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Sessão única | September 26, 2022  | 344 Lotes

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MIRANDA, Francisco de Sá de.- AS OBRAS | DO CELEBRADO | LVSITANO, | O doutor Frãcisco de Sá de Mirãda. | Collegidas por Manoel de Lyra. | Dirigidas ao muito illustre Senhor dom Ie- | ronymo de Castro, &c. | [gravura xilográfica com as armas de D. Jerónimo de Castro] | Impressas com licença do Supremo Conselho da Santa | Geral Inquisição, & Ordinario. | Anno de 1595. | Com priuilegio Real por dez annos.- [Lisboa]: Manoel de Lyra, 1595.- [8], 186 [i é 184], [3] f.; 18 cm.- E. Edição original das obras de Sá de Miranda (1481-1558), considerado o maior poeta português do século XVI, logo após Camões, e talvez aquele que mais fez chegar até nós o eco do ideário renascentista, sendo significativa a introdução de novas formas literárias, nomeadamente a comédia em prosa, o novo metro, o soneto, a écloga, etc. A edição foi publicada postumamente, quase 30 anos após a morte do autor. O exemplar corresponde à colação indicada por Anselmo: o rosto (verso em branco) ostenta as armas de D. Jerónimo de Castro, em impressão xilográfica; segue-se um fólio com as licenças (f.) e o alvará (v.); a folha seguinte inclui a dedicatória (f.), duas poesias, um soneto Jerónimo de Morais e um “carmen” de Sebastião; Alfaro (v.); o quarto fólio encerra um soneto de D. Manuel de Portugal (f.) e a marca do impressor Manuel de Lyra (v.) que se repete no fólio 162 (X2 v.). O texto, propriamente dito, decorre entre as folhas 1 e 186 (com numerosos erros de foliação), ou seja, entre os fólios A1f. e Z8v; no verso da folha 132 uma outra marca do impressor Manuel de Lira, diferente da acima descrita. No final encontramos dois fólios (¶1 e ¶2) com a “Taboa (ou Tavoada) das Rhimas do Autor”, que ocupa quatro páginas; segue-se um fólio como “¶Auto de approuação destas obras” (f.) e a errata (v.), faltando ao exemplar o último fólio em branco que deveria completar o caderno. Exemplar levemente aparado, mas limpo, possivelmente lavado, com o corte das folhas dourado. Ex-líbris de Walter Corrêa da Sá e Benevides. Encadernação do século XX, inteira de marroquim, assinada "Bound by Sangorski & Sutcliffe, London"; duplo filete em esquadria com florões nos cantos, nos planos, casas fechadas a ouro na lombada, roda nas seixas e duplo filete na espessura das pastas (estojo de protecção). Anselmo, 764. BN (Século XVI), 500. Biblioteca de D. Manuel II, 294.

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