O site da Cabral Moncada Leilões utiliza Cookies para proporcionar aos seus utilizadores uma maior rapidez e a personalização do serviço prestado. Ao navegar no site estará a consentir a utilização dos Cookies.Saiba mais sobre o uso de cookies

CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão 194, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte Moderna e Contemporânea: um leilão especial, de duas sessões, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade e que inclui também múltiplas peças de Alta Decoração.

São João Evangelista – óleo sobre madeira de carvalho, com a dimensão de 50 x 32 cm, moldura possivelmente original, da autoria de Frei Carlos, pintor flamengo radicado em Portugal, que professou no convento do Espinheiro em Évora em 1517 e faleceu em 1540, no convento de S. Jerónimo do Mato, da mesma Ordem, próximo de Alenquer, obra tanto quanto sabemos até hoje desconhecida da nossa historiografia da arte, objecto de uma nota de especialista historiador de arte e conservador que se reproduz neste catálogo, ilustra a capa (lote 151).

Alguns destaques:

Cross-culture

Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças, as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligámos desde o século XVI.

  • Caixa com gaveta, angelim entalhado e lacado, indo-portuguesa, Cochim, séc. XVI (2ª metade) (Lote 724);
  • Pietà encimada por Padre Eterno e ladeada por dois anjos, placa em marfim esculpido, cíngalo-portuguesa, séc. XVII (1º quartel) (lote 699);
  • Escritório, Arte Namban, madeira lacada a negro com dourados e incrustações de madrepérola, japonês, período Momoyama (1573-1615) (lote 726).

Pintura portuguesa e estrangeira

  • JOHANN NEPOMUK ENDER - 1793-1854, Retrato do Rei D. Miguel I, óleo sobre madeira, assinado (lote 99); Retrato do 1º Conde de Vila Real, Morgado de Mateus, óleo sobre tela, assinado (lote 101);
  • LUÍS TOMASINI - 1823-1902, Marinha - Barcos no Tejo, óleo sobre tela, assinado (lote 346);
  • CARLOS BOTELHO - 1899-1982, Sem título (Vista de Lisboa), óleo sobre tela, assinado (lote 199);
  • EMMÉRICO NUNES - 1888-1968, “Serpa”, óleo sobre cartão, assinado e datado de 1910 (lote 203);
  • NIKIAS SKAPINAKIS - Nasc. 1931, “Calçada”, óleo sobre tela, assinado e datado de 1965 (lote 222);
  • “Bom samaritano” e “Regresso de Jacob, Raquel e Lia à sua terra” – par de óleos sobre tela, escola espanhola, atribuíveis a Pedro de Orrente (1580-1645) ou seguidor (lotes 730);
  • “Padre Eterno ladeado por querubins” – óleo sobre madeira, escola italiana, séc. XVI (lote 731).

Pratas e Jóias

  • Espada de aparato do Almirante Gago Coutinho, ouro, punho em marfim e lâmina em aço gravado, portuguesa, marca de ourives Leitão & Irmão, séc. XX (lote 848);
  • Jarro com tampa, prata, decoração relevada e gravada com inicial coroada “E” sob coronel de conde - Condessa d’Edla, português, séc. XIX (4º quartel) (lote 920);
  • Alfinete Cartier “Aves em ramo”, ouro e platina, cravejado com esmeralda, rubi e diamantes, francês, séc. XX (lote 834).

Porcelana Chinesa e Arte Oriental

  • Par de jarrões, porcelana chinesa, reinado Guangxu (1875-1908) (lote 523);
  • Par de candeeiros a petróleo, metal cloisonné policromado "Flores" montagens em bronze (lote 530).

Mobiliário

  • JEAN-HENRI RIESENER - 1734-1806, Par de cantoneiras Luís XVI, carvalho revestido a faixeado de mogno e raiz de mogno, aplicações em bronze, tampos de mármore, uma estampilhada RIESENER - mestre em 1768 (lote 592);
  • Contador com base, neo-renascentista, carvalho folheado a ébano, marchetaria de ébano e marfim, europeu, possivelmente italiano, séc. XIX (2ª metade) – Pertenceu à colecção do Rei D. Fernando II (lote 586);
  • Toucador com gaveta secretária, Biedermeier, folheado de «olho de perdiz», pernas “Serpentes” em metal, alçado com espelho, esculturas “Águias”, ferragens em bronze relevado e dourado (lote 595);
  • Papeleira D. João V (1706-1750) /D. José (1750-1777), pau-santo, ferragens em bronze dourado, interior com gavetas e escaninhos, porta central com embutido em osso “Cruz da Ordem de Cristo”, portuguesa (Lote 169).

Diversos

  • VERÍSSIMO ALVES PEREIRA - SÉC. XIX, Relógio de hora universal, cilindro em madeira revestido por gravura sobre papel “Mapa-mundo”, base em pau-santo e metal, topo com escultura em terracota “Chronos” (Tempo), português, séc. XIX (2ª metade) (lote 278);
  • Relógio de mesa grande, Napoleão III, caixa em bronze relevado e dourado com vidros biselados, francês, séc. XIX (lote 127);
  • MANUEL AMADO - NASC. 1938, “Na praia”, tapeçaria da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, assinada e datada de 1989, exemplar 2/3 (lote 226).

REGULAMENTO GERAL DE PROTECÇÃO DE DADOS - RGPD

Como é do público conhecimento, o novo REGULAMENTO GERAL DE PROTECÇÃO DE DADOS - RGPD, passará a ser aplicado directamente a partir do dia 25 de maio de 2018, substituindo a actual Directiva e a Lei de Protecção dos Dados Pessoais.

Nos termos e para os efeitos do referido RGPD e conforme a Política de Privacidade a que está adstrita, e para que se remete – vd. www.cml.pt – a Cabral Moncada Leilões compromete-se a tratar os dados pessoais de forma lícita, com respeito pelo princípio da boa-fé e com absoluta confidencialidade, garantindo que os dados pessoais recolhidos são adequados, pertinentes e não excessivos relativamente às finalidades para que são recolhidos e tratados.

Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Maria de Alvim                                      Miguel Cabral de Moncada

Mensagem