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2ª Sessão | December 11, 2018  | 310 Lotes

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euro_symbol€ 15,000 - 22,500 Base - Estimativa

gavel€ 15,000Vendido

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Céfalo e Prócris óleo sobre madeira restauros, pequenos defeitos atribuível ao círculo de Abraham Bloemaert (1564-1651) Dimensões (altura x comprimento x largura) - 167 x 185 cm Notas: ABRAHAM BLOEMAERT (1564-1651) é uma das mais fortes personalidades da pintura holandesa do último Maneirismo. Seguiu num primeiro momento o estilo de Franz Floris e dos «fiamminghi» romanizados e, já em fase avançada de carreira (apesar de não ter ido a Itália), a influência do chiaroscuro de Caravaggio, adoçando o seu estilo através de um requintado naturalismo lumínico. Nascido em Gorinchem, filho de um arquitecto, o artista mudou-se em 1576 para a cidade de Utrecht, aí permanecendo toda a sua vida; foi presidente da guilda de São Lucas (que ajudou a fundar em 1611) e mestre de uma operosa oficina. Salvo as breves incursões a Amesterdão e Paris, viveu sempre em Utrecht no tempo da chamada Guerra dos Oitenta Anos, o sangrento conflito entre católicos e protestantes durante a ocupação espanhola dos Países-Baixos. Como católico, Blomaert realizou obra numerosa para igrejas, tanto no sul como nas províncias do norte dominadas pelos protestantes e contam-se, neste género, algumas das suas obras-primas (Adoração dos Pastores do Louvre e Epifania de Grenoble); pintou também alegorias, cenas histórico-mitológicas e naturezas-mortas. A sua obra expõe-se nos grandes museus (Louvre, Berlim, Bruxelas, Utrecht, Grenoble, Metropolitan, etc…). Como artista, Blomaert situa-se entre o Maneirismo galante e caprichoso de inspiração italo-francesa, com ressonâncias da arte de Floris e da "escola" de Fontainebleau, e as influências naturalistas de Caravaggio, que recebeu por contacto com Gerard van Honthorst e Hendrick ter Brugghen, seguidores do caravagismo em Roma. Além de pintor fecundo, Blomaert foi famoso como gravador, produzindo centenas de estampas e tendo editado em 1650 um manual de gravura, Tekenboek, com um dos seus quatro filhos pintores, Frederick Blomaert. Se bem que os seus estilemas sejam sobretudo os de um tardo-maneirista do Norte, teve ressonâncias na pintura portuguesa no caso de Josefa de Óbidos (1630–1684), que lhe seguiu o modelo gravado da Adoração dos Pastores num dos seus cobres.

Prof. Dr. Vitor Serrão, Historiador de Arte (IHA-FLUL)


Composição Geral - Adão e Eva segundo desenho original de Abraham Bloemaert (Dutch, 1566-1651), gravada por Jan Saenredam, Engraver (Dutch, 1565-1607)  - Sobre a gravura ver o site: http://collections.vam.ac.uk/item/O727946/adam-and-eve-print-abraham-bloemaert/.

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