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Sessão única | September 25, 2023  | 368 Lotes

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euro_symbol€ 250 - 375 Base - Estimativa

gavel€ 400Vendido

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Quissanje lamelofone em madeira e ferro friso de lamelas duplo, decoração entalhada "Motivos geométricos" em parte representando o símbolo «Capuíta», lamelas inferiores com composto de cera para afinação Angolano - Tshokwe séc. XX (1ª metade) pequenos defeitos, patine de uso verso com assinatura do Soba MUFUPO, adquirida no Lumeje em 30 de Maio de 1970, ao soba Mufupo (Luena) Dimensões (altura x comprimento x largura) - 26,6 x 14,8 x 0,9 cm Notas: Proveniência: Colecção Eng. Elísio Romariz dos Santos Silva

Fig. 1 nos apontamentos impressos "A Escultura Tribal dos Povos Banto" versão actualizada, de 1995, do trabalho com o título "A Escultura Negro-Africana Vista à Luz da Filosofia Banta", que o autor apresentou em 1971, pelos XXII Jogos Florais da Câmara Municipal de Nova Lisboa [Huambo] - Angola, p. 10. Trabalho original disponível em http://memoria-africa.ua.pt/Library/ShowImage.aspx?q=/bchuambo/bchuambo-026&p=10, consultado a 16 de Março de 2023 às 11:16.
Peça com o nº 137, referida no caderno de apontamentos do coleccionador «Angola - Arte Negra, Relação e descrição das peças», nele identificada como «Quissanje Lungando»: "Decoração: 4 rectângulos justapostos com decorações iguais segundo as diagonais. O superior esquerdo e inferior direito com o motivo «Capuita» (ver nº5); os outros dois com quadriculas em xadrez enviesadas formando pequenos losangos com o seu centro escavado. Na face posterior outro símbolo «Capuita» com ornamentação diferente dos da face dentro dum rectângulo [...]. Por baixo deste rectângulo encontra-se gravada toscamente(?) a assinatura do soba seu proprietário "Mufupo". Segundo Redinha a designação deste tipo de quissanje deriva do seu som grave. [...] Adquirida no Lumeje em 30.5.70, ao soba Mufupo (Luena) [...]."
Cf. bibliografia referida pelo coleccionador - REDINHA, José - "Campanha Etnográfica ao Tchiboco (Alto-Tchicapa) - Anotações e Documentação gráfica", volume 2. In "Diamag - Publicações Culturais nº 19". Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola - Serviços Culturais Dundo - Lunda - Angola - Museu do Dundo, 1955, p. 20.
"Instrumentos musicais, pentes, cachimbos, machados e bancos finamente trabalhados podem incluir motivos figurativos e/ou abstractos elaborados e pertencer a quem possa dar-se ao luxo de os obter" - cf. JORDÁN, Manuel - "Os Tshokwe e Povos Aparentados". In "Na presença dos Espíritos - Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa". Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 2000, p. 114.
Outros quissanjes encontram-se representados em DIAS, Jorge (direc.) - "Escultura Africana no Museu de Etnologia do Ultramar". Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1968, s/p, nº 158; em SANTOS, Soraia Ferreira (coord.) - "A Herança Secular dos Povos do Sul de Angola". Lubango: Museu Regional da Huíla, 2018, p. 57, nºs inv. 2003.R.247 e 2002.R.252; em FELIX, Marc Leo. - "100 Peoples of Zaire and Their Sculpture: The Handbook”. Brussels: Zaire Basin Art History Research Foundation, 1987, p. 97, nº 15; e em BASTIN, Marie-Louise. "La sculpture Tshokwe”. Arcueil: Alain et Françoise Chaffin, 1982, p. 244, nº 167.

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