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Sessão única | December 16, 2024  | 352 Lotes

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AMICO DA GALLIPOLI, Fr. Bernardino, O.F.M.- TRATTATO | delle Piante & Immagini | de Sacri Edifizi di | TERRA SANTA | Disegnate in Jerusalemme | secondo le regole della | Prospettiua. & uera misura | della lor grandezza | DAL R. P. F. BERNARDINO | Amico da Gallipoli dell’ | Ord. di S. FRANCESCO de | Minori osseruanij | Stampate in Roma e di nuouo | ristampate dallistesso Autore | in piu piccola forma, | aggiuntoui la strada | dolorosa, & | altre | figure.- In Firenze: Apresso Pietro Cecconcelli, 1620.- [8], 65, [i. e. 82], [1 ] p.: 1 portada grav., il.; 30 cm.- E. Segunda edição de uma obra da maior importância para a história dos Lugares Santos e dos seus monumentos religiosos. O franciscano Bernardino Amico, natural de Gallipoli (fl. 1590-1610), viajou pela Terra Santa no final do século XVI, tendo sido prior da sua ordem em Jerusalém entre 1593 e 1597(?). Durante a sua estadia, recolheu numerosas notas e desenhos do natural, incluindo fachadas e plantas de alguns edifícios hoje desaparecidos. De volta a Itália, publicou a obra, primeiramente em 1609, com gravuras de Antonio Tempesta, menos nove estampas do que na presente edição, ilustrada com 33 gravuras duplas, da autoria do célebre gravador francês Jacques Callot, incluindo um frontispício gravado e uma vista de Jerusalém, segundo original de Antonio de Angelis (1578). A obra é dedicada a Cosimo II, de Médicis, Grão-Duque da Toscania, que terá encomendado as gravuras a Callot, expressamente para esta segunda edição. O volume apresenta uma paginação irregular e incompreensível, pelo que apresentamos de seguida, a colação pormenorizada e rigorosa: [1], ¶4, A2, B1, C-F2, G1, H-L2, M1, N-R2, S1, T-V2, X1, Y-Z2, Aa-Cc2, Dd1, Ee-Qq2, Rr1, Ss-Vv2. A edição apresenta as gravuras intercaladas por impressão sucessiva e só depois foi adicionado o respectivo texto descritivo. Terá sido então necessário juntar fólios suplementares, quando o espaço remanescente se relevou insuficiente para o texto que faltava imprimir, o que explica a irregularidade dos cadernos. No verso do último fólio, o seguinte colofon: In Firenze, M.DC.XIX. per il Cecconcelli. [marca do impressor] Alle Stelle Medicee. Con Licenzia dé Superiori. Todos os fólios se encontram montados em carcelas. Exemplar levemente aparado, com ligeiro manuseamento e ocasionais manchas. Alguns rasgões sem falta de suporte, nomeadamente nas dobras das gravuras (e na margem da f. O1). Ex-libris de Victor d’Avila Perez (não localizado no catálogo do leilão realizado em 1940). Encadernação da época, inteira de pergaminho rígido, da época, ligeiramente cansada e com alguns danos na lombada (recuperáveis). Os desenhos de Amico, foram as primeiras imagens com rigor que chegaram ao Ocidente, de alguns dos locais de maior significado religioso na Terra Santa, nomeadamente o edifício da Última Ceia, o Caminho da Cruz e o Santo Sepúlcro. Lieure (J. Callot), 306-352. Cicognara, 3932. Brunet, I, col. 231.

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