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1ª Sessão | December 15, 2014  | 429 Lotes

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euro_symbol€ 3,000 - 4,500 Base - Estimativa

gavel€ 6,200Vendido

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A mais bela edição do D. Quixote de Cervantes CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de.- El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha.- Nueva edicion corregida / por la Real Academia Española.- En Madrid: por Don Joaquin Ibarra, 1780.- 4 vols.: il.; 29 cm.- E. A edição, que segue o texto da primeira de 1605 e foi impressa num tipo especialmente desenhado por Joaquin Ibarra, é considerada por Palau "Magnífica y superior en belleza artistica a todas las que hasta entonces se habían hecho en España y en el extranjero". Os quatro volumes apresentam a seguinte colação: I - [4], XIV, CCXIV, 199 p.: 1 front., 1 retrato, 1 mapa f. dupla, 6 gravuras; II - [4], 418 p.: 1 front., 1 mapa f. dupla, 9 gravuras; III - [2], XIV, 306 p.: 1 front., 1 mapa f. dupla, 7 gravuras; IV - [4], 346 p.: 1 front., 1 mapa f. dupla, 9 gravuras. As gravuras foram abertas em cobre por Selma, Carmona, Gil, Moles, Fabregat, Ballester, de la Cruz, Montaner e Barceló, segundo originais de Carnicero, Castillo, Brunete, Barranco, Arnal, Gil e Ferro, os melhores artistas da época; o retrato foi gravado segundo o original oferecido pelo conde de Aguila à Real Academia; o mapa é da autoria de Tomás López e repete-se no final de todos os volumes. A edição, de grande qualidade gráfica, como é apanágio dos prelos de Joaquin Ibarra, é ainda adornada com numerosas vinhetas e motivos decorativos tipográficos. Principais características do exemplar: vol. I - rasgão na margem inferior da gravura da pág. 58 (sem falta de suporte) e pequeno dano na margem interior, junto ao festo, em cerca de 19 folhas (pág. CCXXI a pág. 34), ocasionais manchas ligeiras; vol. II - manchas ligeiras na gravura da pág. 320; vol. III - manchas de água, por vezes com fungos, no quarto superior de quase todo o volume, mais visíveis nas primeiras 50 e últimas 50 folhas; IV - restauro no canto superior exterior da primeira folha (p. 1/2) sem afectar o texto. Pertence manuscrito de Sophie Potocka em todos os volumes, e diversos carimbos da Biblioteka Tulczynska nos volumes II, III e IV. Ex-libris da Biblioteca do Dr. Ricardo Espírito Santo. Belíssimas encadernações da época, inteiras de marroquim vermelho, ligeiramente cansadas, com alguns cantos amassados e vestígios de humidade; dentelle neoclássica a ouro em todos os planos e lombadas lisas igualmente trabalhadas a ouro (com três rótulos) com motivos neoclássicos; guardas em seda moirée azul, roda em cadeia na espessura das pastas e corte das folhas dourado. Brunet (un vrai chef-d'oeuvre typographique), I, 1749. Salvá, 1564. Updike (Printing types), II, p. 73. Palau, 52024. Livro da Biblioteca Tulczynska de Sophia Potocka Sofia Potocka (1760-1822), cortesã de origem grega e condessa polaca por casamento, em segundas núpcias, com o conde e general Stanislaw Felix Potocki; de entre os seus admiradores salientam-se os nomes sonantes de Carlos X, rei de França, Grigori Potemkine, príncipe de Taurídia, Luís XVIII, rei de França, Jean-Baptiste du Barry, conde du Barry, Josef Antoni, príncipe Poniatowsky, etc. Consta que o seu primeiro marido, o general de Witte, a terá passado ao segundo marido em pagamento de uma avultada dívida de jogo.

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