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Sessão única | December 14, 2020  | 406 Lotes

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BENTO COELHO DA SILVEIRA - c. 1620-1708 Aparição da Virgem com o Menino Jesus a Santa Catarina de Siena e a São Domingos de Gusmão óleo sobre madeira pequenos restauros não assinado Dimensões (altura x comprimento x largura) - 46,5 x 33,5 cm Notas: O painel APARIÇÃO DA VIRGEM E O MENINO JESUS A SANTA CATARINA DE SIENA E A SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, obra de Bento Coelho da Silveira (c. 1620-1708) destinada a um oratório de devoção dominicana, atesta as típicas qualidades formais deste ‘fa presto’ do Barroco seiscentista português, que foi pintor de D. Afonso VI e serviu D. Pedro II como pintor régio. A sua obra encontra-se hoje bem estudada, após a exposição organizada por Luís de Moura Sobral em 1998 no Palácio Nacional da Ajuda. Trata-se de um pequeno quadro sobre madeira (um suporte raro na obra de Bento Coelho) que mostra singular finura de desenho e modelação dos valores plásticos, a atestar uma cronologia recuada (c. 1660-70), antes ainda da "fase da grande produção" oficinal da fase tardia, onde dispôs sempre de colaborações epigonais.

O pintor segue, livremente, um modelo gravado dos Wierix, adaptado às circunstâncias temáticas e uma ambiência de claro-escuro. Atesta-se, sobretudo, uma execução muito pessoal, seguindo repertórios individualizados, num momento de grande sensibilidade artística de Bento Coelho, como no requinte naturalista com que representa as flores, ou modela os anjinhos, a lembrar os cobres do sacrário do mosteiro do Bom Sucesso (c. 1665) e os dotes miniaturistas que se revelam na iluminura do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo de Caspolima (1675), no ANTT. A iconografia da dominicana Santa Catarina de Siena (1347-1380) foi tratada por Bento Coelho numa outra pintura, em tela, hoje na Igreja de São Nicolau, em Santarém.

O pintor também realizou telas de iconografia dominicana na Madre de Deus, em São Nicolau de Santarém e na igreja do Salvador de Torres Novas, todas sem o interesse desta belíssima peça proto-barroca, que procede de uma colecção do Caramulo. Apesar de se tratar de tábua com uma delicadeza de sentimento formal, já argutamente observado por Luís Reis-Santos em 1951, tal não impediu que se conservasse, até agora, totalmente desconhecida dos estudiosos.

Cf. Reis-Santos, Luís - "Catálogo da Exposição de Arte Sacra, Junta de Freguesia do Caramulo". Caramulo: Junho de 1951, p. 19; Sobral, Luís de Moura (org.) - "Catálogo da Exposição Bento Coelho (1620-1708) e a cultura e o seu tempo". Lisboa: IPPAR, Galeria do Rei D. Luís, 1998; e V. Serrão - "O Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo de Caspolima (1675) por Luís Nunes Tinoco e Bento Coelho da Silveira". Lisboa: DGARQ - Boletim da Direcção-Geral de Arquivos, IANTT, nº 12, Março de 2010, pp. 10-11.

Vítor Serrão
Historiador de Arte

A Cabral Moncada Leilões regista e agradece ao Professor Doutor Vítor Serrão o enquadramento histórico e artístico desta obra.

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