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18 a 27 de Outubro de 2022 Terças e quintas-feiras, a partir das 19h Valor Presencial € 180 (curso completo) Nota: No curso presencial não será possível a frequência por módulo, apenas de forma completa. Online € 100 (curso completo) € 30 (por módulo)
Pacote Curso Completo de Pratas + Jóias Presencial € 320 Online € 180
Conhecer a história e evolução do uso das pedrarias e dos seus estilos de lapidação nas artes decorativas é essencial para dar sentido crítico aos pareceres de peritagem e avaliação de artefactos, nomeadamente no que ao seu período de atribuição diz respeito. Nestas sessões vamos resumir os aspectos mais relevantes do uso das pedrarias desde o rico período pós-descobrimentos, nos séculos XVI e XVII, aos alvores do século XX, passando pela interessante presença das pedrarias Brasileiras na joalharia lusa, em especial no século XVIII e primeiros anos do séc. XIX.
As inscrições são limitadas e obrigatórias.
Para inscrições ou mais informações.
12h - 4 sessões de 2h30
18 a 27 de Outubro de 2022 Terças e quintas-feiras, a partir das 19h
Presencial € 180 (curso completo) Nota: No curso presencial não será possível a frequência por módulo, apenas de forma completa.
Online € 30 (por módulo) € 100 (curso completo)
NOVIDADE – PACOTE CURSO COMPLETO DE PRATAS + JÓIAS Presencial € 320
Online € 180
Cabral Moncada Leilões Rua Miguel Lupi, 12 D, 1200-725 Lisboa
18 de Outubro - 19h Módulo 1 A Era dos Descobrimentos | Séculos XVI-XVII ─── 20 de Outubro - 19h Módulo 2 O Século XVIII e os Diamantes e Pedrarias Brasileiras ─── 25 de Outubro - 19h Módulo 3 A Revolução Gemológica do Século XIX ─── 27 de Outubro - 19h Módulo 4 Avaliação de Pedras Preciosas nas Artes decorativas e Joalharia | Formador: Henrique Correia Braga, Perito Avaliador de Pratas e Jóias
Rui Galopim de Carvalho
Rui Galopim de Carvalho FGA DGA é consultor internacional em educação e gemologia, formador, autor e conferencista sobre pedras preciosas, sendo actualmente júri nacional para a atribuição do título de avaliador de artigos com metais preciosos e materiais gemológicos da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Em Portugal, deu aulas na Universidade Católica, Escola Superior de Arte e Design, CINDOR, Ar-Co e Centro de Joalharia de Lisboa. É editor associado do The Journal of Gemmology, Vice-President do Sector A e da Coral Commission da CIBJO (The World Jewellery Confederation), membro do Communications Committee do ICA (International Colored Gemstone Association), membro do Conselho Consultivo da AORP e consultor de vários museus nacionais, incluindo o Museu Nacional de Arte Antiga e do novo Museu do Tesouro Real no Palácio Nacional da Ajuda do qual estudou toda a colecção.
MÓDULO 1 A Era dos Descobrimentos | séculos XVI-XVII O impacto dos descobrimentos portuguesas (enquadramento histórico), o “monopólio” Indiano no comércio de gemas nomeadamente em diamantes, pérolas, espinelas, safiras e rubis. As esmeraldas e pérolas sul-americanas. “Exótica”. O termo “oriental” como descritor de qualidade. Cortes de pedras preciosas da época.
MÓDULO 2 O Século XVIII e os Diamantes e Pedrarias Brasileiras A descoberta de diamantes brasileiros e o seu impacto nos estilos de lapidação e na joalharia. As outras pedras de cor do Brasil colonial tais como, por exemplo, topázio, água-marinha, crisoberilos e as chamadas “minas novas”. Pedrarias na Europa, incluindo as opalas “húngaras" e as ametistas “siberiana”.
MÓDULO 3 A Revolução Gemológica do Século XIX A localização e exploração dos depósitos diamantíferos de Kimberley na Colónia Britânica do Cabo, agora África do Sul, e o seu impacto na joalharia. Evolução dos estilos de lapidação. Outras descobertas relevantes de gemas: ametista do sul do Brasil, opala preciosa da Austrália, safira azul de Caxemira, alexandrite dos Urais, turmalina rosa da EUA. A corrida às pérolas água doce americanas. Primórdios da produção de pedras sintéticas e pérolas de cultura.
MÓDULO 4 Avaliação de Pedras Preciosas nas Artes decorativas e Joalharia | Fomador Henrique Correia Braga, Perito Avaliador de Pratas e Jóias