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Ordens Militares Honoríficas
ORDENS Militares Honoríficas: miscelânea.- 9 obras diversas em 1 vol.; 28 cm.- E. Conjunto constituído pelos seguintes títulos: 1 - Origem da Insigne Ordem Militar do Tusão d'Ouro: e como o seu grão mestrado recahio nos Reis d'Hespanha / Pe. António Pereira de Figueiredo.- Lisboa: na Regia Officina Typografica, 1785.- 41 p.; 21 cm.; 2 - Notícia curiosa da instituição da Nova Ordem Militar de Cavalleria da Torre, e Espada, estabelecida pelo Principe Nosso Senhor.- Lisboa: Na Impressão Regia, 1809.- 6 p.; 22 cm.; 3 - Discurso sobre o voto de castidade que professaõ os freires conventuaes da Ordem Militar de S. Tiago da Esapada... / por D. Jozé Manoel da Camara.- Lisboa: Na Offic. de Antonio Rodrigues Galhardo, 1817.- 37 p.; 22 cm.; 4 - Privilegios concedidos, e confirmados por ElRey D. Joaõ V. Nosso Senhor à Ordem, e Milicia da Sagrada Religiaõ de S. João do Hospital de Jerusalem de Malta em 3. de Dezembro de 1728...- Lisboa: Na Regia Typografia Silviana, 1814.- 30 p.; 28 cm.; 5 - Memoria sobre a instituição da Ordem Militar da Ala, attibuida a ElRei D. Affonso Henriques / por D. Francisco de S. Luiz.- Lisboa: na Typografia da Academia Real das Sciencias, 1843.- [2], 11 p.; 28 cm.; 6 - [Dactiloescrito]: Alvará de 28 de Julho de 1832, instaurando e de novo reformando a antiga Ordem Militar da Torre e Espada...- 3 f.; 32 cm.; 7 - Memoria da historia politica, e militar da Soberana Ordem de S. João de Jerusalem, desde a sua fundação até o anno de 1821 / tirada dos melhores authores [por] José Guedes Pinto de Carvalho.- Lisboa: Em a Nova Impressão da Viuva Neves e Filhos, 1821.- 62 p.; 16 cm.; 8 - D. Afonso V e a Ordem da Torre e Espada / por Pedro de Azevedo.. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1919.- 116 p.; 23 cm.; 9 - A Ordem Militar e Hospitalar de S. Lázaro de Jerusalém e a sua organização actual (versão portuguesa) / Charles Otzemberger-Detaille.- Porto: Grande Priorado de Portugal, s.d.- 52 p.: il.; 20 cm.

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Palácio Teles de Meneses (Alfredo da Cunha - São Vicente)
sito no Largo de S. Vicente, em Lisboa.- Séculos XVIII, XIX e XX. 1 portfólio com documentos. O Palácio Teles de Meneses, também conhecido por Palácio Alfredo da Cunha ou Palácio São Vicente, cuja construção primitiva data do século XVII, foi adquirido em 1906, pelo empresário, jornalista e escritor Alfredo da Cunha (1863-1942), ao marquês do Funchal, que, por sua vez o tinha comprado em 1902 aos herdeiros da família Teles de Meneses. Sob o novo proprietário, o palácio foi inteiramente remodelado pelo arquitecto Nicola Bigaglia. Conjunto constituído pelos seguintes documentos: 1 – Pasta com 15 documento (facturas, cartas e orçamentos) da Empreza Eléctrica H.B.C. referente à instalação eléctrica. 2 – Fascículo 9 de obra Inventário de Lisboa, de Noberto de Araújo (Lisboa, CML, 1952), contendo uma breve descrição histórica do palácio. 3 – Um desenho de arquitectura em papel vegetal e uma planta em ozalide. 4 – Contrato de casamento e dote celebrado entre D. Mariana Catarina de Noronha e Gonçalo Vieira da Silva Telles. Documento datado de 2 de Outubro de 1824. 5 – Três treslados, em pública forma, de escrituras notariais de venda, datados de 19 de Novembro de 1902 (venda), 2 de Maio de 1906 e 31 de Dezembro de 1906. 6 – 7 certidões notariais datadas de 1902 e 1903. 7 – 12 folhas com rascunhos de textos referentes a uma “busca” à casa do Dr. Alfredo da Cunha, fundamentada numa pretensa reunião política a favor do movimento chefiado por Paiva Couceiro (Outubro de 1910?). 8 – Um caderno cosido à linha contendo quatro títulos, escrituras e treslados das «minhas Cazas Grandes junto ao mosteiro de S. Vicente de For a desta cidade», respectivamente de 1669 (16, 15 f.), 1686 (15 f.), 1734 (17 f.) e 1758 (6 f.). 9 – Uma capilha contendo documentos de contribuições prediais (impressos), rascunhos, facturas, etc., referentes aos anos de 1906 e 1907. 10 – Uma apólice da Companhia de Seguros Fidelidade, datada de 20 de Novembro de 1902. 11 – Uma certidão de uma escritura de doação, datada de 26 de Julho de 1847. 12 – 14 fotografias do interior do palácio (sala de bilhar, sala de estar, sala de jantar, teatro, foto de grupo, etc.); 5 fotografias pequenas com personagens de peças de teatro; 1 fotografia de um painel de azulejos; 1 fotografia do funeral de D. Carlos e do príncipe D. Luís Filipe. 13 – 4 exemplares do mesmo programa, datados de 2 de Abril de 1910: peças de teatro, monólogo, serenata de Coimbra, etc.; 6 exemplares de uma “Serenata de Coimbra” da autoria de Alfredo da Cunha (bifólios). 14 – Diversos cartões impressos e outros documentos de difícil discriminação. 15 – Testamento de Alfredo da Cunha (1863-1942), datado de Lisboa, 14 de Setembro de 1938.

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WILLIAM BRADFORD - C. 1780-1857
Rev. William.- Sketches of the country, character, and costume, in Portugal and Spain
Sketches of the country, character, and costume, in Portugal and Spain, made during the campaign, and on the route of the British Army, in 1808 and 1809 / engraved and coloured from the drawings by the Rev. William Bradford... = Esquisse du pays, du caractere et du costume, en Portugal et en Espagne, prises pendant la campagne et durant la marche de l’Armee Angloise, en 1808 en [sic] 1809. / Gravees et colorees d’apres les desseins du Rev. Guillaume Bradford...- London: John Booth, 1812.- London: printed for John Booth, 1812.- [38] f.: [39] gravuras coloridas; 37 cm.- E. Junto com: -----.- Revue historique et chronologique des evenements memorables de la Guerra dans la Peninsule [...] compilee et redigee pur servir de suplement aux esquisses du pays, costumes, &c. par Rev. Guillaume Bradford. = Chronological and historical restrospect of the memorable events of the War in the Peninsula [...] collected and anexed as a supplemental addition to the Rev. William Bradford’s views, &c.- London: printed for John Booth, 1813.- [2], 24 p.: [13] gravuras coloridas; 37 cm.- E. O reverendo William Bradford (1780-1857) foi capelão militar e acompanhou as forças de Wellington na campanha peninsular contra as tropas de Napoleão; os seus desenhos foram aperfeiçoados e gravados por J. Clark para ilustrar um dos mais belos livros sobre Portugal e Espanha publicados no século XIX. Variante da edição de 1810. A primeira parte contem 39 águas-tintas coloridas à mão, representando, sobretudo, trajos populares e vistas de cidades. A segunda inclui 13 águas-tintas coloridas, com uniformes militares portugueses, franceses e espanhóis (no exemplar estão aparentemente em falta as 10 páginas de texto, com rosto próprio, que antecedem as gravuras militares, mas que faltam em numerosos exemplares). O texto é bilingue em inglês e francês. As gravuras conferem exactamente com o índice. Meia-encadernação recente, em pele de búfalo, com estojo de protecção. Duarte de Sousa, 102. Tooley, 108.

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PLÍNIO, O VELHO - SÉC. I
HISTORIÆ NATURALIS
PLÍNIO, O VELHO (Gaius Plinius Secundus).- [...] NATURALIS | HISTORIÆ, | Tomus Primus [Secundus & Tertius] | Cum Commentariis & adnotationibus HERMOLAI | BARBARI. PINTIANI, RHENANI, GELENII, | DALECHAMPII, SCALIGERI, SALMASII, | Is VOSSII, & Variorum. | Accedunt præterea varia Lectiones ex MSS. compluribus | ad oram Paginarum accuratæ. | Item Joh. Fr. Gronovii Notarum Liber Singularis | ad Illustrem Virum Johannem Capelanum.- Lugd. Batav. & Roterodami: Apud Hackios, 1669 (tomos II e III: 1668).- 3 vols.: il.; 18 cm.- E. Gaius Plinius Secundus (23-79), cientista, naturalista e historiador romano. A“História Natural”, considerada sua obra magna, é constituída por 37 livros. Edição muito cuidada, com grande aparato crítico, publicada simultaneamente em Leiden e Roterdão. Cada um dos tomos, que inclui uma portada diferente, gravada a talhe-doce, apresenta a seguinte colação: tomus primus: [8], 838, [132] p.; tomos secundus: 917, [87] p.; tomus tertius: [8], 838, [134] p. Os tomus I e III apresentam na guarda volante final, uma curiosa inscrição manuscrita (pertence: M[ilegível] C. Duprez) indicando que o exemplar foi adquirido em Paris em 19 de Maio de 1789. Boas encadernações do final do século XVIII, inteiras de marroquim verde calandrado, com cercaduras (grinaldas) nos planos, roda nas seixas e na espessura das pastas; lombadas lisas, um pouco cansadas (com coifas imperfeitas), com ferros neo-clássicos nos entre-nervos. Corte das folhas dourado. Brunet (IV, col. 716): Belle édition et l’une des moins communes de la collection des anciens Variorum.

euro_symbol€ 100 - 150 Base - Estimativa

gavel€ 160Vendido

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