Email: academia@cml.pt
10 a 19 de Janeiro de 2023 Terças e quintas-feiras, a partir das 19h Valor Presencial € 180 (curso completo) Nota: No curso presencial não será possível a frequência por módulo, apenas de forma completa. Online € 100 (curso completo) € 30 (por módulo)
O Curso Livre de Introdução ao Livro Antigo (Coleccionismo e Peritagem) desenvolve-se em quatro sessões de 2.30 h. (das 19.00 às 21.30 h., com 15 min. de intervalo).
Este curso pretende sensibilizar os formandos para as diferentes áreas que constituem a complexa e vasta problemática do livro antigo impresso (dos séculos XV ao XIX), fornecendo-lhes pistas para desenvolver conhecimentos e as competências essenciais para identificar alguns dos problemas mais frequentes que ocorrem nos exemplares que chegaram até nós.
A apresentação do curso é feita em Powerpoint, sendo fornecida bibliografia para cada uma das áreas abordadas.
As inscrições são limitadas e obrigatórias.
Para inscrições ou mais informações.
10h - 4 sessões de 2h30
10, 12, 17 e 19 de Janeiro de 2023 Terças e quintas-feiras, a partir das 19h
Presencial € 180 (curso completo) Nota: No curso presencial não será possível a frequência por módulo, apenas de forma completa.
Online € 30 (por módulo) € 100 (curso completo)
Cabral Moncada Leilões Rua Miguel Lupi, 12 D, 1200-725 Lisboa
10 de Janeiro - 19h Módulo 1 Primórdios do livro (o livro antes da tipografia) Livro e tipografia ─── 12 de Janeiro - 19h Módulo 2 A encadernação: técnicas e estéticas A encadernação artística moderna e contempoânea ─── 17 de Janeiro - 19h Módulo 3 Os papéis decorados na encadernação Proveniência e marcas de posse ─── 19 de Janeiro - 19h Módulo 4 Peritagem do livro antigo O primeiro livro impresso no Brasil: a case study
Pedro de Azevedo
Livreiro-antiquário desde 1976, responsável pela organização de 62 leilões de livros, manuscritos e gravuras. É perito nesta área para a Cabral Moncada Leilões desde 2009. Acumula ainda as funções de avaliador de bibliotecas e arquivos, públicos e particulares, destacando-se a colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação da Casa de Bragança, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, os Palácios Nacionais de Mafra e de Queluz, as Faculdades de Medicina, de Letras e de Direito da Univ. de Lisboa, a Casa Fernando Pessoa e diversas bibliotecas públicas municipais. Autor e conferencista com um vasto currículo na área, incluindo várias comunicações em colóquios, artigos em livros, jornais e revistas. Destaca-se o seu mais recente título, publicado em Novembro de 2021, o primeiro volume das suas memórias profissionais, intitulado Vida com Livros | Livros com Vida (Lisboa, edição. do autor, 2021).
MÓDULO 1 Primórdios do livro (o livro antes da tipografia) A escrita: origens e evolução Suportes da escrita: papiro, pergaminho e papel O livro antes da tipografia: o volumen e o códex O manuscrito na Idade Média e no Renascimento Livro e tipografia A descoberta da tipografia A tipografia primitiva (1455-1500) Os incunábulos portugueses A ilustração do livro (séculos XV a XVIII)
MÓDULO 2 A encadernação: técnicas e estéticas As encadernações primitivas Função e mensagem Os grandes períodos estilísticos: séculos XVI a XVIII Diários, almanaques e folhinhas: séculos XVIII/XIX A encadernação artística moderna e contempoânea Marius Michel e a Escola de Nancy Entre duas guerras: Pierre Legrain e François-Louis Schmied Paul Bonnet e a Société de la Reliure Originale A encadernação artística contemporânea
MÓDULO 3 Os papéis decorados na encadernação Antecedentes: Japão, Turquia, Pérsia e Índia Os primeiros papéis europeus Papéis marmoreados Papéis estampados Papéis estampilhados Papéis "à la colle" Proveniência e marcas de posse Pertences manuscritos Super-libros Ex-libris e outras marcas de posse Outras anotações manuscritas Renascimento, esplendor e decadência (séculos XVI a XIX)
MÓDULO 4 Peritagem do livro antigo Pertences manuscritos Super-libros Ex-libris e outras marcas de posse Outras anotações manuscritas O primeiro livro impresso no Brasil: a case study