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Lote 185


Designação: "Pomologia, Fructologia & Dendrologia" Estimativa: 1800
"Pomologia, Fructologia & Dendrologia"
KNOOP, JOHANN HERMANN - 1700-1769.- Pomologia, dat is beschryvingen en afbeeldingen van de beste zorten van appels en peeren, welke in Neder- en Hoog-Duitschland, Frankryk, Engeland en elders geagt zyn, en tot dien einde gecultiveert worden..- Te Leeuwarden: By A. Ferwerda en G. Tresling, s.d.- [2], 30 p.: XII, VIII gravuras desdobráveis coloridas; 33 cm. Junto com: -----.- Fructologia, of beschryving der vrugtbomen en vrugten die men in de hoven plant en onderhout...- Te Leeuwarden: By A. Ferwerda en G. Tresling, s.d.- [4], 70 p.: XIX gravuras desdobráveis coloridas; 33 cm. Junto com: -----.- Dendrologia, beschryving der plantgiegewassen, die men Tuinen cultiveert, zo wel om te dienen tot cieraad om daar van Allés...- Te Leeuwarden: By A. Ferwerda en G. Tresling, s.d.- [4], 87, [5] p.; 33 cm.- E. Conjunto completo, constituído por três obras holandesas sobre o cultivo de árvores de fruto, em primeiras edições, publicadas respectivamente em 1758 (Pomologia) e 1763 (Fructologia & Dendrologia) e que habitualmente aparecem encadernadas juntas. Knoop (1700-1769) foi jardineiro-mor, responsável pelos jardins da princesa Maria Luísa de Nassau, em Leeuwarden, na Frísia (Holanda), e também professor de matemática. As duas primeiras obras (a terceira não é ilustrada) apresentam um total de 39 gravuras desdobráveis a talhe-doce, cuidadosamente coloridas à mão (na época), representando grande variedade de frutos (maçãs, peras, pêssegos, ameixas, cerejas, etc.) todos devidamente identificados. Exemplar muito limpo e por aparar, conservando todas as gravuras bem dobradas. Meia-encadernação de pele, da época. Nissen, 1078 (Pomologia) e 1077 (Fructologia). Pritzel, 4755 (Dendrologia).

euro_symbol€ 1,200 - 1,800 Base - Estimate

gavel€ 2,600Sold

Lote 188


Designação: "Le Musée Français" Estimativa: 4500
"Le Musée Français"
Recueil complet des tableaux, statues et bas-reliefs, qui composent la collection nationale; avec l'explications des sujets, et des discours historiques sur la peinture, la sculpture et la gravure / par S.-C. Croze-Magnan, Visconti et Émeric-David; publié par Robillard-Peronville et Laurent.- Paris: de l'Imprimerie de L.-É. Herhan, 1803-[1811].- 5 vols.: il.; 62 cm.- E. Obra monumental, constituída por cinco volumes, contendo um total de 343 gravuras a água-forte e buril, com a seguinte organização interna: volume I, tableaux d'histoire (4 partes, 88 gravuras); volume II, tableaux de genre (4 partes, 90 gravuras); volume III, tableaux de paysages (4 partes, 83 gravuras); volume IV, statues antiques (4 partes, 82 gravuras); volume V, discours historiques (4 capítulos, não ilustrados). As gravuras, de excepcional qualidade técnica e estética, são abertas em chapa de cobre pelos gravadores mais famosos da época, nomeadamente Duthenoffer, Pillement fils, Bovinet, Mathieu, P. Laurent, Lorieux, Liénard, Daudet, Duparc, Morghen, Niquet, Garreau, etc. Os originais são dos grandes artistas representados nas colecções nacionais francesas, nomeadamente no Museu do Louvre. O exemplar encontra-se em geral bem conservado, com grandes margens e aparentemente completo, embora a terceira parte do terceiro volume não apresente índice. Cerca de 40 gravuras com acidez (as restantes muito limpas) e 3 com rasgões marginais, mas sem falta de suporte. Encadernações da época, com as lombadas em pele, um pouco cansadas. Brunet, IV, col. 1335: magnifique collection qui a paru en 80 livraisons.

euro_symbol€ 3,000 - 4,500 Base - Estimate

gavel€ 3,000Sold

Lote 189


Designação: Salvator Rosa Estimativa: 1200
Salvator Rosa
1 album contendo 50 gravuras, mais 29 gravuras soltas. A Paris: Chez Chereau, s.d. [séc. XVII] Salvator Rosa (1615-1673), pintor, gravador, poeta e músico italiano do período barroco. Estudou em Nápoles sob a orientação do espanhol José de Ribera. Com a protecção dos Medici, transformou a sua casa num círculo artístico, literário e musical mais tarde denominado Accademia dei Percossi. São conhecidas diversas séries de gravuras a água-forte, todas sem título, representando sobretudo soldados, criminosos e figuras do povo. O volume encerra 50 gravuras, 34 coladas nas folhas de cartolina e 16 fixadas com charneiras de filatelia. Em separado, encontram-se ainda 29 gravuras soltas. Das 50 gravuras coladas, 4 são rostos de outras tantas partes (Liber Primus, Secundus & Tertius), com indicação de autoria (Salvator Rosa Invenit), local e editor (A Paris, Chez Chereau, rue St. Jacques, aux 2 Piliers d'Or); o rosto do Liber Quartus, está solto. Aparentemente cada parte é constituída por 15 gravuras, mas nenhuma está completa. 54 gravuras estão numeradas (na chapa), sendo 26 no album e 28 soltas. A maioria das matrizes apresenta aproximadamente as dimensões de 140x95 mm. Todas as provas com grandes margens e muitas por aparar. Das provas soltas, 8 têm restauros que não afectam a área gravada, e cerca de 10, manchas marginais; outras ainda, ligeiras manchas. Aparentemente as 78 gravuras de dimensões semelhantes configuram duas séries distintas, sendo uma numerada e outra não. O conjunto é acompanhado de uma nota manuscrita pela mão de anterior possuidor(a), da primeira metade do século XX, com informações sobre o artista e a proveniência do conjunto.

euro_symbol€ 800 - 1,200 Base - Estimate

gavel€ 800Sold

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