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Sessão única | December 13, 2021  | 399 Lotes

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NUNES, Pedro.- PETRII NONII | Salaciesis, DE ARTE | ATQVE RATIONE NAVIGANDI | LIBRI DUO. | EIVSDEM in theoricas Planetarum Georgij Purba- | chij annotationes, & in Problema mechanicum Aristo | telis de motu nauigij ex remis annotatio vna. | EIVSDEM de erratis Orontij Finœi Liber vnus. | EIVSDEM de Cropuscolis Lib. 1. Cum libello Allacen de causis Crepusculorim. [gravura xilográfica com as armas de Portugal].- Conimbricæ: In ædibus Antonij à Marij, Vniuersitatis Typographi. Anno 1573.- [12 (aliás 10)], 201 [i. é 200], [2], 56, [2 br., 2], 63 [i. é 64], [3, 1 br.] p.: il.; 28 cm.- E. Pedro Nunes (1502-1578), nasceu em Alcácer do Sal, de família judia, estudou na Universidade de Salamanca; foi cosmógrafo-mor do Reino e professor na Universidade de Coimbra, tendo beneficiado da protecção da Corte, nomeadamente dos infantes D. Luís, D. Henrique e D. Duarte, que foram seus discípulos. Segundo Henrique Leitão, “De arte atque rationi navigandi”, aqui publicado pela primeira vez, é considerado “o mais importante livro do autor e, por isso, também, o mais importante livro de ciência portuguesa”. Edição conjunta de quatro importantes textos científicos, os dois primeiros com paginação seguida e um único rosto comum. Os dois restantes textos com rostos e paginações independentes, apresentam a particularidade de as datas dos pés de imprensa terem sido emendadas manualmente, na época, de 1571 para 1573. Ambos têm a indicação no rosto de “Secunda editio”. Exemplar com falta da 6ª folha preliminar que deveria contar a errata e, no verso, uma representação da rosa dos ventos; com ligeira acidez e ocasionais leves manchas de maré. Rosto da segunda parte (De erratis...) ligeiramente mais curto. Carimbo circular (±25 mm) apagado nas três folhas de rosto, resultando ligeira abrasão; restauro menor na última folha. Interessante pertence manuscrito na página de rosto, assinado por Caspar Hersbach Agrippinas (impressor e editor de Colónia), datado de 1619. Encadernação recente, inteira de tela em tons de pergaminho. Anselmo, 861. BN (Séc. XVI), 523. Biblioteca de D. Manuel II, 308, 310 e 311.

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