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Sessão única | September 25, 2023  | 368 Lotes

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Máscara «Mwana Pwo» madeira, fibras e metal possui em ambas as orelhas argolas de cobre, tendo na esquerda uma medalha religiosa, máscara representativa do ideal de beleza feminino, utilizada por dançarinos profissionais em vários tipos de cerimónias Angolana - Tshokwe séc. XX (3º quartel) pequenos defeitos esculpida por Samuentacuta Utende, posto do Lóvua, Concelho do Chitato, província da Lunda-Norte, em 1963 Dimensões (altura x comprimento x largura) - 22 cm Notas: Proveniência: Colecção Eng. Elísio Romariz dos Santos Silva

Fig. 6 nos apontamentos impressos "A Escultura Tribal dos Povos Banto" versão actualizada, de 1995, do trabalho com o título "A Escultura Negro-Africana Vista à Luz da Filosofia Banta", que o autor apresentou  em 1971, pelos XXII Jogos Florais da Câmara Municipal de Nova Lisboa [Huambo] - Angola, p. 13. Trabalho original disponível em http://memoria-africa.ua.pt/Library/
ShowImage.aspx?q=/bchuambo/bchuambo-026&p=10, consultado a 16 de Março de 2023 às 11:16.
Peça com o nº 2, referida no caderno de apontamentos do coleccionador «Angola - Arte Negra, Relação e descrição das peças», nele identificada como «Máscara Muana Puo (Jovem)»: "Tatuagens: - na testa: «Txíngelengele» ou «Samanana», sinal cruciforme que deve ser ou foi um símbolo do povo quioco, que ainda o ostenta em todas as manifestações de arte; - no nariz: «Cangongo» (pequeno rato do mato, com pelagem rala, considerado um acepipe) - esta tatuagem serve, em parte, para diferenciar os quiocos dos demais povos da Lunda; - no queixo, faces e comissura dos olhos: «Mipila» que significa traços [...]. Argolas de cobre nas orelhas («Txijingu»), tendo a esquerda uma medalha religiosa, em alumínio. [...]
O fato do mascarado é em rede e tem seios postiços, geralmente feitos de cabaças. Por cima do fato trazem uma espécie de saia em panos de gosto feminino e um grosso cinto de dança (muia) aplicado sobre os quadris, ornado com missangas e guizos, cinto que é exclusivo das mulheres, com a finalidade de fazer ressaltar o vivo movimento das ancas.
A coreografia do mascarado, que é dançarino profissional, caracteriza-se por mímica, gestos e passos de mulher, em que predomina o movimento voluptuoso dos quadris.
Além de representar a Mulher, o génio feminino da dança, a graça e a beleza, pode também representar um feitiço (Wanga) «Kaponya Ka Pwó» [...] de efeitos terríveis.
Quando morre um dançarino «Mukixi Wa Pwó», a máscara normalmente deve desaparecer com ele. Por isso, o herdeiro por descendência matrilinear, o sobrinho, filho primogénito da irmã mais velha residente na aldeia (aqui observa-se a regra avunculocal), deve pegar na máscara e no vestuário, embrulhá-los em panos e folhas, leva-los para um sitio escuso da floresta habitualmente perto à margem dum rio, fazer um buraco profundo e enterrá-los com todo o cuidado.
Quando deposita a máscara no fundo da cova e começa a deitar terra sobre ela para a tapar, profere as seguintes palavras «Vai-te e fica com o meu tio de quem és companheira. Ele foi um grande dançarino graças à tua pessoa e por isso deves acompanhá-lo. Eu vou fazer outra máscara para continuar a obra do meu tio, que certamente me ajudará a ser tão bom como ele foi». [...]
Máscara esculpida por Samuentacuta Utende, parente do Soba Tchissessengue, Posto de Lóvua, concelho do Chitato, Lunda, em 1963. Adquirida por indicação do seu escultor, artista de grande fama, que também trabalhava para encomendas do Museu do Dundo, em Junho de 1965, quando fui visitar este museu [...]."
Cf. -  bibliografia referida pelo coleccionador: LIMA, Mesquitela de - "Os Akixi (Mascarados) do Nordeste de Angola". In "Diamag - Publicações Culturais nº 70". Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola - Serviços Culturais Dundo - Lunda - Angola - Museu do Dundo, 1967, p. 150; e LIMA, Mesquitela de - "Tatuagens da Lunda". S/L: Museu de Angola, 1956, (possivelmente) pp. 40 e 42-43, figs. 42 e 45.
Uma «muia» trata-se essencialmente de um cinto exterior - cf. SANTOS, Eduardo dos - "Sobre a «Medicina» e a Magia dos Quiocos". In "Estudos, Ensaios e Documentos nº 80". Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960, p. 68.
Para o mesmo tipo de máscara vd. REDINHA, José - "Album Etnográfico Portugal-Angola". Luanda: C.I.T.A, 1971, p. 91 (como "Muana-Mpuo"); JORDÁN, Manuel - "Os Tshokwe e Povos Aparentados". In "Na presença dos Espíritos - Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa". New York: Museum for African Art, Snoeck-Ducaju, 2000, pp. 100-102, cat. 73-75; BASTIN, Marie-Louise. "La sculpture Tshokwe”. Arcueil: Alain et Françoise Chaffin, 1982, pp. 100-103, figs. 40-45 (como "Masque Pwo"/"Pwo"); o catálogo "Escultura Angolana - Memorial de Culturas". Lisboa: Museu Nacional de Etnologia - Sociedade Lisboa 94, 1994, pp. 143-144, nº 162-164; LIMA, Mesquitela de - "Os Akixi (Mascarados) do Nordeste de Angola". Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola - Serviços Culturais Dundo - Lunda - Angola - Museu do Dundo, 1967, pp. 151 e 153, nºs 11-15 (como "Mukixi wa Pwó"); FELIX, Marc Leo. - "100 Peoples of Zaire and Their Sculpture: The Handbook”. Brussels: Zaire Basin Art History Research Foundation, 1987, p. 183, fig. 15; o catálogo do leilão realizado a 1 de Fevereiro de 2023 na Lempertz "Art of Arfrica, the Pacific and the Americas". Brussels: Lempertz, 2023, lote 42; e https://www.metmuseum.org/art/
collection/search/319264?ft=Pwo&offset=0&amp
;rpp=40&pos=1, consultado a 14 de Março de 2023 às 15:37.

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