIO FRANCISCO CARDIM | è Societate IESV | Prouincia Iapponiæ ad Urbem | Procuratore. | QVI LEGITIS FLORES, | HOS LEGITE, | SIC QVONIAM POSITI SVAVES | MISCENTVR ODORES. | [pequena gravura com o trigrama da Companhia de Jesus].- Romæ: Typis Heredum Corbelletti, 1646.- [8], 252 [i. é 256] p.: [87] gravuras, 1 mapa desdobr. [em falta]; 20 cm. Junto com: -----.- CATALOGVS | REGVLARIVM, | ET | SECVLARIVM, | Qui in Iapponiæ Regnis vsque à fun- | data ibi | A S. FRANCISCO XAVIERIO | Gentis Apostolo Ecclesia | AB ETHNICIS | In odium Christianæ Fidei | Sub quatuor Tyrannis violenta morte sublati | sunt. | Collectus | A P. ANTONIO FRANCISCO CARDIM | è Societate IESV | Prouincia Iapponiæ ad Urbem | Procuratore. | [pequena gravura com o trigrama da Companhia de Jesus].- Romæ: Typis Heredum Corbelletti, 1646.- 79, [1 br.] p.; 20 cm. Junto com: -----.- MORS | FELICISSIMA | QVATVOR LEGATORVM | LVSITANORVM | ET | SOCIORVM | Quo Iapponiæ Imperator | occidit | IN | Odium Christianæ Religionis. | Auctore | P. ANTONIO FRANCISCO CARDIM | è Societate IESV | Procuratore ad Urbem Prouincia | Iapponiæ. | [pequena gravura com o trigrama da Companhia de Jesus].- Romæ: Typis Heredum Corbelletti, 1646.- 40 p.; 29 cm.- E.
O Pe. Cardim (1596-1659), missionário jesuíta, natural de Viana do Alentejo, ingressou na Companhia de Jesus em 1611, tendo terminado os seus estudos em Goa. Cardim foi um dos grandes viajantes no Oriente; cronista da Companhia de Jesus na China e no Japão e procurador-geral da província do Japão, acabou os seus dias em Macau, aos 63 anos, depois de ter vivido 15 anos entre os dois impérios do Oriente. Volume contendo três obras impressas em Roma, pelo mesmo impressor e no mesmo ano, que costumam ocorrer em conjunto. A primeira contém os elogios de 87 missionários e mártires jesuítas no Japão, sendo cada elogio antecedido por uma gravura a talhe-doce, impressa em separado, representado os respectivos martírios. O “Catalogus”, não ilustrado, regista por ordem cronológica, o nomes de outros missionários “Qui in Iapponia, in odium Christianæ Fidei, violenta morte sublati sunt”, entre 1557 e 1640. A terceira parte “Mors felicissima”, é uma “Relação da gloriosa morte de quatro embaixadores portuguezes da cidade de Macau, com cinquenta e sete dos seus companheiros degolados pela fé em Nangasaqui a 3 de Agosto de 1640”, segundo o título da tradução portuguesa publicada em Lisboa, em 1643. Volume um pouco aparado, com falta do mapa desdobrável do Japão (em falta na maioria dos exemplares conhecidos). Folha de rosto (com pequeno pertence aparado) e duas estampas com restauros menores; pequeno corte de traça nas três folhas finais. Alguns erros na foliação e ordenação dos cadernos: a folha V1, o “Elogium LVI” e a respectiva estampa, encontram-se antes do “Elogium LIV” e da estampa correspondente (por erro editorial); as folhas F1 e F2 estão fora da ordem. De resto, um exemplar limpo, conservando todas as 87 gravuras, salientando-se a primeira, de S. Francisco Xavier (a primeira gravura do Santo), que falta em muitos dos exemplares existentes. Encadernação inteira de carneira muito danificada, com o corte das folhas carminado. Inocêncio, I, p. 143/144. Samodães, 590. Reiss & Auvermann, 446. Sommervogel, II, p. 740.

euro_symbol€ 1,000 - 1,500 Base - Estimativa

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OSÓRIO, D. Jerónimo.- HIERONYMI | OSORII LVSITANI | DE GLORIA | LIBRI V. | AD IOANNEM TERTIVM | LVSITANVM REGEM. | [gravura xilográfica].- Florentiae: Apud Laurentium Torrentinum. M D LII. [1552].- 295, [1 br.] p.; 22 cm. Junto com: HIERONYMI | OSORII LVSITANI | DE NOBILITATE | CIVILI LIBRI II. | Ad Ludovicum Principem Clariss. Emanuelis | Lusitaniæ Regis F. | [gravura xilográfica].- Florentiae: Apud Laurentium Torrentinum. M D LII. [1572].- 246 p.; 22 cm.- E.
Segundas edições de dois dos mais importantes textos do grande humanista português (1506-1580) que viria a ser o último bispo de Silves (1564-1577) e o primeiro da renovada diocese do Algarve, em Faro (1577-1580). A primeira obra, dividida em cinco livros, inicialmente publicada em Coimbra, em 1549, debate algumas das grandes questões que preocuparam os humanistas na segunda metade do século XVI; o texto viria a alcançar grande sucesso em toda a Europa, tendo sido reimpresso, pelo menos 13 vezes ainda em vida do autor. A segunda, inicialmente publicada em Lisboa 10 anos antes, foi dedicada ao infante D. Luís, quarto filho do segundo casamento de D. Manuel I com D. Maria de Castela, filha dos Reis Católicos; esta segunda edição era a preferida pelos cardeais Bembo e Sadoleto. Ambos os volumes apresentam as armas dos Médicis nas páginas de rosto. A primeira página de rosto com inscrição antiga, acrescentando o título da segunda obra; algumas anotações marginais e notas de leitura da época, bem como nas folhas de guarda. Ocasionais manchas de humidade (de maré), mas, em geral, um volume limpo e sólido. Encadernação da época, inteira de pergaminho, com algum desgaste. O catálogo da Biblioteca de D. Manuel II, refere apenas a primeira das duas obras (622).

euro_symbol€ 1,200 - 1,800 Base - Estimativa

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VILLEGAS, Pe. Alonso de.- FLOS SANCTORVM | E HISTORIA GENERAL DA | VIDA E FEITOS DE IESV CHRISTO, DEOS NOSSO | SENHOR, E DE TODOS OS SANCTOS DE QVE REZA E FAZ | festa a Igreja Catholica, conforme o Breuiario Romano reformado por decreto do Sancto | Concilio Tridentino: Iunto com as vidas dos Sanctos propios de Castella, & Portugal: & de | outros Extravagantes. [...] | Colligido tudo de Auctores graues & aprovados. | Feito em Castelhano pollo Mestre Alon2025/3/8so de Villegas Capellão na S. Igreja de Toledo: Traduzido ago- | ra nouamente em lingoajem Portugues, à industria de Simão Lopes Mercador de Liuros. | Acrecentado de nouo a vida de São Iacinto da Ordem de São Domingos: Canonizado pollo Papa Cle- | mente, VIII em Roma, na Igreja de São Pedro, a xvij de Abril, do anno do Senhor de 1594.- 2025/3/8Impresso em Lisboa: em casa de Simão Lopez, 1598.- [10], 58, 431 f.: il.: il.; 35 cm.- E
Com o título de “Flos Sanctorum Nuevo”, compôs o toledano Alonso de Villegas (1534-1615) a sua obra mais popular, inspirada nas de Aloísio Lipomani (1500-1559), Laurentius Surius (1522-1578) e ainda na «Legenda Dourada» de Voragine (1228-1298). A obra, muitas vezes reeditada, foi publicada pela primeira vez em Toledo, em 1578 (primeira parte), tendo o autor declarado que acabara de a escrever em 6 de Janeiro de 1577. Exemplar de trabalho, com características muito especiais, da primeira edição portuguesa, composta a duas colunas, ilustrada com 19 xilogravuras, que raramente ultrapassam as dimensões de meia-página. Apresenta as seguintes imperfeições: frontispício (impresso a preto e vermelho) recortado pela moldura (filete xilográfico); seis folhas em falta: +2, 3, 4, 5 e 6 (folhas preliminares) e última folha (Hhhh7 ou ¶1?), substituídas por texto tipografado no terceiro quartel do século XIX, na tipografia particular do Conde de Azevedo; últimas cinco folhas preliminares e primeira de texto (A1), com as margens externas reconstruídas; alguns cortes de traça menores, marginais, sem afectar a mancha tipográfica; restauro grosseiro (sem perda de suporte) na folha yy8; acidez, ocasionais manchas, algum manuseamento e excessivo aparo, conservando ainda alguma margem. Carimbos da Casa de Azevedo nas folhas +10v e A1r (lote nº 3529 do leilão realizado em 1921/22, com reprodução do frontispício). Ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 8058 do leilão realizado em 1939/40). Encadernação da época(?), inteira de carneira, recuperada no século XIX(?), comas iniciais PROFF gravadas a ouro no pé da lombada. Anselmo, 819. BN (Século XVI), 922. Biblioteca de D. Manuel II não refere. Não temos conhecimento da existência de outros exemplares da mesma obra e edição, para além dos três da BNP (todos mutilados).

euro_symbol€ 2,000 - 3,000 Base - Estimativa

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ÉVORA. Diocese.- CONSTITVICOES DO | BISPADO DEVORA.- Foram acabadas de Imprimir estas Constituições em ha cidade de Lisboa: por Germam Galharde Frãces, 1534.- [10], lvij, [1] f.; 28 cm.- E.
Primeiras Constituições de Évora, ainda Diocese, elevada à dignidade de Arquidiocese apenas em 29 de Setembro de 1540. A impressão é de grande qualidade, sendo, sem dúvida, um dos mais belos e raros exemplos da arte tipográfica portuguesa do século XVI. O texto é inteiramente composto em caracteres góticos rotunda e inclui numerosas iniciais capitulares xilogravadas. A última página integra um cólofon em forma de dois triânguilos invertidos, indicando que a impressão foi terminada aos 22 dias do mês de Outubro de 1534, por mandado do Cardeal Infante de Portugal (D. Afonso), Arcebispo de Lisboa. Exemplar incompleto, com falta de quatro folhas do caderno g (g3 a g6, f. li a lv) que foram cuidadosamente reproduzidas à pena; ligeiro aparo com prejuízo menor da gravura xilográfica do rosto, sobretudo nas margens superior e inferior; ocasional marginália antiga. Etiqueta tipografada de Monsenhor Ferreira, na contracapa (com corte de traça). Carimbo da Casa de Azevedo no início do prólogo e última folha preliminar (lote nº 853 do catálogo do leilão realizado em 1921, que já menciona as quatro folhas manuscritas). Ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 1906 do leilão realizado em 1939-1940). De resto, um exemplar limpo, com boas margens e invulgares marcas de proveniência. Encadernação inteira de carneira mosqueada, do século XVIII/XIX, com pequenos danos no pé e na cabeça da lombada e o corte das folhas carminado e encerado. Anselmo, 603. Gusmão, 282. Biblioteca Nacional (Século XVI), 250 (um único exemplar, com falta da folha de rosto). Não referido no catálogo da Biblioteca de D. Manuel II.

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