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euro_symbol€ 1,500 - 2,250 Base - Estimativa

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GRASSET DE SAINT-SAUVEUR, Jacques.- Voyages pittoresques dans les quatre parties du monde, ou troisième édition de l’Encyclopédie des voyages, contenant les costumes des principaux peuples de l’Europe, de l’Asie, de l’Afrique, et des sauvages de la Mer du Sud; gravés et coloriés avec soins. Suivis d’un précis historiques sur les mœurs de chaque peuple.- A Paris: Chez Madame veuve Hocquart, 1806.- 2 vols.: il.; 20 cm.- E.
Jacques Grasset de Saint-Sauveur (1757-1610), diplomata, viajante e desenhador francês, natural de Montréal (Nova França, hoje Canadá), passou a residir em Paris a partir dos sete anos de idade, tendo seguido a vida diplomática tal como seu pai e irmão. Os dois tomos apresentam a seguinte estrutura. Tome premier (”Peuples de l’Europe”): mapa-mundi (desdobr.), rosto, mapa da Europa (desdobr.), “Table des peuples...” (4 p.), 80 gravuras; Tome deuxième (”Peuples de l’Asie”, etc.): 4 mapas desdobr. (Ásia, África, América do Norte e América do Sul), rosto, “Table des peuples...” (4 p.), 80 gravuras color. Ou seja, um total de seis mapas desdobráveis coloridos e 160 gravuras (águas-tintas coloridas), acompanhadas dos respectivos textos explicativos. Ex-libris de Victor d’Avila Perez (lote nº 6881 do leilão realizado em 1939/40). Exemplar levemente aparado, mas muito limpo, conservando todas as gravuras com grande frescura. Encadernações da época, inteiras de carneira, com patine pintada. Brunet, II, col. 1711/1712. René Colas (Costume), 1302.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

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SEARA NOVA: revista quinzenal de doutrina e crítica.- Nº 1 a nº 1599 (21 de Outubro de 1921 a Janeiro de 1979).- Lisboa: 1921-1979.- 1599 [i. e. 1596] números: il.; 32 cm.- B.
Conjunto notável, seguido e quase completo (apenas com falta dos nºs 304, 307 e 468), da uma revista doutrinária e crítica, fundada por um grupo de intelectuais portugueses liderado por Raúl Proença.Desta primeira série, entre Outubro de 1980 e Dezembro de 1984, foram publicados mais cinco números simbólicos (de 1600 a 1604), apenas para manter o título. A partir de 1985 foi ainda publicada uma segunda série, com periodicidade irregular, da qual constam, pelo menos 62 números, que este conjunto não inclui. Do grupo fundador, emanado da corrente reformista e europeísta da “Renascença Portuguesa”, destacamos as figuras de António Sérgio, Câmara Reis, Ezequiel de Campos, Faria de Vasconcelos, Aquilino Ribeiro, Raúl Brandão, Augusto Casimiro, Jaime Cortesão e muitos outros nomes da cultura e da política portuguesa da época. Nos anos seguintes, juntaram-se aos “seareiros” nomes sonantes da nossa elite intelectual, tais como Castelo Branco Chaves, Álvaro Salema, José Régio, Agostinho da Silva, Joaquim Namorado, Vergílio Ferreira, Carlos de Oliveira e muitos outros. Do ponto de vista plástico há a registar , entre muitas outras, as colaborações de Carlos Botelho, António Pedro, Arlindo Vicente, Diogo de Macedo, Vespeira, João Abel Manta, Barata Feio e até Cícero Dias. Sobre este importante periódico veja a extensa e bem documentada entrada no "Dicionário das revistas literárias portuguesas do século XX" de Daniel Pires (Volume II, 2º tomo, p. 430 a 535. Conjunto em brochura sem defeitos assinaláveis.

euro_symbol€ 1,000 - 1,500 Base - Estimativa

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ORDEM DE CISTER.- DIFFINIÇOENS | DA ORDEM DE CISTEL [sic] : E | CONGREGAÇAM DE | NOSSA SENHORA DE | ALCOBAÇA.- Em Lisboa: Por Antonio Alvatez [sic]. Anno M. D. LXXXXIII. [1593].- [6], 60, [16] f.: il.; 19 cm. Junto com: PRIVILEGIA | CONGREGATIONIS | Stæ. MARIAE DE ALCOBATIA | CISTERCIENSIS | ORDINIS REGNORVM | PORTVGALLIAE. | [...] | Pars Prima.- Venetiis: Apud Gio. Dominicum de Imbertis, M. D. XCIII. [1593].- [12 ], 67 f.; 19 cm.- E.
O exemplar das “Diffiniçoens” corresponde exactamente à colação indicada por António Joaquim Anselmo, embora com alguns cadernos trocados: 1º caderno, [ ]//4; 2º caderno, ***// 2 (Tavoada, que Anselmo refere no final); 18 cadernos A-S//4; caderno A//4. A última folha do primeiro caderno (pequena gravura igual à do rosto, representando S. Bento, com o verso em branco), solta, um pouco mais curta e com algumas manchas. O caderno A final, excessivamente aparado (mais curto), apresenta uma gravura xilográfica, de plena página, no verso da última folha figurando uma custódia ladeada por dois anjos. Os três últimos cadernos (R, S, e A) integram quatro breves do papa Clemente VIII, relativos à Ordem. Volume um pouco aparado com três pertences antigos riscados na página de rosto do primeiro título. A segunda obra, com a indicação de Pars Prima, corresponde ao exemplar da BNP com a cota F 1388. Ex-libris de Aníbal Fernandes Tomás e de Victor d’Avila Perez (lote nº 2264 do leilão realizado em 1939/40). Interessante encadernação da época, inteira de carneira, com decoração a seco nos planos e a ouro nos entre-nervos, cansada, com graves falhas na cobertura e sinais de trabalho de traça na lombada; pertence antigo(?) raspado no plano superior. Anselmo, 28. BN (Século XVI), 537. Biblioteca de D. Manuel II, 317. Os três exemplares da BNP e o exemplar de D. Manuel II, aparentemente, não incluem o caderno com a Tavoada.

euro_symbol€ 600 - 900 Base - Estimativa

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SOUSA, Manuel de Faria e.- ASIA | PORTVGVESA. | TOMO I. [II & III] | DE MANUEL DE FARIA, Y SOUSA | Cavallero de la Orden de Christo, | y de la Casa Real.- Lisboa: En la Officina de Henrique Valente de Oliveira, 1666-1675.- 3 vols.: il.; 29 cm.- E.
Primeira edição de uma das obras mais procuradas de Manuel de Faria e Sousa (1590-1649), poeta, humanista e historiador, natural de Felgueiras. Exemplar de trabalho, incompleto, com as seguintes 17 gravuras em separado (das 19 que devia conter), as do primeiro volume a talhe-doce, as restantes xilográficas). Tomo I: Santa Helena, Cochim, Quiloa, Cananor, Sofala, Goa, Ormuz, Chaul, Baçaim e Diu. Tomo II: Ilha de Moçambique, Damão, Manar, Mangalor, Onor, Bargalor e Malaca (esta última do vol. I). Tomo III: com falta das gravuras de Mascate e Macau. A colação de cada tomo é a seguinte: I - [32], 396, [42] p; tomo II - [8], 968, [2] p. III - [8], 564, [6] p. Os três volumes apresentam ainda três frontispícios gravados e numerosas gravuras a talhe-doce e xilográficas, integradas no texto, representando vice-reis e outras personagens históricas. O terceiro tomo inclui a rara folha final de errata que falta em alguns dos exemplares conhecidos. Exemplar manuseado, com manchas de humidade (de maré) e acidez; portadas gravadas e primeiros cadernos dos três tomos maltratados, podendo ter sido adicionados a partir de outro exemplar; tomos I e II com algumas anotações marginais antigas e sinais de leitura; graves falhas nas folhas 143/144 e [13 (da Tabla] no tomo I e nas folhas 21/22 e 67/68 do tomo III; alguns cortes de traça marginais; outras imperfeições de difícil discriminação. As gravuras encontram-se em geral frescas e bem dobradas. Encadernações do século XIX, inteiras de carneira (com pequenos danos), com patine pintada e o corte das folhas carminado. Inocêncio, V, p. 416. Auvermann, 493. Arouca, S 530, 531 e 532.

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimativa

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