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CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão 189, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte: um leilão especial, de duas sessões, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade e que inclui também múltiplas peças de Alta Decoração.

Dois notáveis Serafins Candelários, par de esculturas em madeira entalhada, policromada e dourada de grandes dimensões, portugueses, séc. XVIII, ilustram a capa (lote 786).

Alguns destaques:

Cross-culture
Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças, as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligámos desde o século XVI.

  • Contador de estrado com duas portas vertente de influência Mogol, séc. XVII (1ª metade) (Lote 742);
  • Contador de estrado com duas portas, vertente de influência Mogol, séc. XVII (1ª metade) (lote 745);
  • Tsuba (guarda de espada), Arte Namban, vertente nipo-portuguesa, período Momoyama (1573-1615) representando a "Grande Nau Preta (ou do Trato)") (lote 740);
  • Tsuba (guarda de espada), Arte Namban, vertente nipo-portuguesa, período Momoyama (1573-1615) representando “Dois portugueses” (lote 741).

Pintura portuguesa e estrangeira

  • DOMINGOS SEQUEIRA - 1768-1837 “Sagrada Família, Santa Isabel, São João Baptista menino e dois anjos”, óleo sobre tela, assinado e datado de Roma (lote 130);
  • JOSÉ JÚLIO DE SOUSA PINTO - 1856-1939 “Trecho de Valongo com figuras” óleo sobre tela, assinado (lote 133);
  •  Natureza morta – caça pendurada, óleo sobre tela, escola holandesa, séc. XVII (lote 589).

Pratas e Jóias

  • Salva de pé baixo em prata dourada “São Jorge a cavalo matando o dragão”, portuguesa, séc. XVI (inícios) (lote 885);
  • Gargantilha com pendente/alfinete, platina e ouro, cravejada com diamantes em talhe rosa e 13 em talhe antigo de brilhante com o peso aproximado de 3,70 ct., e um em talhe antigo de brilhante de cor fancy yellow canary com o peso aproximado de 0,50 ct.872, Europa, séc. XIX/XX (lote 872).

Porcelana Chinesa

  • Molheira "Búzio" e travessa recortada, porcelana chinesa de exportação, reinado Qianlong (1736-1795) (lote 263);
  •  Prato fundo grande, porcelana chinesa dita de Swatow, decoração a azul "Evocação marítima", com rosa-dos-ventos demarcando os oceanos, e duas grandes embarcações, muito provavelmente portuguesas, aba com reservas com brasões ladeadas por corvos, tradicionalmente atribuídos à cidade de Lisboa (lote 513).

Faiança

  • Gomil canelado em faiança portuguesa do séc. XVII (3º quartel) (lote 66).

Mobiliário Português e estrangeiro

  • Cómoda D. João V / D. José, em pau-santo, portuguesa, séc. XVIII (lote 40);
  • Conjunto de 20 cadeiras D. José em pau-santo, portuguesas, séc. XVIII (lote 41).

Diversos

  • “Batalha de cavalaria” tapeçaria flamenga de grandes dimensões, séc. XVII (1ª metade) (lote 300);
  • Lustre de saco de 24 lumes Carlos X (1824-1830), bronze relevado e dourado, vidrinhos e pingentes de cristal, bobèches em cristal relevado «ponta-de-diamante, marcadas Baccarat, francês, séc. XIX (1ª metade) (lote 286);
  • Guéridon com tampo em mármore com embutidos em «Pietra dura», italiano, séc. XIX (lote 578);
  • Caneca com tampa "Tankard", em pedra «serpentina», aros, pega e tampa em metal relevado, gravado e dourado, alemã, séc. XVII (lote 321);
  • Par de candelabros de quatro lumes Napoleão III, bronze relevado e prateado "Esfinges", "Cabeças de carneiro" e "Efígies Imperiais", franceses, séc. XIX (4º quartel) (lote 629);
  • Par de candelabros de nove lumes, bronze prateado CHRISTOFLE, decoração relevada "Furão e aves", franceses, séc. XIX (lote 800).

De referir finalmente o significativo conjunto dedicado ao livro antigo (lotes 400 a 436).

Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Maria de Alvim                    Miguel Cabral de Moncada

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