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1ª Sessão | May 28, 2018  | 409 Lotes

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FREI CARLOS (?-1540) São João Evangelista óleo sobre madeira de carvalho moldura possivelmente original em carvalho com restos de pintura e de dourado restauros Dimensões (altura x comprimento x largura) - (pintura) 50 x 32 cm; (total) 64 x 43 cm Notas: Este São João Evangelista é, tanto quanto sabemos, uma obra completamente desconhecida da nossa historiografia da arte. Trata-se de um painel de um pequeno retábulo, ou de uma predela de um conjunto maior, com a figura do santo, isolada, num alpendre com muro e um par de finas colunas clássicas abrindo para uma paisagem que serve de fundo à figura.
A sua construção material apresenta como suporte duas tábuas de carvalho, justapostas na horizontal, o que não é muito comum, e o enquadramento da moldura parece ser o original do primitivo retábulo. A camada cromática está gasta em muitos pontos, não só no chão e no muro, mas também em pequenas áreas das mãos e do rosto, mas, por boa fortuna, o tempo deixou-nos intacto o belo manto e vestido do santo, de um vermelho puríssimo, pregueado correto e suaves transições da luz para a sombra. A tonalidade peculiar desse vermelho, essa subtileza no claro-escuro e o desenho contido do pregueado remetem-nos, creio, para a obra de Frei Carlos, um pintor flamengo radicado em Portugal, que professou no convento do Espinheiro em Évora em 1517 e faleceu em 1540, no convento de S. Jerónimo do Mato, da mesma Ordem, próximo de Alenquer, trabalhando quase exclusivamente para conventos da sua Ordem. Além dos valores do manto vermelho, a gestualidade da figura, o desenho dos ladrilhos e a incorporação do Santo no espaço pictural, num primeiro plano de arquitectura abrindo para uma paisagem simplificada, recordam obras do pintor, como os Santos Brás e Cristovão do Museu de Évora, por exemplo ou, mais longinquamente, o Bom Pastor do Museu Nacional de Arte Antiga.

Joaquim Oliveira Caetano
Historiador de Arte e Consevador de Museus

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