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Leilão 1567 - 289

[VERNEY, Luis António].- Verdadeiro metodo de estudar...
[VERNEY, Luis António].- Verdadeiro metodo de estudar, para ser util à Republica, e à Igreja: proporcionando ao estilo, e necessidade de Portugal exposto em varias cartas, escritas polo R.P. ### Barbadinho da Congregasam de Italia ao R. P. Doutor na Universidade de Coimbra.- Valensa: na oficina de Antonio Balle, 1747.- 2 tomos em 1 vol.; 20 cm. Junto com: -----.- Reflexoens apologeticas à obra intitulada Verdadeiro metodo de estudar dirigida a persuadir hum novo metodo para em Portugal se ensinarem, e aprenderem as sciencias, e refutar o que neste Reino se pratica...- Valensa: Na Officina de Antonio Balle, 1748.- [4], 54 p.; 21 cm. Junto com: -----.- Resposta as reflexoens, que o R. P. M. Fr. Arsenio da Piedade Capucho fez ao Livro intitulado: Verdadeiro metodo de estudar.- Valensa: Na Oficina de Antonio Balle, 1758.- [2], 86 p.; 21 cm. Junto com: RETRATO de Mortecòr que em romance quer dizer noticia conjectural, das principais qualidades do author de uns papeis, que aqui andaõ, mas naõ correm com o titulo de Verdadeiro Methodo de estudar...- En Sevilha: en la Imprenta de Antonio Buccaferro, s.d.- 71 p.; 20 cm.- E. Invulgar segunda edição, publicada sob pseudónimo, um ano após a primeira, da conhecida obra de Verney, na qual este preconiza, sob inspiração iluminista, uma verdadeira reforma do ensino preparatório e superior em Portugal, tendo vindo posteriormente, ele próprio, a publicar quase todos os manuais propostos. Os dois tomos têm a seguinte colação: [12], 264 p.; [4], 243 p. Seguem-se mais dois títulos envolvidos na polémica provocada pela obra de Verney, publicados com local fictício e pseudónimo do autor, o último atribuído ao Pe. Francisco Duarte. Exemplar um pouco aparado, ligeiro manuseamento e com acidez, por vezes acentuada. Ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 7944 do leilão realizado em 1939/40). Encadernação da época, inteira de carneira, um pouco cansada e com falta das guardas. A este respeito deve ver-se a pormenorizada descrição de António Alberto de Andrade (Bibliografia verneiana, 12; p. 460) na sua obra «Vernei e a cultura do seu tempo» (Coimbra, 1966). Inocêncio, V, p. 222 e seguintes.

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Leilão 233 - 169

ANDRADE, Manuel Carlos de.- Luz da liberal e nobre arte de cavallaria.- Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1790.- XXVI, 454, [1, 1 br.] p.: 93 gravuras [i. e. 90], 1 retrato; 35 cm.- E.
Exemplar um pouco manuseado e com falta de quatro gravuras, de um dos mais belos livros impressos em Portugal no século XVII e, seguramente, um dos mais procurados. Inocêncio afirma que alguns pretenderam atribuir a obra ao 4º marquês de Marialva, estribeiro-mor, mas tal não foi até hoje confirmado. As 93 gravuras que constituem a edição (22 desdobráveis), representam, sobretudo, atitudes do cavalo no ensino e são abertas em chapa de cobre por diversos gravadores, sobretudo Luís Fróis, mas também Manuel Alegre, Luís Fernandez Piedra e outros, segundo originais de Joaquim Carneiro da Silva (Ernesto Soares, História, 1076). A estampa 76 (p. 390) apresenta uma curiosa subscrição: Silva del. — H. Queverdo aqua forti et terminé par J. J. Droüet 1792 (gravadores não referidos por E. Soares). O príncipe regente, futuro rei D. João VI, é representado nas gravuras 21, 29, 53 e 59 (E. Soares e Ferreira Lima, Dicionário de Iconografia, 1549 B). Vinhetas alusivas no início dos livros I e VI. Exemplar com as seguintes falhas e imperfeições mais significativas: falta das gravuras 2, 22 e 88; gravura 2 (dupla), seccionada e inutilizada; retrato do Príncipe Regente com ligeiras manchas; um furo de traça na margem superior da quase totalidade das folhas; gravura 33 empoeirada e com pequenas imperfeições. As restantes gravuras apresentam-se, em geral, limpas e bem dobradas. Ex-libris de Maria Amélia Cruz. Encadernação inteira de carneira, da época, cansada. Inocêncio, V, 386. Torrecilla, 25: [Edición] digna de las magníficas ediciones ilustradas del caballero Pluvinel y del duque de Newcastle.

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Leilão 233 - 170

CAMPANA AQUILANO, Cesare.- ASSEDIO | E RACQVISTO | D’ANVERSA, | Fatto dal | SERENISS. ALESSANDRO FARNESE | Prencipe di Parma, &c. | [...] | Historia di Cesare Campana, | DIVISA IN DVE LIBRI. | Con uma breue Narratione delle cose auuenute in Fiandria, dall’anno 1566. fin | al 1584. che comminciò detto Assedio; e com l’Arborede’ Conti di Fiandria, | accommodatiui gli Elogii à ciascheduno di grado in grado.- In Vicenza: Apresso Giorgio Greco. M D XCV. [1595].- [8], 125 p., 2 f. desdobr.: 1 gravura desdobr.; 21 cm.- E.
Cesare Campana (1540-1606), professor e historiador italiano, natural de Áquila, ocupou-se sobretudo da história dos Países Baixos e da Flandres. A obra relata o cerco que levou à capitulação de Antuérpia (entre Julho de 1584 e Agosto de 1585, episódio da Guerra dos 80 Anos), perante as forças espanholas comandadas por Alessandro Farnese (1545-1592), duque de Parma e Placência, marido da infanta D. Maria de Portugal, filha do infante D. Duarte e neta de D. Manuel I. Inclui uma gravura xilográfica desdobrável de grandes dimensões, representando o cerco, e duas folhas igualmente desdobráveis: a primeira com a árvore genealógica dos condes da Flandres; a segunda, a árvore dos principais senhores dos Países Baixos. Exemplar com diversos carimbos da Casa de Cadaval, nomeadamente na guarda volante, no rosto, na gravura e nas folhas desdobráveis; pertence antigo ilegível, na margem inferior do rosto. De resto, um exemplar muito limpo, com a gravura e as folhas bem dobradas. Boa encadernação da época, inteira de pergaminho flexível, com duas etiquetas coladas e falta dos atilhos. Palau, 41128.

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Leilão 233 - 180

MURPHY, James.- Plans, elevations, sections and views of the church of Batalha, in the province of Estremadura in Portugal, with the history and description by Fr. Luis de Sousa; with remarks. To which is prefixed an introductory discourse on the principles of Gothic Architecture.- London: I. & J. Taylor, 1795.- II, [2], 61, [1] p.: [2, 27] gravuras; 53 cm.- E.
Obra monumental, especialmente apreciada pelas magníficas gravuras a talhe-doce (buril e água-forte), de grandes dimensões, contendo o levantamento arquitectónico do Mosteiro da Batalha e algumas reconstituições. James Cavanah Murphy (1760-1814), arquitecto e viajante irlandês, natural de Blackrock (Cork), esteve em Portugal durante os anos de 1789 e 1790, ao serviço de William Burton Conyngham, com a missão de estudar e desenhar a arquitectura do Mosteiro da Batalha. A obra inclui os seguintes textos tipografados: Preface (II p.); Introduction (p. 1 a 26); A history and description of the Royal Monastery of Batallha... / by Father Luis de Sousa ([2], p. 27 a 61, [1] p.); List of subscribers [2 p., no final]. As 27 gravuras incluem: uma portada arquitectónica (rosto), a dedicatória a William Conyngham e 25 gravuras, com o levantamento, sendo quatro antes da introdução, uma após a mesma e as restantes no final do volume (duas de dupla folha). Exemplar completo, de acordo com a bibliografia e o índice das gravuras, com ligeiro manuseamento e alguns picos de acidez nas estampas. Duas gravuras com a margem exterior restaurada: West elevation & Design for completing the mausoleum (esta com duas manchas). Proveniência: Biblioteca de Júlio Firmino Judice Biker (1814-1899), com o seu carimbo (JBiker) na dedicatória gravada. Encadernação do século XIX, com a lombada em pele calandrada, com os cantos amassados. Brunet, III, col. 1954/1955. Duarte de Sousa, 510.

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Leilão 233 - 182

BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES, Santo.- Venerabilis Servi Dei D. Bartholomaei a Martyribus Archiepiscopi Bracarensis ex Ordine Fratrum Praedicatorum Opera Omnia quotquot reperiri potuere nunc primum in unum collecta [...] quibus praefigitur piissimi Archipraesulis vita. / Cura, et studio D. Malachiae d’Inguimbert Archiepiscopi Theodosiae...- Romae: Typis Hieronymi Mainardi, M. 1734-1735.- 2 tomos em 1 vol.: 1 retrato; 36 cm.- E.
D. Frei Bartolomeu dos Mártires, O.P. (1514-1590), figura proeminente da Igreja Portuguesa de Quinhentos, destacou-se na terceira e última sessão do Concílio de Trento (1562-1563), tendo sido arcebispo de Braga entre 1559 e 1582; em 2001 foi beatificado pelo papa João Paulo II e em 2016, canonizado pelo papa Francisco. Importante e rara edição da sua “Opera Omnia”, ilustrada com um belo retrato que, curiosamente, apresenta duas subscrições: Andreas Rossi Sculp. (que supomos ter sido o gravador da legenda) e Roccus Pozzi Sculp. (à esquerda da imagem, junto à margem inefrior). Com subscrição do gravador italiano Rocco Pozzi (†1780), estão igualmente assinadas as duas grandes vinhetas a talhe-doce, nas duas páginas de rosto, representado as armas de Portugal. A colação dos dois tomos é a seguinte. Tomus primus: [20], 246, [4], 249-469 [i. e. 473] p.: 1 retrato; Tomus secundus: [4], 465 p. A biografia de D. Frei Bartolomeu decorre entre entre as páginas 1 e 108 do primeiro tomo e inclui uma bela vinheta alegórica no início. Edição de excelente qualidade gráfica, impressa em papel de elevada gramagem. Pertences antigos na primeira guarda volante e na margem inferior do primeiro rosto: Monasterij Lisbonensis Ordinis S. Pauli Primi Eremita (com variantes); inscrição no verso da mesma folha: Comprado no leilão de livros da Bibliotheca Publica de Lisboa em Dezembro de 1864, B. dos M. Dias e Sousa. O exemplar, completo e limpo, apresenta as seguintes imperfeições: aparo pronunciado, patente nas duas dobras (inferior e exterior) da gravura do santo, mas conservando ainda boas margens; cortes de traça profundos na margem inferior das folhas Yy 4 a Ddd4 do Tomo I (21 folhas), afectando alguns reclamos; e na margem superior das últimas 20 folhas do volume (cortes menores). Encadernação da época, muito danificada, com o corte das folhas carminado, conservando o papel marmoreado das guardas. Barbosa Machado, I, p. 470.

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