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Lote 360


Designação: MANUSCRITO - CARTA DE BRASÃO Estimativa: 3000
MANUSCRITO - CARTA DE BRASÃO
Carta de brasão de Diogo de Araújo Rodrigues Machado da Silva, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão-mor dos coutos de Moure e Cervães e morador na sua quinta & solar da Camara de Moura.- Século XVIII (1745).- 7 f.; 29 cm.- E. Manuscrito sobre pergaminho, caligrafado e iluminado. Todos os fólios apresentam molduras pintadas com motivos e cores diferentes, na frente e verso (o último apenas na frente); uma grande inicial (D[om] Ioao) pintada e filigranada e mais oito capitulares pintadas. Na frente do sexto fólio, as armas do requerente, com a respectiva descrição na página oposta: escudo esquartelado com as armas dos Machados, Câmaras, Pereiras e Silvas, elmo e paquife. Na frente do último fólio, o termo de encerramento: dado em Lisboa, aos doze dias do mês de Maio do ano de 1745. Assinaturas autógrafas: Hilário da Costa Barreyros, (escudeiro e escrivão da nobreza) - P. Rey darmas Pal. [Manuel Pereira da Silva, Principal Rei darmas Portugal]. No verso, dois registos no Livro dos Brasões da Nobreza de Portugal, e no Livro do Registo do Senado da Câmara. Manuscrito com ligeiro manuseamento e alguns sinais de abrasão. Encadernação da época, inteira de carneira, um pouco cansada (falta dos atilhos de seda e das guardas volantes), com roda em esquadria nos dois planos idênticos e rectângulo central com pequeno florão
Dimensões (altura x comprimento x largura) - 31 x 21 cm

euro_symbol€ 2,000 - 3,000 Base - Estimate

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Lote 361


Designação: ARTE DA CAVALARIA Estimativa: 6000
ARTE DA CAVALARIA
ANDRADE, Antonio Galvão de.- ARTE | DA | CAVALLARIA | DE GINETA, E ESTARDIOTA, BOM | primor de ferrar, & Alueitaria. | DIVIDIDA | Em tres Tratados, que contem varios discursos, & | experiencias novas desta arte...- Lisboa: Na Officina de Joam da Costa, 1678.- [16], 605 (aliás 607) p.: il.; 29 cm.- E. Primeiro tratado de cavalaria (ou equitação) publicado em Portugal, cujo autor (c. 1613-1689), natural de Vila Viçosa, foi comendador da Ordem de Cristo e estribeiro da Casa Real. A obra inclui, além de um retrato gravado do autor (oval envolta em motivos heráldicos e alegóricos), 20 gravuras a talhe-doce, das quais 15 de folha dupla ou desdobráveis, representando vários exercícios de gineta, diversos arreios e outros acessórios. As gravuras apresentam a subscrição C. B. F. (Clemente Bilingue Fecit) e F. D. I. ou C. R. f. (Ernesto Soares [História], 318) e correspondem exactamente à localização indicada no índice existente na oitava folha preliminar (**8). Erros de paginação no fólio KK6 (p. 393 e 394 em lugar de p. 395 e 396). O exemplar, levemente aparado, mas limpo, apresenta as seguintes intervenções: retrato espelhado e restaurado (com pequenas falhas); duas gravuras restauradas: canhão nº 1 (antes da p. 49) e dois homens jogando as contoadas (antes da p. 357, com prejuízo da imagem); seis gravuras aparadas, três das quais com prejuízo da imagem; duas folhas remarginadas (E3 e O1); um rasgão restaurado no fólio Zz4; rosto com inscrição a lápis: Conde dos Arcos D. Nuno; segunda folha preliminar com pertence manuscrito: De João de Mello de Carvalho. Encadernação inteira de chagrin vermelho, assinada F.R.E.S.S. Lisboa (oficinas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva), com esquadria nos dois planos idênticos (roda com motivos cinegéticos), quartos de florões nos cantos, e armas de Portugal ao centro, inscritas em reserva de rosácea oval; casas fechadas a ouro na lombada e roda nas seixas. Samodães, 1342. Inocêncio, I, p. 147. Torrecilla, 255. BN (Séc. XVII), 177. Arouca, A 341.

euro_symbol€ 4,000 - 6,000 Base - Estimate

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Lote 363


Designação: MISSAL ROMANO Estimativa: 1500
MISSAL ROMANO
MISSALE | ROMANVM | EX DECRETO SACROSSANCTI | CONCILII TRIDENTINI RESTITVTVM, | PII V. PONT. MAX. IVSSV EDITVM, | ET | CLEMENTIS VIII. PRIMVM, NVNC DENVO | VRBANI PAPÆ OCTAVI | AVCTORITATE RECOGNITVM. | In quo MISSÆ propriæ SANCTIS omnes ad longum positæ | sunt ad maiorem celebrantium commoditatem.- Antverpiæ: Ex Officina Plantiniana Balthasaris Moreti, 1672.- [68], 648, CXX, [12], p.: il., notação musical; 39 cm.- E. Missal Romano (Temporal e Santoral) plantiniano impresso a preto e vermelho, ilustrado com 10 gravuras de plena página e 10 enquadramentos (molduras de texto) gravados a talhe-doce. As gravuras apresentam a subscrição C. (Cornelius) Galle F., gravador flamengo (1615-1678), natural de Antuérpia, que trabalhou para a família Plantin-Moretus, sobretudo em temas religiosos. No final, um opúsculo (40 p., 35 cm.): Missæ propriæ sanctorvm... (Romæ: 1691). Nas páginas CXIV e CXV, inclui a missa da festa da Rainha Santa Isabel de Portugal. Encadernação da época, inteira de chagrin bordeaux, com extenso trabalho a ouro nos planos e lombada, decorada com compartimentos, volutas e folhagens. Os dois planos idênticos apresentam, na reserva central, armas episcopais, não portuguesas, com chapéu e três ordens de borlas. Encadernação ligeiramente cansada, com falta dos fechos, fitilhos (separadores) e das guardas volantes. Corte das folhas dourado.

euro_symbol€ 1,000 - 1,500 Base - Estimate

gavel€ 1,700Sold

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