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CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão presencial 195, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte, um leilão especial, de duas sessões, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade.

Destaque para o núcleo de cerca de cinquenta peças com que se abre a segunda sessão deste leilão presencial: as peças mais significativas da Colecção pessoal de um dos mais eclécticos e prestigiados decoradores portugueses, que recentemente nos deixou. Entre outras:

  • Cena orientalista com barcos e figuras, óleo sobre tela, escola francesa, séc. XIX (3º quartel), assinado JAPET e datado de 1860 (Lote 506);
  • Figura feminina oriental, pintura sobre vidro, escola chinesa, moldura Jorge III, séc. XIX (Lote 510);
  • Cristo Ressuscitado, óleo madeira, escola flamenga, séc. XVI (Lote 526);
  • Par de candelabros de quatro lumes e Suite de quatro castiçais, prata dourada, franceses, séc. XIX, marca de ourives Pierre Paraud (Lotes 531 e 532);
  • Trecho de jardim com aves e ruínas, quatro óleos sobre tela, escola francesa, séc. XIX (Lotes 539 e 540).

 Nota: Os restantes bens que constituem o recheio de sua casa, de natureza predominantemente decorativa, serão colocados em venda, em paralelo, através de dois leilões online dedicados, em www.cml.pt para que se remete.

Leilão online 1122 (309 lotes) - início: 24.09.2018, 12h00; termo: 30.09.2018, a partir das 21h00;

Leilão online 1123 (250 lotes) - início: 25.09.2018, 12h00; termo: 1.10.2018, a partir das 21h00.

Tais bens estarão em exposição aberta ao público, na casa em que se encontram, no decurso dos referidos leilões online, no endereço e horários a indicar em www.cml.pt a partir de 24.09.2018.

Outros destaques:

Cross-culture

Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças, as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligámos desde o século XVI.

  • Contador de oito gavetas com trempe, teca, frisos e revestimento parcial em ébano e marfim, indo-português, séc. XVII/XVIII (Lote 584);
  •  Menino Jesus Salvador do Mundo, escultura em marfim, cíngalo-portuguesa, séc. XVI/XVII (Lote 558);
  • Escritório, teca integralmente revestida a tartaruga, guarnições em marfim, indo-português de influência Mogol, séc. XVII (Lote 583).

Pintura portuguesa e estrangeira

  • Retrato do Rei D. Pedro IV, I Imperador do Brasil - 1798-1834, óleo sobre tela, escola portuguesa, séc. XIX (Lote 149);
  • CARLOS BOTELHO - 1899-1982, Praia da Conceição - Cascais, óleo sobre madeira, assinado e datado de 1932 (lote 170);
  • ALVES CARDOSO - 1883-1930, Ceifeira, óleo sobre tela, assinado e datado de 1912 (Lote 171);
  • JOÃO VAZ - 1859-1931, Marinha, óleo sobre madeira, assinado (Lote 174);
  • Descida da Cruz, óleo sobre madeira, escola flamenga, séc. XVI, 1ª metade (Lote 259). 

Pratas e Jóias

  • Salva de vinte e oito gomos, maneirista, prata, portuguesa, séc. XVII/XVIII (Lote 767);
  • Patek Philipe, relógios de lapela e de pulso, ouro (Lotes 756 e 759); Cartier, relógio de pulso, ouro branco cravejado com 252 diamantes (Lote 760).

Mobiliário

  • DOMINGOS TENUTA - SÉC. XVIII - Papeleira de cilindro, marchetaria de pau-santo, pau-rosa, pau-cetim, mogno e buxo, inscrição gravada a ouro sobre pele DOMINGOS TENUTA A FES NO PORTO ANNO DE 1783 (Lote 221);
  • Mesa de encostar D. José (1750-1777), pau-santo, portuguesa (Brasil), séc. XVIII (Lote 40).

Diversos

• Leque, varetas em marfim vazado e esculpido “Paisagem com figuras orientais” com inscrição VIVA O PRINCIPE REGENTE DE PORTUGAL, reserva central pintada com retrato de D. João (VI), Príncipe Regente, chinês, séc. XVIII/XIX (Lote 5);

• Cena de batalha, tapeçaria em fio de lã policromado, flamenga, séc. XVII (Lote 292);

• DELFIM MAYA - 1886-1978, “Uma boa vara” e “Colhida de picador”, duas esculturas tauromáquicas em folha de ferro recortado, uma assinada e datada de 1935 (Lotes 186 e 187).

Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Maria de Alvim                                      Miguel Cabral de Moncada

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