CAROS AMIGOS,
É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão Presencial 201, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte: um leilão especial, de duas sessões, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade e que inclui também peças de Alta Decoração.
Um lustre em cristal de dezasseis braços e quarenta e oito túlipas, francês, séc. XIX, ilustra a capa (lote 128).
Alguns destaques:
Proveniência dos dois lotes acima referidos: Família dos Viscondes de Moimenta da Beira, Beira Alta, em cuja posse se encontram desde a sua produção, em 1785. Do conjunto terão feito parte mais três retábulos, dispersos em partilhas familiares durante o século XIX, e um outro presépio, de menores dimensões, que se encontra actualmente no Museu da Sé de Viseu.
Cross-culture
Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças, as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligámos desde o século XVI.
Pintura portuguesa e estrangeira
Pratas e Jóias
Porcelana Chinesa e Arte Oriental
Mobiliário e Decoração
Diversos
Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,
Pedro Maria de Alvim Miguel Cabral de Moncada