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Sessão única | September 25, 2023  | 368 Lotes

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euro_symbol€ 8,000 - 12,000 Base - Estimativa

gavel€ 8,000Vendido

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Máscara «Mwana Pwo» madeira, fibras, missangas e pigmentos máscara representativa do ideal de beleza feminino, utilizada por dançarinos profissionais em vários tipos de cerimónias Angolana - Sandando séc. XX (meados) pequenas faltas e defeitos esculpida por Txiezo Santope da Sanzala Liangongo (Sandando, Moxico), utilizada no Subado de Nhalukatuca de Cassai, Luena, província da Lunda Dimensões (altura x comprimento x largura) - 20 cm Notas: Proveniência: Colecção Eng. Elísio Romariz dos Santos Silva

peça com o nº 58, referida no caderno de apontamentos do coleccionador «Angola - Arte Negra, Relação e descrição das peças», nele identificada como «Máscara Lya Pheu»: "Tatuagens: sobre os olhos: «Mutelumuna» que significa olhar de esguelha; a meio da testa: variante de «Txiguelenguele» ou «Samanana» característica dos quiocos (?); ao canto dos olhos e no queixo: «Mupila»; nas faces: duas «Puniba» (?) (rodas) com uma cruz no interior ligadas por «Tubenga» (?) que significa qualquer coisa que não está direita ou então a figuração esquemática da pele da onça ou do instrumento musical «Txinguvo» [...].
Esta máscara pertenceu ao dançarino golale(?) do sobado de NHALUKATUCA (Luena) de Cassai. A máscara foi executada pelo escultor Txiezo Santope da sanzala Liangongo (Sandando).
O dançarino seu proprietário designou-a por Muana Pwó que é o nome porque é conhecida entre os quiocos. Adquirida no Cassai (no aldeamento que ficava situado ao lado esquerdo da linha e a leste da estação de C. F. B.) em 27 de Junho de 1970  [...].
Nota: O mukixi Lya Pheu dos Luenas desempenhou a mesma função que o Muana Pwó dos Quiocos, e as suas máscaras são estruturalmente idênticas. Da minha observação pessoal  julgo poder concluir que uma forma prática de as distinguir (para além duma possível identificação por tatuagens e tipos de penteados) é pela envergadura da face.
As máscaras Muana Pwó puramente Quiocas apresentam a face com uma acentuada curvatura (U). Quanto mais a máscara se afasta da sua original pureza formal mais a face se apresenta com menor curvatura, o que sucede nas máscaras Lya Pheu.
Este mukixi também foi adoptado, com a mesma simbologia, pelos Bundas (Lya Mumbanda), Luxazes (Lya Mumbanda) e Guenguelas [...]. Não conheço as máscaras dos Luxazes, mas as dos Bundas e Guenguelas têm ainda faces com menor curvatura do que as dos Luenas, o que confirma a minha opinião, pois aquelas etnias são culturalmente mais afastadas dos Quiocos do que os Luenas. Este critério parece-me ainda válido para a avaliação da pureza da forma das próprias máscaras Muana Pwó".
Cf. e vd. bibliografia referida pelo coleccionador: LIMA, Mesquitela de - "Tatuagens da Lunda". S/L: Museu de Angola, 1956; e LIMA, Mesquitela de - "Os Akixi (Mascarados) do Nordeste de Angola". In "Diamag - Publicações Culturais nº 70". Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola - Serviços Culturais Dundo - Lunda - Angola - Museu do Dundo, 1967, pp. 156-157, nº 19, onde se encontra representada uma máscara «Lya Pheu», na obra identificada como "Máscara de likixi lya Pheu".

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