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doneApr 8, 2019 10:30:00 PMTerminado em
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[VIEIRA, Pe. António].- ARTE DE FURTAR | ESPELHO DE ENGANOS, THEATRO DE VERDADES, | MOSTRADOR DE HORAS MINGUADAS, GAZÚA GERAL | Dos Reynos de Portugal... [VIEIRA, Pe. António].- ARTE DE FURTAR | ESPELHO DE ENGANOS, THEATRO DE VERDADES, | MOSTRADOR DE HORAS MINGUADAS, GAZÚA GERAL | Dos Reynos de Portugal...- Amsterdam [aliás Lisboa]: na Officina Elvizeriana [aliás João Baptidta Lerzo], 1652 [aliás 1743/44].- [24], 512 (aliás 508) p.: 1 retrato; 20 cm.- E. Segundo Inocêncio (I, p. 306) trata-se da primeira edição que apresenta todos os indícios de ter sido impressa em Portugal e em época mais recente, já que não terá sido conhecida senão no ano de 1744. A obra, redigida durante o ano de 1652, foi atribuída sucessivamente a vários autores. No entanto, graças aos trabalhos dos jesuítas Francisco Rodrigues (1940) e J. Pereira Gomes (1962) e, mais recentemente, à edição crítica promovida por Roger Bismut (1991), a atribuição da autoria ao jesuíta Manuel da Costa é hoje consensualmente aceite. O exemplar inclui, junto ao rosto, um retrato de António Vieira gravado a talhe-doce (que não pertence à edição), com a seguinte subscrição: Arnoldo Van Westerhout Sculp. Rom. Sup. perm. A paginação salta da p. 192 para a p. 197 (em todos os exemplares), mas as assinaturas estão correctas. Exemplar um pouco aparado e com ligeira acidez; duas manchas marginais (sinais de fita adesiva?) na folha de rosto, contaminando ao de leve a folha seguinte e o retrato; rosto com restauros menores e pertence manuscrito da época: Faria Barboza. Meia-encadernação de pele, recente.