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Sessão única | June 2, 2025  | 322 Lotes

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ANDRADE, Manuel Carlos de.- Luz da liberal e nobre arte de cavallaria.- Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1790.- XXVI, 454, [1, 1 br.] p.: 93 gravuras [i. e. 90], 1 retrato; 35 cm.- E. Exemplar um pouco manuseado e com falta de quatro gravuras, de um dos mais belos livros impressos em Portugal no século XVII e, seguramente, um dos mais procurados. Inocêncio afirma que alguns pretenderam atribuir a obra ao 4º marquês de Marialva, estribeiro-mor, mas tal não foi até hoje confirmado. As 93 gravuras que constituem a edição (22 desdobráveis), representam, sobretudo, atitudes do cavalo no ensino e são abertas em chapa de cobre por diversos gravadores, sobretudo Luís Fróis, mas também Manuel Alegre, Luís Fernandez Piedra e outros, segundo originais de Joaquim Carneiro da Silva (Ernesto Soares, História, 1076). A estampa 76 (p. 390) apresenta uma curiosa subscrição: Silva del. — H. Queverdo aqua forti et terminé par J. J. Droüet 1792 (gravadores não referidos por E. Soares). O príncipe regente, futuro rei D. João VI, é representado nas gravuras 21, 29, 53 e 59 (E. Soares e Ferreira Lima, Dicionário de Iconografia, 1549 B). Vinhetas alusivas no início dos livros I e VI. Exemplar com as seguintes falhas e imperfeições mais significativas: falta das gravuras 2, 22 e 88; gravura 2 (dupla), seccionada e inutilizada; retrato do Príncipe Regente com ligeiras manchas; um furo de traça na margem superior da quase totalidade das folhas; gravura 33 empoeirada e com pequenas imperfeições. As restantes gravuras apresentam-se, em geral, limpas e bem dobradas. Ex-libris de Maria Amélia Cruz. Encadernação inteira de carneira, da época, cansada. Inocêncio, V, 386. Torrecilla, 25: [Edición] digna de las magníficas ediciones ilustradas del caballero Pluvinel y del duque de Newcastle.

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