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353

FREI MARCOS DE LISBOA - 1510-1591
Crónica da Ordem de São Francisco
MARCOS DE LISBOA, Frei.- PRIMEIRA [SEGUNDA E TERCERA] PARTE | DAS CHRONICAS DA ORDEM | DOS FRADES MENORES DO SERAPHICO | Padre Sam Francisco: seu instituidor, & primeiro Ministro | géral, que se pode chamar Vitas patrum | dos Menores. | [...] | COPILADA E TOMADA DOS ANTIGOS LIVROS, E ME- | moriaes da Ordem, por o Padre frey Marcos de Lisboa...- En Lisboa: Na officina de Pedro Craesbeeck, 1615.- 3 vols.; 28 cm.- E. Frei Marcos de Lisboa, O.F.M. (1510-1591), cronista da ordem, acompanhou D. Sebastião em 1574, na sua primeira jornada de África; mais tarde (1581) veio a ser bispo do Porto. Quarta edição desta crónica (as três primeiras são do século XVI) agora novamente empressa e emendada por o Padre frey Luis dos Anjos. A colação dos três volumes é a seguinte: primeira parte - [14], 262 f.; parte segunda - [6], 280 f.; tercera parte - [4], 290, [9] f. Pertence manuscrito no rosto dos três volumes: Livraria do Mostrº. de Refoios do Lima. O exemplar, aparado e ligeira acidez, apresenta alguns restauros, sendo os mais graves no fólio V2 do primeiro tomo e na folha de rosto do terceiro, com prejuízo parcial da parte impressa; alguns outros restauros menores, em regra marginais. Encontra-se contudo completo e sólido. Ex-libris de Francisco de Almeida e Vasconcellos. Encadernações do século XIX, inteiras de carneira pintada, com o corte das folhas carminado. Inocêncio, VI, p. 129 e XVI, p. 346.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 600Vendido

354

CHARLES ROGERS - 1711-1784
Importante colecção de gravuras
ROGERS, Charles.- A collection of prints in imitation of drawings. To which are annexed lives of their authors.- London: printed by J. Nichols, 1778.- 2 vols.: il.; 52 cm.- E. Charles Rogers (1711-1784), erudito coleccionador inglês e mecenas da arte, contratou os melhores gravadores da época, entre os quais Bartolozzi, Basire e Ryland, para reproduzir, com as técnicas mais adequadas de gravura, não apenas a sua colecção de desenhos, mas também as de outros coleccionadores: «That these prints may be faithful imitations, they are engraved the same way as, as well as the same size, as the originals are drawn; and printed, as nearly as possible, in the same colours». De entre os artistas representados, contam-se Leonardo Da Vinci, Rafael, Caravaggio, Correggio, Poussin, Boucher, Rubens, van Dyck, Rembrandt, etc. A colação de cada um dos volumes é a seguinte: vol. I - [6], VI, 217, [3] p.: il.; vol. II - [4], 246 p.: il. Exemplar com falta de nove gravuras no primeiro tomo e cinco no segundo (as duas gravuras de Guercino que deveriam estar a seguir à página 116, estão encadernadas entre as páginas 84 e 85 do primeiro tomo). Cada um deles inclui um índice que, no entanto, não é muito fiável. No total, os dois volumes reproduzem mais de uma centena de obras de arte em estampas gravadas, em grande parte, a ponteado, sépia, bisque, cinza e cinza-verde (cinco estampas são duplas). A edição é impressa em papel de elevada gramagem e qualidade. Exemplar com ligeira acidez e ocasionais manchas. Encadernações do século XX, inteiras de carneira.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

gavel€ 1,700Vendido

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FR. MANUEL POUSÃO - C. 1593-1683
Passionário Português do séc. XVII
POUSÃO, Frei Manuel, O.S.A.- LIBER | PASSIONUM, | ET EORUM | QUÆ A DOMINICA PALMARUM, | usque ad Sabbatum Sanctum cantari solent. | AVCTORE | P. FR. EMMANUELE POUZAM, | ORDINIS EREMITARUM S. AUGUSTINI, | Provinciæ Lusitaniæ. | PRIMA EDITIO.- Lugduni: Ex Typographia Petri Guillimin, Sumptibus Joannis à Costa, & Didaci Suarez, 1675.- 162 p.: notação musical; 36 cm.- E. Segundo Barbosa Machado, Fr. Manuel Pousão (c. 1593-1683), era natural de Alandroal e professou no Convento da Graça, de Lisboa, da Ordem de Santo Agostinho, onde foi Mestre de Capela. A edição, impressa em Lyon por motivos desconhecidos, é constituída por 20 cadernos (A-T4, V5), uma folha de rosto e 80 folhas com notação musical quadrada tradicional a negro sobre pautas de cinco linhas a vermelho. Versão actualizada de livros de cantochão congéneres anteriores, como, por exemplo o Passionário de Fr. Estêvão, impresso em Lisboa, em 1595, introduz contudo novas formas melódicas, reduzindo os vocalizos de grande extensão, de expressão bizantina. A este respeito deverá ler-se «O Canto da Paixão nos séculos XVI e XVII: a singularidade portuguesa», de José Maria Pedrosa Cardoso, Coimbra, 2006 (5.1.4., p. 149 e seg.), de onde foram recolhidos parte dos elementos para a presente descrição. Pertence manuscrito, na página de rosto: Do Convento da Graça de Torres-vedras. Exemplar aparado, um pouco manuseado e com alguma acidez. Encadernação da época, inteira de carneira, um pouco cansada, à qual terá sido acrescentado, no século XIX, o super-libros da Casa Palmela, em ambos os planos. Vieira, II, p. 230. Alegria, p. 133.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

gavel€ 440Vendido

358

Colecção Completa da Revista Presença
PRESENÇA: fôlha de arte e crítica: quinzenário / directores e editores Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões, José Régio.- Nº 1 [volume primeiro] a nº 2 (série II, ano XII), (10 de Março de 1927 a Fevereiro de 1940).- Coimbra: Atlântida, 1927-1940.- 56 números em 1 caixa e 4 vols.: il.; 36 e 24 cm.- E. Colecção completa da mais importante revista literária do século XX, veículo do modernismo literário e artístico e continuadora da geração do Orpheu. Da lista dos seus colaboradores constam os nomes mais sonantes da literatura portuguesa daquela corrente literária, tais como Fernando Pessoa, José Régio, Almada, Júlio, Gaspar Simões, Carlos Queiroz, Branquinho da Fonseca, Raul Leal, Mário Saa, e muitos outros. Conjunto acondicionado em 1 caixa e 4 volumes, contendo: I (caixa) - números 1 a 14/15 (em brochura); II - números 16 a 27 + índice do volume primeiro; III - números 28 a 48 + índice do volume segundo; IV - números 49 a 53/54 + índice do volume terceiro; V - números I e II (série II, de menor formato). Nº 1 e nº 2 ligeiramente manuseados; nº 3 (8 p.) com grave falha nas folhas 3/4 e 5/6 (bifólio interior), com fac-símiles de substituição; nº 14/15 (duplo), com pequeno rasgão nas duas últimas folhas, sem falta de suporte. De resto, todos os números em bom estado. O conjunto inclui ainda solto o número único comemorativo, publicado em Coimbra, em 1977. Caixa e volumes revestidos de linson azul.

euro_symbol€ 3,000 - 4,500 Base - Estimativa

gavel€ 3,800Vendido

euro_symbol€ 200 - 300 Base - Estimativa

gavel€ 200Vendido

361

MANUEL DE FARIA E SOUSA - 1590-1649
EVROPA | PORTVGVESA. | POR SU AUTOR | MANUEL DE FARIA, Y SOUSA | Cavallero de la Orden de Christo, y de la | Casa Real. | TOMO I. [& TOMO II.] | ...- En Lisboa: A costa d'Antonio Craesbeeck de Mello Impressor de S. Alteza, 1675.- 2 vols.: il.; 27 cm.- E. Junto com: -----.- EVROPA | PORTUGUESA. | SEGUNDA EDICION | CORRETA, ILVSTRADA, Y AÑADIDA EN | tantos lugares, y con tales ventajas que és labor nueva. | ... | TOMO III. | ...- Lisboa: A costa d'Antonio Craesbeeck de Mello Impressor de S. Alteza, 1680.- [14], 442 (aliás 322) p.: 6 retratos; 27 cm.- E.
Conjunto completo. Os dois primeiros tomos, com data de 1675, na edição original (o rosto gravado do segundo tomo pertence a uma variante) e o terceiro tomo em segunda edição, com data de 1680. O primeiro tomo encerra uma história do mundo desde a sua criação até à fundação da nacionalidade portuguesa. O segundo e o terceiro são constituidos pela história dos diversos reinados, respectivamente até D. João III e Filipe III, incluindo os retratos a talhe-doce, de todos os monarcas (22 gravuras a talhe-doce), incluindo o do Conde D. Henrique. A colação dos dois primeiros tomos é a seguinte: tomo I - [8], 491, [1] p.; tomo II - [8], 224 (aliás 624) p.: 16 retratos. A paginação do terceiro tomo apresenta um salto da p. 240 para a p. 341. As páginas de rosto dos dois primeiros tomos são gravadas a talhe-doce; a do terceiro é tipografada. Primeiro e terceiro tomo com pertences manuscritos da época: De Diogo de Fon[se]ca Pinto de Albuq[uerqu]e (provavelmente o capitão-mor da vila de Trancoso na segunda metade do século XVIII). O terceiro tomo apresenta o segundo fólio e o caderno S (6 folhas) mais curtos, indiciando terem sido acrescentados a partir de outro exemplar. Os três tomos com leve acidez. Encadernações da época, inteiras de carneira (a do segundo tomo ligeiramente diferente). Inocêncio, V, p. 417. Samodães, 1161. Biblioteca de D. Manuel II, 866. Arouca, S 538 (tomo I), 540 (tomo II, com data de 1675) e 541 (variante não referida por Arouca).

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 950Vendido

363

Cérémonies et coutumes religieuses de tous les peuples du monde
PICART, Bernard (il.).- Cérémonies et coutumes religieuses de tous les peuples du monde; réprésentées par des figures dessinés de la main de Bernard Picart; avec des explications historiques et des dissertations curieuses.- Nouvelle édition, entièrement conforme a celle de Hollande...- Paris: L. Prudhomme, 1807.- 5 tomos em 6 vols. (tomos 1, 2, 6, 7 [2 vols.] e 12): il.; 40 cm.- E. Exemplar de trabalho, com numerosas faltas e imperfeições, constituído pelos tomos I (Juifs et Chrétiens Catholiques), II (Catholiques Romains), VI (Peuples Idolâtres), VII ([première partie] Peuples Idolâtres), VII ([deuxième partie] Peuples Idolâtres) e XII (second des Superstitions). O conjunto apresenta numerosas faltas e imperfeições de difícil discriminação, sendo as seguintes as mais graves e aparentes. Tomo I (desconjuntado): inclui 27 gravuras de plena página (frontispício + 26 grav., de acordo com o índice), faltando-lhe as gravuras 4, 17, 21, 22 e 28 (todas duplas), corte de traça profundo afectando as últimas 12 folhas e 3 grav.), leve mancha de água (de maré) no terço superior, junto ao festo; tomo II: conserva todas as 33 gravuras (5 duplas), mas as 5 primeiras danificadas por manchas de água e cortes de traça as últimas 20 folhas e 2 gravuras (restantes gravuras limpas, incluindo 3 duplas); tomo VI (sem manchas nem cortes: faltam 7 gravuras das 27 que deveria conter (3, 5, 6, 13, 19, 23 e 26); tomo VII (1ª parte): completo com as 44 gravuras, mas cerca de metade do volume e das gravuras danificadas por fortes manchas de fungos e cortes de traça; tomo VII (2ª parte): completo com as 33 gravuras limpas e sem cortes; tomo XII: completo com as 2 gravuras, corte de traça na margem inferior da primeira metade e forte mancha de água e fungos na segunda metade. Boas encadernações da época, inteiras de carneira racinée, com lombadas lisas.

euro_symbol€ 400 - 600 Base - Estimativa

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364

HENRY KOSTER - 1793-1820
Voyage dans la partie septentrionale du Brésil, depuis 1809 jusqu'en 1815
KOSTER, Henry.- Voyage dans la partie septentrionale du Brésil, depuis 1809 jusqu'en 1815, comprenant les provinces de Pernambuco (Fernambouc), Seara, Paraïba, Maragnan, etc.; / traduits de l'anglais par M. A. Jay.- A Paris: chez Delaunay, 1818.- 2 vols.: il.; 20 cm.- E. Primeira tradução francesa deste apreciado livro de viagens, cujo autor (ca. 1793-1820), também conhecido como Henrique da Costa, filho de um negociante de açúcar inglês, de Liverpool, nasceu no Porto. Muito novo, Koster viajou para o Brasil, onde viveu a maior parte da sua vida, tendo-se dedicado ao cultivo e exportação de café. No prefácio da sua obra podemos ler: «...la langue portugaise m’est plus familière que celle de mon pays... les avis et la grande bibliothèque de M. Southey m’ont été d’un grand secours». A colação de cada um dos tomos é a seguinte: I - [4], xilx (aliás xlix), [3], 376 p.: 2 mapas desdobr., 6 águas-tintas color.; II - [4], 512, [2] p.: 2 águas-tintas color. Exemplar aparado, mas completo e limpo, contendo a planta do porto de Pernambuco, o mapa da capitania e as oito águas-tintas coloridas à mão, de acordo com o índice, embora duas deslocadas. Encadernações da época, com as lombadas em marroquim negro. Sabin, 38273. Borba de Moraes (Brasiliana), I, p. 438 (the copies with coloured plates are rare).

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

gavel€ 1,100Vendido

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