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euro_symbol€ 12,000 - 18,000 Base - Estimativa
gavel€ 12,000Vendido
BENTO COELHO DA SILVEIRA - c. 1620-1708 Aparição da Virgem com o Menino Jesus a Santa Catarina de Siena e a São Domingos de Gusmão óleo sobre madeira pequenos restauros não assinado Dimensões (altura x comprimento x largura) - 46,5 x 33,5 cm Notas: O painel APARIÇÃO DA VIRGEM E O MENINO JESUS A SANTA CATARINA DE SIENA E A SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, obra de Bento Coelho da Silveira (c. 1620-1708) destinada a um oratório de devoção dominicana, atesta as típicas qualidades formais deste ‘fa presto’ do Barroco seiscentista português, que foi pintor de D. Afonso VI e serviu D. Pedro II como pintor régio. A sua obra encontra-se hoje bem estudada, após a exposição organizada por Luís de Moura Sobral em 1998 no Palácio Nacional da Ajuda. Trata-se de um pequeno quadro sobre madeira (um suporte raro na obra de Bento Coelho) que mostra singular finura de desenho e modelação dos valores plásticos, a atestar uma cronologia recuada (c. 1660-70), antes ainda da "fase da grande produção" oficinal da fase tardia, onde dispôs sempre de colaborações epigonais.O pintor segue, livremente, um modelo gravado dos Wierix, adaptado às circunstâncias temáticas e uma ambiência de claro-escuro. Atesta-se, sobretudo, uma execução muito pessoal, seguindo repertórios individualizados, num momento de grande sensibilidade artística de Bento Coelho, como no requinte naturalista com que representa as flores, ou modela os anjinhos, a lembrar os cobres do sacrário do mosteiro do Bom Sucesso (c. 1665) e os dotes miniaturistas que se revelam na iluminura do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo de Caspolima (1675), no ANTT. A iconografia da dominicana Santa Catarina de Siena (1347-1380) foi tratada por Bento Coelho numa outra pintura, em tela, hoje na Igreja de São Nicolau, em Santarém.O pintor também realizou telas de iconografia dominicana na Madre de Deus, em São Nicolau de Santarém e na igreja do Salvador de Torres Novas, todas sem o interesse desta belíssima peça proto-barroca, que procede de uma colecção do Caramulo. Apesar de se tratar de tábua com uma delicadeza de sentimento formal, já argutamente observado por Luís Reis-Santos em 1951, tal não impediu que se conservasse, até agora, totalmente desconhecida dos estudiosos. Cf. Reis-Santos, Luís - "Catálogo da Exposição de Arte Sacra, Junta de Freguesia do Caramulo". Caramulo: Junho de 1951, p. 19; Sobral, Luís de Moura (org.) - "Catálogo da Exposição Bento Coelho (1620-1708) e a cultura e o seu tempo". Lisboa: IPPAR, Galeria do Rei D. Luís, 1998; e V. Serrão - "O Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo de Caspolima (1675) por Luís Nunes Tinoco e Bento Coelho da Silveira". Lisboa: DGARQ - Boletim da Direcção-Geral de Arquivos, IANTT, nº 12, Março de 2010, pp. 10-11.Vítor SerrãoHistoriador de ArteA Cabral Moncada Leilões regista e agradece ao Professor Doutor Vítor Serrão o enquadramento histórico e artístico desta obra.