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LA GUERINIÈRE, François Robichon de.- Ecole de cavalerie, contenant la connoissance, l'instruction, et la conservation du cheval.- A Paris: Jacques Collombat, 1733.- [8], 276, [8] p.: 1 frontispício grav., il.; 44 cm.- E. Primeira edição in-fólio de um monumento à arte equestre, considerado unanimemente como uma das mais belas edições francesas do século XVIII. As duas primeiras edições, de pequeno formato (in-16º), foram publicadas em 1729 e 1731, sendo esta a terceira. A edição é ilustrada com um frontispício alegórico gravado representando a educação de Aquiles, com o busto de Luís XV em medalhão, 24 gravuras a talhe-doce e três grandes vinhetas alusivas (140x235 mm), uma no início de cada uma das três partes da obra, abertas em chapa de cobre pelos melhores gravadores da época (Cars, Aveline, Cocart, Audran, Lebas, Beauvais et Desplaces), segundo originais de Charles Parrocel e Antoine Coquart. François Robichon de la Guérinière (1688-1751), reconhecidamente o fundador da escola francesa de equiração, iniciou a sua actividade como escudeiro do conde d'Armagnac que, em 1715, o encarregou de fundar uma academia equestre em Paris. A partir de 1730 e até à sua morte, já com o seu irmão Pierre como sócio, dirigiu a Académie des Tuilleries, tendo como patrono o príncipe Charles de Lorraine, escudeiro-mor do rei Luís XV. Podemos considerar o conjunto das 24 estampas nos seguintes cinco grupos: I - Estampas duplas: 1. Le nom et la situation des parties extérieures du cheval (no início do texto); 2. La course des têtes et de la bague (p. 166, com duas pequenas manchas); 3. Maladies du cheval (p. 184). II - Estampas técnicas: (A. Coquart — Borde): 4. La bride (p. 32); 5. Les différentes espèces de fers (p. 40); 6. La selle (p. 48). III - Esquemas de ensino (impressas junto ao texto, de plena página): 7. Plan d'une académie régulière (p. 58); 8. Plan de terre de l'épaule en dedans (p. 106); 9. Plan de terre de la croupe au mur (p. 110); 10. Le doubler (p. 122); 11. Plan de terre des changements de main (p. 123); 12. Les voltes" (p. 131); 13. Demi-voltes, passades et pirouettes (p. 134); 14. Le squellette du cheval (p. 173). IV - Estampas de Parrocel et Audran (allures): 15 e 16. Les allures naturelles" (p. 74 et 74 bis); 17 e 18. Les allures artificielles (p. 78 et 81). V - Figuras de cavaleiros (originais de Parrocel): 19. L'épaule en dedans (p. 104); 20. Le marquis de Beauvilliers (p. 109); 21. Monsieur de Kraut (p. 114); 22. Mr. le Comte de St Aignan (p. 117); 23. M. le Marquis de La Ferté (p. 126); 24. S.A.S. Charles Prince de Nassau" (p. 143). Exemplar ligeiramente aparado, mas muito limpo e completo, com todas as estampas bem colocadas e dobradas (as estampas duplas com as margens externas dobradas). Dois ex libris: Ex Bibliotecha J. H. Ancerhub (com silhueta, datado de 1937); e da Casa de Marialava - Dom Diogo. Encadernação da época, inteira de carneira, levemente cansada, com super-libros heráldico, gravado a ouro ao centro do plano superior, envolto na legenda: Ex Bibliotheca Carlowitziana (Carl Adolf von Carlowitz, general prussiano, natural de Großhartmannsdorf, na Saxónia, 1771-1837), biblioteca leiloada em 1930, em Berlim, pelo antiquário Heinrich Rosenberg. Conserva as guardas originais em papel marmoreado. Cohen, 588. Graesse, IV, p. 79. Brunet, III, 769. Mennessier de La Lance (Bibliographie hippique), II, p. 27.