O site da Cabral Moncada Leilões utiliza Cookies para proporcionar aos seus utilizadores uma maior rapidez e a personalização do serviço prestado. Ao navegar no site estará a consentir a utilização dos Cookies.Saiba mais sobre o uso de cookies

Sessão única | December 12, 2022  | 419 Lotes

1/6

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

gavel€ 800Vendido

chevron_leftLote anterior 212 chevron_rightLote seguinte

MURPHY, James.- Plans, elevations, sections and views of the church of Batalha, in the province of Estremadura in Portugal, with the history and description by Fr. Luis de Sousa; with remarks. To which is prefixed an introductory discourse on the principles of Gothic Architecture.- London: I. & J. Taylor, 1795.- [2], II, [2], 61, [1] p.: [27] gravuras; 53 cm.- E. Obra monumental, especialmente apreciada pelas magníficas gravuras a talhe-doce (buril e água-forte), de grandes dimensões, contendo o levantamento arquitectónico do Mosteiro da Batalha e algumas reconstituições. James Murphy (1760-1814), arquitecto e viajante irlandês, natural de Blackrock (Cork), esteve em Portugal durante os anos de 1789 e 1790, ao serviço de William Burton Conyngham, com a missão de estudar e desenhar a arquitectura do Mosteiro da Batalha. A obra inclui os seguintes textos tipografados: List of subscribers [2 p.]; Preface (II p.); Introduction (p. 1 a 26); A history and description of the Royal Monastery of Batallha... / by Father Luis de Sousa ([2], p. 27 a 61, [1] p.). As folhas gravadas são as seguintes: portada; dedicatória a William Conyngham; cinco gravuras no final da introdução; e 20 gravuras no final do volume, sendo duas de dupla folha, com o levantamento arquitectónico. O exemplar inclui ainda, encadernado no final, um pequeno folheto (4 p.) com um catálogo de livros de arquitectura, do mesmo editor. O exemplar, completo (de acordo com a bibliografia e o índice das gravuras) e por aparar, encontra-se muito limpo até à gravura [12] (The effigies...) que apresenta uma leve mancha de água semi-circular (de maré), no terço superior, que se vai acentuando até à última gravura. Meia-encadernação de pele (singela), do século XIX, conservando as guardas originais em papel Whatman. Duarte de Sousa, 510.

Mensagem