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Lote 173


Designação: D. CARLOS DA CUNHA E MENESES Estimativa: 300
D. CARLOS DA CUNHA E MENESES
Constitutiones Apostolicae, et Decreta Consistorialia quæ jurantur, ac formula juramenti præstari solita a S. R. E. Cardinalibus, dum ad Cardinalatum promoventur: jussu Sanctissimi Domini Nostri Benedicti Papæ XIV. edita.- Romae: Ex Typographia Joannis Baptistæ Bernabò, 1755.- [12], 211, [1] p.; 31 cm.- E. Notável encadernação da época, levemente cansada, inteira de chagrin tabaco, com os dois planos idênticos: elaborada cercadura vegetalista a ouro, tendo ao centro o super-libros de D. Carlos da Cunha e Meneses (1759-1825), prelado, da Casa dos condes de Castro Marim, marqueses de Olhão, Principal decano da Patriacal de Lisboa, eleito Patriarca de Lisboa em 1818. Em nota manuscrita na guarda volante, José Maria Almarjão atribui este super-libros ao Cardeal da Cunha, D. Nuno da Cunha de Ataíde (1664-1750), hipótese afastada quer pela data da edição, quer pelos aspectos técnicos e estilísticos da encadernação, datável do 1º quartel do século XIX. Lombada lisa com título a seco e elegante decoração a ouro; roda na espessura das pastas e o corte das folhas dourado. A obra inclui diversos diplomas pontifícios, entre os quais as fórmulas dos juramentos cardinalícios e as regras da eleição dos papas, incluindo os modelos dos boletins de voto. Exemplar muito limpo. Marca de posse não descrita nas obras de referência consultadas.

euro_symbol€ 200 - 300 Base - Estimate

gavel€ 850Sold

Lote 179


Designação: ENCADERNAÇÃO FRANCESA ATRIBUÍDA A LE MONNIER Estimativa: 3000
ENCADERNAÇÃO FRANCESA ATRIBUÍDA A LE MONNIER
Almanach Royal année M. DCC. LII...- Paris: de l’Imprimerie de Le Breton, 1752.- 459 p.; 19 cm.- E. Notável encadernação da época, em marroquim citron, polvilhada por pequenos pontos dourados. A decoração simétrica, idêntica nos dois planos, é constituída por uma grande voluta central, ladeada por duas aves exóticas (pavões?), quase inteiramente executada em finos embutidos mosaicados de cinco cores diferentes e profusa utilização de pequenos ferros a ouro, por vezes com efeito guilloché; lombada com seis entre-nervos, roda nas seixas e espessura do corte das pastas; corte das folhas dourado. Inscrição a lápis na guarda volante: "Encadernação seguramente de Le Monnier, cerca de 1752. J. Almarjão." A atribuição refere-se certamente a Louis-François Monnier, ou Le Monnier (maître em 1737). Contudo, o seu filho Jean-Charles Henri ou ainda outros dos seus numerosos parentes, usaram o mesmo apelido. No entanto, encadernadores como Padeloup le Jeune (m. 1758) e sobretudo Derome le Jeune (1731-1788) podem igualmente ser considerados como possíveis ou prováveis autores. Encadernação um pouco cansada, com juntas fracas e sinais de abrasão (lepisma?) com prejuízo parcial de alguns embutidos; conserva apenas uma guarda dupla (posterior) em seda rosa. Roger Devauchelle, "La reliure", p. 133 e seguintes.

euro_symbol€ 2,000 - 3,000 Base - Estimate

gavel€ 2,000Sold

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