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Sessão única | September 25, 2023  | 368 Lotes

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euro_symbol€ 15,000 - 22,500 Base - Estimativa

gavel€ 15,000Vendido

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Maternidade escultura em madeira representando figura feminina segurando criança Angola - Yombe - Congo séc. XIX/XX pequenos defeitos Dimensões (altura x comprimento x largura) - 27 cm Notas: Proveniência: Colecção Eng. Elísio Romariz dos Santos Silva

Fig. 5 nos apontamentos impressos "A Escultura Tribal dos Povos Banto" versão actualizada, de 1995, do trabalho com o título "A Escultura Negro-Africana Vista à Luz da Filosofia Banta", que o autor apresentou em 1971, pelos XXII Jogos Florais da Câmara Municipal de Nova Lisboa [Huambo] - Angola, p. 12. Trabalho original disponível em http://memoria-africa.ua.pt/Library/ShowImage.aspx?q=/bchuambo/bchuambo-026&p=10, consultado a 16 de Março de 2023 às 11:16.
Peça com o nº 1, referida no caderno de apontamentos do coleccionador «Angola - Arte Negra, Relação e descrição das peças», nele identificada como «Maternidade»: "Imagem protectora (Ntadi), com força sobrenatural (Nkissi); dedicada ao espírito Mumaza, para evitar a esterilidade do seu proprietário e da sua família, denominada «ngudi ye muana masa». É guardada no «Ngudi a nzo» (local mãe), ou seja, o quarto conjugal da casa do chefe da família, lugar secreto e inviolável da vida íntima, onde só podia entrar o chefe e a mulher que o acompanhava, ou quem por ele fosse autorizado.
A mulher apresenta tatuagens coloidais, genericamente designadas por «Nsamba» [...]. Tem na cabeça um barrete pontiagudo, conhecido por «N'sumba» e, sobre os seios, um cordão duplo com uma grande missanga cilíndrica, que só os chefes consagrados podiam possuir. O uso desta missanga está em desacordo com o tipo de barrete, que é diferente do «Mpu», privativo das famílias dos chefes consagrados. A tatuagem, o barrete e a missanga são os elementos formais do 2º grau que situam a imagem na ordem ontológica dos vivos, mas não a individualizam. [...]
Adquirida em 1966, por troca por uma máscara Muana Pwó, de muito boa qualidade, adquirida em 1965 na região de Lovua, Luanda, ao [...] Rodrigo Dinis, funcionário do C. F. B, no Lobito. Este que tinha pintado a estatueta em tinta preta Repe (tinta de água) e informou que esta tinha sido levada para Portugal nos fins do século XIX, por seu tio José Caetano Correia Henrique, que esteve em serviço em Angola como oficial do exército".
Cf. bibliografia referida pelo coleccionador: (possivelmente) VERLY, Robert - "Les mintadi: la statuaire de pierre du Bas-Congo (Bamboma-Mussurungo)". Louvain: Revue Zaïre, 1955; JAHN, Janheinz - "Muntu: African Culture and the Western World". Paris: editions du Seuil, 1961; e o artigo da sua autoria SILVA, Elísio Romariz dos Santos - "A Escultura Negro Africana Vista à Luz da Filosofia Banta" publicado no "Boletim Cultural do Huambo", nº 26. Nova Lisboa [Huambo]: Serviços Culturais do Município de Nova Lisboa [Huambo], 1971, pp. 11-20, disponível em http://memoria-africa.ua.pt/Library/ShowImage.aspx?q=/BCHuambo/BCHuambo-026&p=10, consultado a 11 de Março de 2023 às 14:30.
Vd. esculturas de «Maternidade» em LAGAMMA, Alisa - "Kongo - Power and Majesty". New Haven: Yale University Press, 2015, pp. 40-41, 70-71 e 180-181, figs. 15, 38 e 122; e em LEHUARD, Raoul - "Les Phemba du mayombe - Collection Arts D'Afrique Noire". Arnouville: Arts d'Afrique Noire, 1977, pp. 47, 77 e 119,  nºs 10 e 26.
"[...] estas maternidades - em busca da representação idealizada da beleza feminina - por vezes de excelente feitura, foram esculpidas em grande número, na costa do Loango e Cabinda, na segunda metade do século XIX, por ocasião dum novo culto popularizado do «nkisi» - denominado «mpemba» - favorável ao tratamento de problemas ginecológicos" - cf. e vd. catálogo "Escultura Angolana - Memorial de Culturas". Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 1994, p. 66, nº 12.

exemplar semelhante integar a colecção do Museu Nacional de Etnologia, com o número de inventário AO.907 - vd. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=1125006, consultado a 18.08.2023 às 12:03.

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