chevron_left1/4chevron_right
euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa
gavel€ 2,900Vendido
Machado cerimonial madeira, metais decoração entalhada "Figuras transportando gaiola" Angolano - Holo séc. XX (1ª metade) a necessitar de resina de união, pequenas faltas e defeitos adquirido em Loremo - Camaxilo, Distrito de Lunda Dimensões (altura x comprimento x largura) - 43 cm Notas: Proveniência: Colecção Eng. Elísio Romariz dos Santos Silvapeça com o nº 217, referida no caderno de apontamentos do coleccionador «Angola - Arte Negra, Relação e descrição das peças», identificada como «Machadinha Cerimonial» : "Oferta do Sr. Administrador do Posto de Pungo-Andongo, Sr. Rogério Monteiro Pinto em 25 de Março de 1974. Tinha sido por ele adquirida […] em Loremo - Camaxilo, Distrito de Lunda. Tinha dificuldade na classificação desta peça: Camaxilo é uma área […] quioca, mas esta peça não se enquadrava no estilo. Foi-me sugerido que seria Songo.O Dr. António Barros Machado resolveu o problema com as fotografias que apresenta no seu Relatório Mensal 7/1970; a peça fotografada até parece a mesma à primeira vista […]. Dada a […] semelhança entre as peças que possuo e a fotografada se não saíram da mão do mesmo escultor são, com certeza, dum mesmo centro artístico". Poderia pertencer a um escultor: "A arte do escultor, «songi» (derivado de «kusonga», esculpir), goza de grande prestígio. O seu emblema consiste numa pequena enxó cerimonial com o cabo em forma de cabeça humana ornamental, que transporta ao ombro." cf. BASTIN, Marie-Louise - "Escultura Tshokwe". Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999, p. 24. Vd. machado semelhante em FELIX, Marc Leo. - "100 Peoples of Zaire and Their Sculpture: The Handbook”. Brussels: Zaire Basin Art History Research Foundation, 1987, p. 37, nº 4.“Instrumentos musicais, pentes, cachimbos, machados e bancos finamente trabalhados podem incluir motivos figurativos e/ou abstractos elaborados e pertencer a quem possa dar-se ao luxo de os obter” - cf. JORDÁN, Manuel - “Os Tshokwe e Povos Aparentados”. In “Na presença dos Espíritos - Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa”. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 2000, p. 114.