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Sessão única | December 16, 2024  | 352 Lotes

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Escritório Lusíada teca revestimento a ébano com filetes de marfim recortado de feição islâmica, frente das gavetas com marchetaria de ébano, marfim e micromosaico «sadeli», aplicações em cobre dourado vertente de influência Mogol séc. XVI/XVII pequenos restauros Dimensões (altura x comprimento x largura) - 30,3 x 42 x 31,6 cm Notas: vd. exemplar semelhante em DIAS, Pedro - “Mobiliário Indo-Português”. Moreira de Cónegos: Imaginalis, 2013, p. 353.

a) Este lote está sujeito às restrições CITES de exportação/importação e encontra-se devidamente certificado: nº 23PTLX12421C;
b) É actualmente proibida por diversos países a importação de bens que incorporem materiais de espécies da fauna e flora selvagens protegidas, incluindo, entre outros, marfim, coral e tartaruga;
c) Em Portugal, em conformidade com a prevista transposição para a legislação nacional das mais recentes orientações da UE relativas ao comércio de marfim, está suspensa a emissão de certificados de reexportação para países que não integrem a UE;
d) Neste contexto, aconselham-se os seus potenciais compradores a informarem-se previamente sobre a legislação do seu país e restrições internacionais aplicáveis.


Este requintado escritório de tampo de abater foi produzido com toda a probabilidade no Sinde, no actual Paquistão, entre os finais do século XVI e os inícios da seguinte centúria. De estrutura em teca (Tectona grandis), é faixeado a ébano (Diospyros ebenum) e ricamente decorado com embutidos de marfim e micro-mosaico (sadeli). As ferragem de cobre dourado incluem duas gualdras, os puxadores das gavetas interiores em forma de roseta, e dois espelhos de fechadura, um na frente e outro na gaveta interior
central. Ambos os espelhos ou escudetes das fechaduras são vazados e recortados em forma de águia bicéfala ou gandabherunda - ave mitológica hindu imbuída de força mágica utilizada para afastar o mal e proteger as preciosidades aí contidas. A decoração das faces exteriores é em tapete com cartelas centrais e cercadura interior polilobadas e cercadura de simples filetes de marfim. A face interior da tampa de abater apresenta cercadura de enrolamentos vegetalistas com folhas em forma de vírgula, sendo o campo central
pontuado ao centro por losango preenchido por sadeli sobre fundo dos mesmos enrolamentos vegetalistas com medalhões circulares nos campos preenchidos por estrelas de doze pontas em padrão multicolor de sadeli. Quando aberto, o escritório apresenta seis gavetas simulando nove, todas com a mesma rica decoração nas frentes, dispostas em três fiadas. A decoração das frentes consiste em dois medalhões circulares com idênticas estrelas de doze pontas em sadeli sobre composição contrastante de cariz
geométrico, com a cercadura ponteada por pequenos círculos de sadeli. Conjugando tipologias de mobiliário ocidental com complexas técnicas decorativas locais e materiais exóticos dispendiosos, este escritório exprime na perfeição o gosto requintado da clientela portuguesa que o encomendou. Com base nas tipologias mais frequentes, materiais preferidos e técnicas decorativas de origem iraniana, como o sadeli de demorada e fina execução, esta produção elegante e mais sóbria quando comparada com o mobiliário guzarate para exportação, foi recentemente atribuída a Thatta no Sinde (actual Paquistão).

1 - Escritórios deste tipo e decoração são raros. Refira-se um escritório (35,5 x 45,0 x 30,0 cm), igualmente produzido no Sinde, na colecção do Victoria and Albert Museum, Londres (inv. 317-1866).
2 - A decoração da face interior do tampo de abater é muito semelhante entre os dois exemplares, o do museu e este nosso escritório.

Bibliografia:
CRESPO, Hugo Miguel - "A Índia em Portugal. Um Tempo de Confluências Artísticas. India in Portugal. A
Time of Artistic Confluence" (cat.). Porto: Bluebook, 2021, pp. 76-88.
JAFFER, Amin - "Luxury Goods from India. The Art of the Cabinet-Maker". Londres: V&A Publications,
2002, p. 19.

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