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Leilão Online Livros de Arte Equestre e Outras Temáticas
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VASCONCELOS, Pe. António de.- ANACEPHALÆOSES
VASCONCELOS, Pe. António de.- ANACEPHALÆOSES | id est, | SVMMA CAPITA | ACTORVM REGVM | LVSITANIÆ. | [...] | Accesserunt Epigrammata in singulos Reges ab insigni | Poeta Emmanvele Pimenta | eiusdem Societatis. | Et illorum effigies ad viuum expressæ curâ, & sumptibus | Emmanuelis Sueyro Regiæ Catholicæ Maiestatis Aulici | Familiaris, Equitis militiæ Sauatoris nostri IESV | CHRISTI; & Domini de Voorde.- Antverpiæ: Apud Petrum & Ioannem Belleros, 1621.- [16], 597 (aliás 588), [24] p.: il.; 24 cm.- E. O Pe. António de Vasconcelos (1554-1622), jesuíta, natural de Lisboa, foi prefeito e reitor da Universidade de Évora. A obra consiste num resumo das crónicas de Portugal até Filipe II e uma descrição do reino, nas últimas 215 páginas. É ilustrada com um frontispício gravado, uma gravura alegórica representando a Lusitania e 24 retratos de reis, rainhas e princesas de Portugal. As gravuras, todas abertas em chapa de cobre, são de excelente nível técnico e artístico, sendo especialmente raro e apreciado o retrato da Rainha Santa Isabel. Exemplar levemente aparado, com falta dos retratos de Filipe I, que não terá sido impresso (página em branco) e de D. João I, que foi arrancado. Faltam igualmente cinco folhas no final do texto (p. 589 a 597 v.), antes do início do índice. Ligeira acidez e inscrições da época na portada gravada. Inscrição de oferta (em inglês) na guarda volante, datada de 1851. Encadernação inteira de de carneira com a lombada reconstruída. Ávila Perez, 7818. Samodães, 3437. Inocêncio, I, p. 283.

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doneApr 8, 2019 10:30:27 PMClosed at

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[VIEIRA, Pe. António].- ARTE DE FURTAR | ESPELHO DE ENGANOS, THEATRO DE VERDADES, | MOSTRADOR DE HORAS MINGUADAS, GAZÚA GERAL | Dos Reynos de Portugal...
[VIEIRA, Pe. António].- ARTE DE FURTAR | ESPELHO DE ENGANOS, THEATRO DE VERDADES, | MOSTRADOR DE HORAS MINGUADAS, GAZÚA GERAL | Dos Reynos de Portugal...- Amsterdam [aliás Lisboa]: na Officina Elvizeriana [aliás João Baptidta Lerzo], 1652 [aliás 1743/44].- [24], 512 (aliás 508) p.: 1 retrato; 20 cm.- E. Segundo Inocêncio (I, p. 306) trata-se da primeira edição que apresenta todos os indícios de ter sido impressa em Portugal e em época mais recente, já que não terá sido conhecida senão no ano de 1744. A obra, redigida durante o ano de 1652, foi atribuída sucessivamente a vários autores. No entanto, graças aos trabalhos dos jesuítas Francisco Rodrigues (1940) e J. Pereira Gomes (1962) e, mais recentemente, à edição crítica promovida por Roger Bismut (1991), a atribuição da autoria ao jesuíta Manuel da Costa é hoje consensualmente aceite. O exemplar inclui, junto ao rosto, um retrato de António Vieira gravado a talhe-doce (que não pertence à edição), com a seguinte subscrição: Arnoldo Van Westerhout Sculp. Rom. Sup. perm. A paginação salta da p. 192 para a p. 197 (em todos os exemplares), mas as assinaturas estão correctas. Exemplar um pouco aparado e com ligeira acidez; duas manchas marginais (sinais de fita adesiva?) na folha de rosto, contaminando ao de leve a folha seguinte e o retrato; rosto com restauros menores e pertence manuscrito da época: Faria Barboza. Meia-encadernação de pele, recente.

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doneApr 8, 2019 10:30:00 PMClosed at

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