O site da Cabral Moncada Leilões utiliza Cookies para proporcionar aos seus utilizadores uma maior rapidez e a personalização do serviço prestado. Ao navegar no site estará a consentir a utilização dos Cookies.Saiba mais sobre o uso de cookies

CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão Presencial 219, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte, Livros Antigos, Arte Moderna e Contemporânea: um leilão especial, de sessão única, abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade.

Alguns destaques:

CAPA: BALTAZAR GOMES FIGUEIRA (1604-1674) E JOSEFA DE ÓBIDOS (OU DE AYALA) (1630-1684) - “Mês de Abril” (c. 1668), inscrição manuscrita “Pascoa de flores Abril/[...]/quando Alleluya amanhece/[...]”, assinado “Obidos" (Lote 150).

PINTURA E ESCULTURA

  • Circuncisão do Menino Jesus, óleo sobre madeira, cópia de painel do Retábulo da Capela-mor da Sé de Lamego, da autoria de Vasco Fernandes (Grão Vasco) - c. 1475-1542, escola Portuguesa, séc. XVI (meados) (Lote 90);
  • JEAN PILLEMENT - 1728-1808 - Paisagens com figuras, par de óleos sobre cobre, assinados (Lote 96);
  • MORGADO DE SETÚBAL (JOSÉ ANTÓNIO BENEDITO SOARES DA GAMA DE FARIA E BARROS) - 1752-1809 - Velhos na taberna, óleo sobre tela, assinado e datado de 1798 (Lote 152);
  • JOAQUIM MARQUES - 1755-1822 - Vista da foz do rio Douro, Porto, óleo sobre tela (Lote 151);
  • ALFREDO KEIL - 1850-1907 - “O mosqueteiro”, óleo sobre tela, assinado e datado de 1875 (Lote 95); “Rua dos Amores - Collares”, óleo sobre tela colada em cartão, assinado e datado de 1881 (Lote 155);
  • ANTÓNIO RAMALHO - 1858-1916 - Pescadores à linha, óleo sobre madeira, assinado e datado de Paris - 1884-86, dedicado À Mme VAILLANT-COUTURIER - SOUVENIR D'AMITIÉ (Lote 156);
  • JOÃO VAZ - 1859-1931 - “Barcos no Sado”, óleo sobre tela, assinado e datado 1884 (Lote 98); “Forte de Nossa Senhora da Assunção - Vila do Conde”, óleo sobre tela, assinado (Lote 161); “Vista de cais com embarcações”, óleo sobre madeira, assinado (Lote 167);
  • HENRIQUE POUSÃO - 1859-1884 - “Casas rústicas de Odemira”, óleo sobre tela, assinado (Lote 166);
  • CARLOS REIS - 1863-1940 - Horta, óleo sobre tela, assinado (Lote 97); Paisagem com figura, óleo sobre tela, assinado (Lote 162);
  • ALVES CARDOSO - 1883-1930 - Ceifeira, óleo sobre tela, assinado e datado de 1912 (Lote 159); “Ao fim da tarde”, óleo sobre tela, assinado e datado de 1921 (Lote 160); Paisagem com ruínas, óleo sobre tela, assinado e datado de 1908 (Lote 164);
  • AMADEO DE SOUZA-CARDOSO - 1887-1918 - “Tu pars? - Oui j’ai mal au coeur”, aguarela sobre papel, assinada (Lote 302);
  • JORGE VIEIRA - 1922-1998 - Cabeça masculina, escultura em terracota com engobes (Lote 249); Cavaleiro, placa em terracota com engobes (Lote 250); Casal, escultura em bronze patinado (Lote 251); Mocho, escultura em bronze patinado (Lote 252);
  • ANTÓNIO CHARRUA - 1925-2008 - Sem título, tríptico, óleo sobre tela, assinado e datado de 1994 (Lote 313);
  • JÚLIO POMAR - 1926-2018 - “Tigre Azul”, colagem e pintura acrílica sobre tela colada em tela, assinada e datada de 1980 (Lote 307);
  • MANUEL CARGALEIRO - NASC. 1927 - Sem título, guache sobre papel (Lotes 311, 312, 323); técnica mista sobre papel (Lotes 324 e 325);
  • ÁLVARO LAPA - 1939-2006 - “Plurador (3)”, acrílico e colagem sobre platex, assinado (Lote 314); Sem título, acrílico, pastel de óleo e colagem sobre papel (Lote 316); “Oral”, tinta da China sobre papel, assinada (Lote 317); Sem título, acrílico sobre tela, assinado (Lote 318).

ANTIGUIDADES

Arte Indo-Portuguesa

  • Escritório, sissó, faixas com embutidos de marfim gravado, vertente Mogol, séc. XVII (Lote 276);
  • Escritório, teca, revestimento integral a ébano e sissó com filetes e faixas embutidas de marfim e ébano, vertente Mogol, séc. XVI/XVII (Lote 277);
  • Anjos ajoelhados, par de esculturas em marfim, séc. XVII/XVIII (Lote 281);
  • Senhora europeia, iluminura sobre papel, Índia, Rajastão, provavelmente Bikaner, séc. XVIII (1º quartel) (Lote 293);

Arte Namban

  • Cofre, madeira revestida a laca negra com incrustações de madrepérola e decoração a ouro “Flores”, período Momoyama (1573-1615) (Lote 275).

PORCELANA CHINESA DE EXPORTAÇÃO

  • Terrina “Cabeça de Javali”, decoração policromada e dourada, reinado Qianlong (1736-1795) (Lote 67);
  • Garniture, porcelana Chinesa de exportação, decoração relevada, policromada e dourada “Flores e frutos”, pomos das tampas relevados “Leões budistas” com decoração a azul e dourado reinado Yongzheng (1722-1735) (Lote 70); 

MOBILIÁRIO

    • Cómoda «torta e retorta», D. João V (1706-1750)/D. José (1750-1777), nogueira com entalhamentos, Portuguesa (Lote 41);
    • Armário copeiro com três gavetões simulando oito gavetas, barroco, pau-santo, Português – Açores, séc. XVII (2ª metade) (Lote 33);

LIVROS RAROS – LOTES 201 A 248

    • SAN ROMAN Y RIBADENEYRA, Frei Antonio de, O.S.B.- HISTORIA GENERAL | DE LA YNDIA ORIENTAL En Valladolid: por Luis Sanchez, 1603 (Lote 247);
    • FERNANDO PESSOA Antinous: a poem / by Fernando Pessoa.- Lisbon: Monteiro & Co., 1918 (Lote 248);
    • MANUSCRITO.- ARRAIS, D. Frei Amador, O.C.C.- Bula do Papa Gregório XIII, confirmando a eleição de D. Frei Amador Arrais para Bispo de Portalegre.- Século XVI (1581) (pergaminho) (Lote 222);

GRAVURAS – LOTES 100 a 119

    • Diversas vistas da cidade de Lisboa – Lotes 100, 105, 107, 113, 116 e 117;
    • “Gula” e “Soberba”, duas gravuras a talhe-doce (buril), da autoria de Pieter ven der Heyden (ca. 1530-ca.1585), segundo original de Pieter Brueghel o Velho (1525/1569) da série “Sete pecados capitais” (Lotes 118 e 119);
    • NEWCASTLE, William Cavendish, 1st Duke of.- 3 conjuntos de 4 gravuras a talhe-doce (buril e água-forte) da obra “Methode et invention nouvelle de dresser les chevaux”.- A Londres: Chez Jean Brindley, 1737 (Lotes 109, 110, 111);
    • JAPÃO.- Iapponiae Noua & accurata descriptio Per R.P. Antonium Francisco Cardim Societatis IESV et Elogia Iapponica.- [Romae: Typis Heredum Corbelleti, 1646].- 1 gravura a talhe-doce (Lote 108).

PRATAS E JÓIAS

    • Diversas salvas de aparato e de casamento, prata repuxada e cinzelada, séc. XVII; XVIII e XIX (Lotes 403 a 410);
    • Par de brincos, platina e ouro, cravejados com 8 diamantes em talhe antigo de brilhante com o peso aproximado de 2,70 ct.; Portugueses, séc. séc. XX/XXI contraste pós-2021 (Lote 390);
    • Anel, ouro e prata, cravejado com diamantes em talhe rosa e 15 em talhe antigo de brilhante com o peso aproximado de 5,0 ct., tendo o maior cerca de 1,25 ct., séc. XIX/XX (Lote 393);

DIVERSOS

    • Diversas casacas e calções em seda bordada, Portugueses, séc. XVIII (Lotes 374 a 378);
    • Putto com ave e Putto com romã, par de esculturas em mármore, Europeias, séc. XVIII (2ª metade) (Lote 194);
    • Gato, escultura em faiança provavelmente da Real Fábrica de Louça, ao Rato, Portuguesa, séc. XVIII (4º quartel) (Lote 21);
    • Relógio de mesa - duas esculturas "Putti alegóricos à «Literatura» e à «Pintura» Napoleão III (1848-1870) bronze dourado e patinado séc. XIX (2ª metade) marca de fabricante JAPY FRERES & Cie G[ran]de Med[aile] d'Honneur (Lote 53);
    • Diversos tapetes orientais – Turquistão, Irão, Índia e Turquia - Lotes 120 a 134;
    • Diversos tabuleiros e peças de xadrez e outros jogos – Lotes 328 a 340.

Esperando ter o gosto de os receber em breve, presencial ou virtualmente, a todos desejamos desde já, com os nossos   cumprimentos, muito Boas Festas!

Pedro Maria de Alvim                       Miguel Cabral de Moncada

Mensagem