O site da Cabral Moncada Leilões utiliza Cookies para proporcionar aos seus utilizadores uma maior rapidez e a personalização do serviço prestado. Ao navegar no site estará a consentir a utilização dos Cookies.Saiba mais sobre o uso de cookies

Sessão única | December 12, 2022  | 419 Lotes

1/5

euro_symbol€ 4,000 - 6,000 Base - Estimativa

gavel€ 4,000Vendido

chevron_leftLote anterior 90 chevron_rightLote seguinte

Circuncisão do Menino Jesus óleo sobre madeira cópia de painel do Retábulo da Capela-mor da Sé de Lamego, da autoria de Vasco Fernandes (Grão Vasco) - c. 1475-1542 escola Portuguesa séc. XVI (meados) restauros Dimensões (altura x comprimento x largura) - 117 x 63 cm Notas: a presente obra copia um dos painéis do Políptico da Capela-mor da Sé de Lamego, da autoria de Vasco Fernandes (Grão Vasco) - c. 1475-1542, datável de c. 1506 a 1511, que integra actualmente a Colecção do Museu de Lamego - vd. https://museudelamego.gov.pt/colecao/grao-vasco/, consultado a 3 de Novembro de 2022 às 12:58h.

A Cabral Moncada Leilões regista e agradece a disponibilidade do Professor Doutor Vítor Serrão na identificação e enquadramento da presente pintura.

“O tema Grão Vasco ultrapassa largamente, em complexidade e interesse, o quadro bibliográfico e a produção artística do pintor Vasco Fernandes, um dos maiores protagonistas da pintura portuguesa do Renascimento. A história lendária da sua vida que se adensa no mistério de elementos essenciais não documentados - a sua naturalidade, filiação e formação artística - e se reifica na exaltação do «grande Vasco» ao longo de séculos, traduz um fenómeno singular, em Portugal, de heroificação de um artista. E este processo de prodigiosa fama e glória reflecte também uma recepção e apropriação, a vários títulos excepcional, da sua obra, não apenas por artistas que o seguiram e o copiaram, mas também pela sua clientela e pelos seus destinatários, ainda em vida e muito além da sua morte" - in RODRIGUES, Dalila - «Grão Vasco: Fama, Fortuna, Memória», in AGOSTINHO, Ribeiro (coord.) - “Além de Grão Vasco, Do Douro ao Mondego: A Pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma”. Viseu: Museu Nacional Grão Vasco; Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2016, p. 31.

Sobre o painel “Circuncisão” do Políptico da Capela-mor da Sé de Lamego:
“A pintura com o tema Circuncisão é mais ousada do que a Anunciação no modo como prescinde de quaisquer presenças para ocultar o pavimento no primeiro plano e no modo sensível e rigorosamente calculado como espacializa as figuras, prescindindo já da presença dos tecidos longos e dos efeitos turbulentos dos seus pregueados para preencher difíceis “vazios”.
A posição de cada figura e a forma de cada pormenor parece ter sido rigorosamente calculada e determinada em função de uma concepção unitária da imagem. Daqui a opção pela colocação das figuras a três quartos, ou de perfil mas em elegante torção, como sucede com a Virgem. Daqui também a posição e os gestos do Menino, a estabelecer articulações entre as figuras principais, ou a presença do lenço-toalha que, tal como a luz no pavimento, articula e define percursos ao olhar do espectador. Ao invés da simples frontalidade e da justaposição da forma, da acumulação de muitas “presenças” contra a presença de muitos “vazios”, há um sentido de ordem, um princípio estruturante, que orienta o processo de concepção da imagem. Incluem-se neste âmbito os jogos de luz e sombra, nomeadamente a que se projecta da esquerda para a direita no segundo plano, sobre os pés de São José e, logo de seguida, sobre o pavimento, conduzindo de imediato o olhar do espectador ao plano sequente, às duas figuras femininas semiocultas.
À elegância da forma acresce uma qualquer força poética, pelo menos ao nosso olhar actual, e um envolvimento dramático que se torna compreensivelmente mais explícito neste painel do que nos restantes. Antes de mais porque, ao trabalhar de modo sensível a relação entre figuras, procura já assinalar esse envolvimento - o prolongamento do lenço branco da Virgem, de uma mão à outra e desta ao Menino, envolvendo ainda a mão do sacerdote e transformando-se depois em toalha, parece ter a finalidade principal de estabelecer articulações formais, mas não deixa, com essa presença, de chamar a atenção do espectador para a expressão comovida da Virgem. O velho sacerdote, na mesma linha, surge em expressiva atitude melancólica, apoiando com o braço esquerdo a cabeça, e deixando cair a mão direita sobre a mesa. Mas é através da caracterização extraordinariamente plástica dos rostos masculinos que melhor afirma esse dramatismo. O do sacerdote, o de São José e do que se supõe ser o retrato do encomendante da obra, D. João Camelo de Madureira, não são apenas excelentes exemplares para avaliar as qualidades de retratista de Vasco. No conjunto são também importantes testemunhos  para constatar a sua capacidade de transpor para a imagem o misterioso plano do sagrado. É evidente que para reforçar essa peculiar dimensão sagrada na imagem inclui também no campo figurativo pormenores concretos, como as aréolas das figuras, os anjos planantes e uma série de imagens dentro da imagem.
A relação entre o Antigo e o Novo Testamentos, tal como sucede na Anunciação, estabelece-se neste painel entre as figurações do primeiro e as do último plano. Dois anjos, bem integrados no espaço arquitectónico, afastam os reposteiros para dar a ver um pequeno retábulo, que simula a presença de escultura em madeira não policromada, com figuras e cenas narrativas do Antigo Testamento. Este modo de apresentação da imagem dentro da imagem, solução que repetirá no tema seguinte, na Apresentação do Menino no Templo, é uma excelente estratégia para chamar a atenção do espectador para o plano do fundo, mas não deixa de encontrar no mundo real correspondentes visuais de significação. Considerando que o dispositivo retabular de que fazia parte este painel teria os seus próprios reposteiros, a imagem pintada oferecia-se ao espectador, também a este nível, como espelho da realidade vivida.” - in RODRIGUES, Dalila - “Grão Vasco”. Lisboa: Alêtheia Editores, 2007, pp. 74-75.

Mensagem