chevron_left1/9chevron_right
euro_symbol€ 20,000 - 30,000 Base - Estimativa
remove_shopping_cart€ 20,000Retirado - Vendido no pós leilão
Colcha (ou pano de armar) Lusíada algodão bordado a seda em tons de vermelho sobre fundo beige "Pelicano em sua piedade, cenas de montarias, animais, aves e sereias tocando instrumentos musicais" vertente Indo-Portuguesa - provavelmente Cambaia séc. XVII (1º quartel) restaurada, forro substituído Dimensões (altura x comprimento x largura) - 290 x 223 cm Notas: acompanhada de relatório de restauro feito no Museu do Oriente realizado por Eva Armindo.Vd. Reynaldo dos Santos in "Oito séculos de Arte Portuguesa", Empresa Nacional de Publicidade, vol. III, p. 205, fig. 277.«”campo com medalhão central” – O tema das montarias, das cenas marítimas e omotivo dos dragões aparecem na composição de outro tipo de colchas indo-portuguesastratados de forma diferente daquela que acabamos de ver nos exemplares de padrão defaixas. Na composição desse género de bordados o campo tem medalhão central circular,tangente nos lados, e barras largas nas cabeceiras; faixas estreitas dividem as diferentes partesdo campo e circundam a cercadura.A colcha no. 9 do Catálogo ostenta no centro o pelicano a ferir o peito para alimentaros filhos. Na composição da cercadura do medalhão os dragões revelam influência de modeloocidental; a figuração humana aparece de corpo inteiro representada por uma mulherdesnuda e suspensa sobre uma flore; o motivo pode derivar da iconografia da deusa Laskmi,mulher de Vishnu. Nas barras das cabeceiras ornatos animalistas estilizados, figuraçãohumana, pavões e decoração exuberante de flores formando enrolamentos; note-se que osmesmos motivos compõem as cercaduras laterais do bordado indiano (nº1, Cat.). Nos cantos,mascarões com pendentes florais.Na cercadura desenrolam-se cenas de caça ao veado e ao javali. Os cavaleiros trajam àmoda portuguesa do 1º terço do século XVII; chapéus de copa alteada, aba larga e semi-rígidacom pluma, gibão de mangas rocadas nos ombros; trazem o cabelo curto e as golasencanudadas que se usaram até cerca de 1630; estão armados de lanças e levam os seus cães.Entre os cavaleiros vai um trajando à moda oriental, a cabeça coberta por uma coifapontiaguda. Os eixos centrais da cercadura são ocupados por árvores, com pássaros ecarregadas umas de flores outras de pinhas, símbolo da fecundidade. Nos cantos repete-se osmotivos dos mascarões.As faixas que dividem a composição são preenchidas por dois padrões de ornatos deestilização geométrica, numa disposição alternada e ondulante.A colcha é bordada a pesponto e diversos pontos de fundo em seda vermelha eamarela sobre duas telas de algodão branco, acolchoadas com pasta de algodão; fundocoberto por uma rede de losangos pespontados em seda branca. Franja e borlas de seda nascores do bordado. Dimensões: comp. 288 x larg. 202cm. A peça pertence ao fundo antigo doMuseu, sendo proveniente dos conventos extintos.Da composição deste bordado não faz parte o tema das cenas marítimas mas numacolcha do mesmo género, existente no Museu Victoria e Alberto de Londres, aparecemcaravelas portuguesas levando hasteada a bandeira das quinas; essa colcha ostenta no centroo brasão de armas da família Lima (Viscondes de Vila Nova de Cerveira) (25).Este género de colcha difere nitidamente dos exemplares que foram agrupados sob adesignação de tipo de faixas. O desenho acusa influencia ocidental e a técnica do bordado dá aestas peças um aspeto peculiar que lembra, de certo modo, os trabalhos de gravura em metalou em pele. Veja-se o traço incisivo e regular com que são executados os mínimos pormenoresde elaborada minúcia, as plumas dos cavaleiros, as cerdas e imbricados dos corpos dosanimais, as linhas das fisionomias, os contornos da folhagem, etc.»Maria José Mendonça «Alguns Tipos de Colchas Indo-portuguesas naColeção do Museu Nacional de Arte Antiga» in Colchas Bordadas do Museu Nacional de ArteAntiga/ Índia Portugal China/Séculos XVI/XVIII, Lisboa M.N.A.A., 1978.