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Leilão 238 - 122

MANUSCRITO MUSICAL.- [GRADUAL].- Commune Sanctor[um].- Século XVIII/XIX.- 1 vol. (292 p.), notação musical; 83 cm.- E.
Manuscrito musical (livro de coro ou cantochão) estampilhado sobre pergaminho. Volume de grandes dimensões, contendo 196 folhas, paginadas de 1 a 292, com notação musical quadrada a negro, sobre tetragrama a vermelho (pauta com 4 linhas), claves e guião. Integra cânticos para a liturgia das festas dos santos não pontífices (Santoral ou Comum dos Santos), destinados aos períodos de preparação para a Páscoa (Septuagésima) e Pascal, propriamente dito. O título (no verso da 1ª folha) encontra-se enquadrado por grande moldura iluminada em tons de rosa; igualmente iluminada a primeira inicial da página seguinte (S), com decoração policromada (23x17 cm); todas as restantes iniciais estão enquadradas em molduras estampilhadas a azul. No final, inclui um cântico para a festa do próprio templo, sob a invocação de São João de Capristano, frade franciscano do século XV, canonizado em 1690 pelo papa Alexandre VIII. A ajuizar pelo guião da última pauta, na última página (nota ré), deverão faltar folhas no final. Sólida encadernação da época, inteira de carneira, com patine escurecida e decoração a seco nos planos e lombada, apresentando as seguintes aplicações metálicas em cada pasta: quatro cantos recortados e vazados, quatro brochos redondos; dois fechos completos, com presilhas de couro (um fecho parcialmente solto); ao centro de ambos os planos, um grande super-libros metálico com as armas da Ordem de São Francisco, encimadas por coroa real. Documento em geral bem conservado, apresentando, contudo, algum manuseamento e manchas, sobretudo na canto inferior externo (de manipulação), como é habitual. Manuscrito não datado, mas tendo em conta os aspectos estilísticos e técnicos (estampilhas), poderá ter sido produzido no final do século XVIII ou nos primeiros anos do século seguinte. De proveniência incerta, o volume não parece estar relacionado com a produção de manuscritos musicais de Mafra, mas antes com dois livros de coro existentes na Biblioteca Nacional, respectivamente com as cotas L.C. 344 e 345.

euro_symbol€ 4,000 - 6,000 Base - Estimativa

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Leilão 238 - 242

XIMÉNEZ, Fray Andrés, O.S.H.- Descricion del Real Monasterio de San Lorenzo del Escorial: su magnifico templo, panteon, y palacio: compendiada de la descripcion antigua, y exonerada con nuevas listosas láminas de su planta y montéa...- En Madrid: En la Imprenta de Antonio Marin, 1764.- [20], 452 p.: il.; 29 cm.- E.
Fr. Andrés Ximénez (1617-1692), monge jerónimo, foi professor e catedrático de vésperas no Real Mosteiro de São Lourenço do Escorial. Edição de grande aparato gráfico, ilustrada com as seguintes 18 gravuras a talhe-doce (não numeradas): 1 - Vista geral (p. 1); 2 - Fachada (p. 22); 3 - Corte (p. 30); 4 - Planta da escadaria (p. 68); 5 - Corte da escadaria (p. 69); 6 - Monumento aos antepassados da Rainha Maria Ana de Neuburgo (p. 204); 7 - 1º corte geral (p. 214); 8 - 2º corte geral (p. 222); 9 - Grande estante de coro (p. 226); 10 - Altar-mor (p. 296); 11 - Retrato de Filipe IV; 12 - Entrada do Panteão (p. 330); 13 - Escadaria do Panteão (p. 334); 14 - Planta do Panteão (p. 336); 15 - Altar do Panteão (p. 342); 16 - Altar do Panteão (p. 346); 17 - Candelabro (p. 347); 18 - Planta geral (p. 414). Com excepção das estampas 4, 11 e 12, que são de plena página, todas as restantes são desdobráveis. As gravuras encontram-se, em geral, muito limpas e bem dobradas; apenas as gravuras do monumento (6), do altar-mor (10) e do candelabro (17) apresentam alguns restauros, sobretudo nas dobras, apenas visíveis no verso; gravuras 13 a 17 com restauros menores na margem interior; pequeno corte de traça na margem superior das folhas Ss3 a Vv3 (8 folhas), afectando marginalmente quatro gravuras. De resto, um exemplar muito limpo e completo. Encadernação da época, inteira de pergaminho flexível, com falta dos atilhos e mancha de acidez na primeira guarda dupla. Palau, 376974.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

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Leilão 238 - 260

SILVA OEIRENSE, Francisco António da (ed. lit., imp. & grav.).- [Collecção de retratos de varões esclarecidos].- Lisboa: Francisco António da Silva Oeirense [e outros], 1822.- [1] f. gravada, [32] retratos; 49 x 33 cm. Junto com: FONTES, Constantino de.- [Alegorias à Constituição de 1822].- [Lisboa: s.n., 1822].- 6 gravuras; 33 x 49 cm.- E.
Volume constituído por duas séries de gravuras a talhe-doce, ambas completas. A primeira consta de uma folha gravada com a dedicatória a D. João VI (de onde foi retirado o título acima, uma vez que a folha de rosto nunca chegou a ser impressa) e 32 retratos, representando as seguintes personagens “esclarecidos” da Revolução Liberal (a numeração respeita a ordem do volume): 1 - Manuel Fernandes Tomás; 2 - José Ferreira Borges; 3 - José da Silva Carvalho; 4 - João Ferreira Viana; 5 - Duarte Lessa; 6 - José Maria Lopes Carneiro; 7 - José Gonçalves dos Santos Silva; 8 - José Pereira de Meneses; 9 - Francisco Gomes da Silva; 10 - João da Cunha Soto Maior; 11 - José de Melo e Castro de Abreu; 12 - José Maria Xavier de Araújo; 13 - Bernardo Correia de Castro e Sepúlveda; 14 - Sebastião Drago de Brito Cabreira; 15 - Domingos António Gil de Figueiredo Sarmento; 16 - José Pereira da Silva Leite de Berredo; 17 - José de Sousa Pimentel de Faria; 18 - José Pedro Cardoso e Silva; 19 - Tibúrcio Joaquim Barreto Feio; 20 - António Lobo Teixeira de Barros; 21 - António da Silveira Pinto da Fonseca; 22 - António Barreto Pinto Feio; 23 - Manuel Vaz Pinto Guedes; 24 - Gaspar Teixeira de Magalhães e Lacerda; 25 - Luís Pedro de Andrade Brederode; 26 - Francisco de Sousa Cirne de Madureira; 27 - Pedro Leite Pereira de Melo; 28 - Francisco José de Barros Lima; 29 - José Joaquim Ferreira de Moura; 30 - Fr. Francisco de São Luís; 31 - Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco; 32 - José Manuel de Sousa Ferreira e Castro. A autoria e data foram retirados da subscrição do primeiro retrato. A segunda série é composta por seis gravuras com alegorias à Constituição da Monarquia (em formato panorama), da autoria do gravador Constantino de Fontes: 33 - Dedicada à excelsa Soberania das Cortes Lusitanas; 34 - Facto do dia 24 de Agosto de 1820; 35 - Facto do dia 15 de Setembro de 1821; 36 - Dia 1º de Outubro de 1820; 37 - Facto do dia 21 de Janeiro de 1821; 38 - Constituição Portuguesa. Conjunto muito limpo, conservando todas as gravuras muito limpas e com grandes margens. Meia-encadernação de pele, da época, com ligeiro desgaste no papel da cobertura. Ernesto Soares, 1415 (Varões) & 1006 (Alegorias).

euro_symbol€ 2,000 - 3,000 Base - Estimativa

gavel€ 2,000Vendido

Leilão 238 - 268

BERNARDO DE CLARAVAL, Santo.- D. BERNARDI | Doctoris Mellitissimi, | AC PRIMA ABBATIS | Claræuallensis oenobij, | OPERA QVATENVS in HVNC | VSQVE DIEM EXTARE NOSCVNTVR, | Omnia accuuratissima recognitione & so- | leri collatione ad fidem exempla- | rium permultæ antiquitatis re- | stituta natiuæ integritati. | Quæ nostra hæc editio præter superiores nunc primum typis | euulgat, nosse licebit ex catalogo & appendice, [gravura xilográfica].- Venetiis: Ad Signvm Spei. M D XLIX. [1549].- [58], 451, [4] f.; 21 cm.- E. Junto com: -----.- OPVSCVLA | QVAEDAM, ET SER | MONES D. BERNARDI | CLARAEVALLENSIS COE- | NOBII ABBATIS PRIMI, | quæ nec in Lugdunensibus, neque in Pa- | risiensibus impressionibus | reperiuntur, NVPERRIME AVTEM IN QVODAM | uetustissimo exemplari inuenta, suis operibus | nunc per me excusis addita, quo- | rium indicem sequens in- | dicabit pagella. [gravura xilográfica].- Ad Signvm Spei, M. D. L. [1550].- 45, [3] f.; 21 cm. Junto com: -----.- D. BERNARDI | DOCTORIS MELLITISSIMI | AC PRIMI ABBATIS CLA- | RAEVALLENSIS COENOBII | OPERVM | TOMVS SECVNDVS. | QVATENVS IN HVNC VSQVE | DIEM EXTARE NOSCVNTVR, | omnia accuratissima recognitione & solerti col- | latione ad fidem exemplarium per- | mutæ antiquitatis nati- | uæ integritati | restituta. | [gravura xilográfica].- Venetiis: Ad Signvm Spei, 1549.- 485 f.; 21 cm.- E
Edição quinhentista veneziana de alguns dos textos mais importantes de um dos grandes Doutores da Igreja. São Bernardo (1090-1153), reformador da Ordem de Cister, canonizado em 1174 pelo papa Alexandre III, fundou em 1115 a Abadia de Claraval, casa-mãe de cerca de 350 mosteiros espalhados pela Europa, entre os quais o de Alcobaça. Pertences manuscritos antigos, em ambos os volumes: Cœnobijj Costensis vsu[m] vero obtinet Frater Antonii Rebellus; Fr. Diogo de Brandão. Rosto do primeiro volume com algumas manchas e cortes de traça, sem afectar o texto. Encadernações da época(?), inteiras de carneira, com decoração a seco nos planos e lombadas novas (reconstruídas), conservando os quatro fechos metálicos (uma presilha solta). Corte das folhas carminado com o nome do autor abreviado inscrito em grandes maiúsculas no corte frontal.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

gavel€ 750Vendido

Leilão 238 - 277

[SILVA, D. Jorge da].- TRACTADO EM | QVE SE CONTEM A PAI- | xam de Christo, segundo p Texto dos | Euangelistas muy deuotamente mora- | lizada: & outra Doctrina muito deuo- | ta & proueitosa, q[ue] mostra os proueitos | de se juntar hu[m]a Alma cõ Xpo & duas | Elegias à bem auenturada Magdalena | [gravura xilográfica] | Cõ hu[m] aparelho pera cõfessar & cõmu[m]- | gar: & hum virtuoso Exercicio, | & a Doctrina Christam. Com licença do Sancto Officio.- Euora: em casa de Martim de Burgos, impressor da Vniversidade, 1589.- [8], clxix, [6] f.; 13 cm.- E.
Obra devocional atribuída pela bibliografia a D. Jorge da Silva (†1578), fidalgo e conselheiro de Estado que acompanhou D. Sebastião na trágica jornada de África. No prefácio (2ª e 3ª páginas preliminares), o impressor Martim de Burgos, afirma: “Este liuro, deuoto Lector, imprimio nesta cidade Deuora meu Pay q[ue] Deos aja, per duas veses & toda a copia dos liuros se dispe[n]deo muito depressa...”, pelo que se trata da terceira edição, tendo as duas primeiras sido impressas por André de Burgos, igualmente em Évora, respectivamente em 1571(?) e 1574 (Anselmo, 379 & 409). Edição principalmente composta em caracteres redondos, com algumas epígrafes e títulos correntes em gótico. Exemplar aparado, com ligeira acidez e ocasionais manchas menores; folha de rosto um pouco mais curta; corte das folhas carminado, com excesso de tinta manchando por vezes, algumas margens. Encadernações inteira de carneira do século XX. Inocêncio, IV, p. 175 e VI, p. 333. Anselmo, 428. Biblioteca Nacional (Século XVI), 853. Biblioteca de D. Manuel II, não refere.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

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