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3ª Sessão | June 1, 2011  | 7 Lotes

euro_symbol€ 20,000 - 30,000 Base - Estimativa

gavel€ 32,000Vendido

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ANTÓNIO MANUEL DE SANTA BÁRBARA - SÉC. XIX Relógio de mesa "Pipa e animais domésticos" prata dourada grupo escultórico monogramado "E" encimado por coroa de conde (condessa d'Edla) com pipa assente sobre tronco, peru sobre espigas de trigo, duas galinhas, coelho, cesta de verga, flores e plantas, etc., máquina francesa, autonomia de oito dias, toca horas e meias horas, regulação da marcha no mostrador português séc. XIX (3º quartel) completo assinado; mecanismo marcado VINCENTI & CIE - MEDAILLE D'ARGENT 1855 Dimensões (altura x comprimento x largura) - 40 x 46 x 26 cm; Peso - 6.097 (peso bruto: 7.750 Kg) grs. Notas: segundo tradição familiar oferecido pelo do Rei D. Fernando II à Condessa D'Edla

Um relógio assinado Santa Barbara
A circunstância de um relógio de pousar apresentar uma assinatura onde se pode ler claramente o nome "Santa Barbara" não deixa de ser interessante para não dizer mesmo surpreendente. De facto, este nome está associado na História da Arte portuguesa a conhecidos miniaturistas de retratos e, até hoje, era desconhecida a sua ligação à escultura e, menos ainda, à arte da relojoaria. A escala miniatural parece ser o elo comum entre esta criação e a obra destes famosos pintores miniaturistas. Sendo os Santa-Bárbara especializados em conceber em pequenas dimensões não admira que tenham, porventura, realizado alguma incursão no campo da miniaturização da escultura, nomeadamente aplicada à relojoaria. A questão é sabermos como seria possível que estes destacados artistas da área da pintura miniatural se possam ter aventurado no campo da escultura em metal. Acima de tudo sabemos que os miniaturistas Santa Barbara eram exímios gravadores e abriam gravuras a buril. Este facto poderá contribuir para explicar a forma elegante, com evidentes marcas de gravador nos acabamentos que sublinham os desenhos desta peça.  
Se, ao facto de reconhecermos a clara assinatura de Santa Barbara, juntarmos a informação que um monograma, aplicado no topo da pipa, confirma que este relógio pertenceu à condessa d'Edla, segunda mulher do rei D. Fernando II, a própria peculiar iconografia que rodeia o relógio passa a fazer algum sentido e dá-nos algumas pistas sobre a eventual encomenda do desenho deste relógio pelo rei-artista a um dos elementos desta família de pintores miniaturistas. Efectivamente não poderemos deixar de estabelecer um paralelo que parece evidente entre os galináceos, elementos cinegéticos e campestres que podemos ver cinzelados a decorar este relógio e a obra gravada a água-forte do próprio príncipe consorte. O mesmo ideário romântico de raiz germânica parece estar na base do imaginário iconográfico da decoração do relógio e da obra artística de D. Fernando. Assim, o relógio teria um cenário ideal onde poderia figurar, referimo-nos ao famoso chalé que o apaixonado rei fez construir para a sua segunda mulher no parque da Pena.
Por outro lado, sabemos que tanto António Joaquim Santa Barbara, como o seu filho, António Manuel, trabalharam para a casa real. Do primeiro conhecem-se retratos de D. Miguel e o segundo apresentou na Exposição Internacional de Madrid, em 1871, "Retratos da família Real Portuguesa". As ligações à Casa Real deste último pintor tinham-se entretanto estreitado de tal forma que, em 1866, havia já requerido "diploma de retratista a miniatura da Real Casa de sua Magestade" ao rei D. Luís, alegando exactamente ter feito um retrato deste rei e outro de "El-Rei o Senhor D. Fernando". Ora se o príncipe de Saxe-Coburgo-Gota contraiu matrimónio com Elise Hensler em 1869, era já o segundo Santa Barbara que seria o pintor miniaturista da Casa Real. Assim, será a António Manuel de Santa Barbara que poderemos atribuir a execução dos ornamentos deste magnífico relógio.
ANTÓNIO MANUEL DE SANTA BÁRBARA - 19th C.
Table Clock “Cask and domestic animals”,
gilt silver, sculpture group monogrammed “E” topped by a Count crown
(Countess of Edla) with with cask resting on a tree-trunk, turkey on wheat
spikes, two chickens, rabbit, wicker basket, flowers and plants, etc.,
French machine, eight days autonomy, strikes hours and half-hours, movement
regulation on the dial, Portuguese, 19th C. (3rd quarter), complete, signed,
marked mechanism VINCENTI & CIE - MEDAILLE D’ARGENT 1855

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