Leilão186 - page 333

330
cabral moncada leilões 186 | 14 de Março de 2017
811
aNtÓNio ardiZZoNe sPiNola
1609-1697
C
ordel triPliCado de aMor a
C
hristo
J
esU
saCraMeNtado
,
SPINOLA, Pe. António Ardizzone.- CORDEL | TRIPLICADO DE
AMOR | A CHRISTO JESU SACRAMENTADO, | Ao Encuberto
de Portugal nacido, A seu Reyno restaurado, | LANÇADO
EM TRES LIVROS DE SERMOENS, | DA FELIS ACLAMAÇAM
D’EL REY DOM IOAM IV...- Lisboa: Na Impressaõ de Antonio
Craesbeeck de Mello, 1680.- [84], 735, [109] p.: [8 (aliás 7)]
gravuras.; 20 cm.- E.
O autor (1609-1697), religioso teatino natural de Nápoles,
permaneceu longos anos em Portugal, com uma estadia na
India entre 1639 e 1648. A obra é dividida em três partes,
cada uma com rosto próprio, mas paginação seguida, sendo
a primeira dedicada à aclamação de D. João IV, intitulada
«Portugal restituido na decima sexta geraçam
de seus reys naturaes...» (p. 1 a 224); a segunda, que inclui
quatro sermões pregados em Goa, «A Sagrada Comunham
Restaurada na India...» (p. 225 a 579) e a terceira dedicada
aos «Annos desejados, e nacimentos felices da Magestade
d’El-Rey de Portugal Dom Ioam IV» (p. 581 a 735). A edição
é ilustrada com oito gravuras a buril: dois retratos de D.
Pedro, príncipe regente, muito semelhantes (mas o
primeiro de Thomas Dudley e o segundo de Clemente
Bilingue, em falta no presente exemplar), um retrato de
D. João IV, uma árvore genealógica de Jesus Cristo e duas
da real geração e consanguinidade de Cristo com D. João
IV, um retrato do autor durante a Elevação, perante uma
assistência de gentios, na India (Ernesto Soares, 3246) e
um retrato de D. João IV, ainda jovem. Ernesto Soares, na
sua «História da gravura artística», refere todas estas
gravuras (759) atribuindo-as ao inglês Thomas Dudley
(assinaturas TDF), excepto a terceira árvore genealógica
que está assinada CB (Clemente Bilingue). A edição foi
mandada suprimir e proibida a sua leitura por edital da
Real Mesa Censória em 1775, o que justifica a raridade dos
exemplares. Este encontra-se aparado e com alguns cortes
de traça marginais, mas em geral limpo. Encadernação
recente, inteira de carneira natural mosqueada. A obra,
pela temática da primeira e terceira partes poderá ser
incluída na bibliografia da Restauração, mas não vem
referida no catálogo do Visconde da Trindade. Samodães,
191 (refere a gravura de D. Pedro). Inocêncio, I, p. 90.
Arouca, S 558.
€ 100 - 150
C
ordel triPliCado de aMor a
C
hristo
J
esU saCraMeNtado
,
The author (1609-1697), a teatino religious from Naples remained long
years in Portugal, with a stay in India between 1639 and 1648. The work is
divided into three parts, each with its own title page but with continuous
paging the first dedicated to the acclamation of King D. João IV, entitled
«Portugal restituido na decima sexta geraçam de seus reys naturaes...»
(p. 1 a 224); the second, which includes four sermons preached in Goa,
«A Sagrada Comunham Restaurada na India...» (p. 225 a 579) and the tird
one dedicated to «Annos desejados, e nacimentos felices da Magestade d’El-
Rey de Portugal Dom Ioam IV» (p. 581 a 735). The Edition is illustrated with
eight Burin engravings: two portraits of D. Pedro, Prince Regent, very
similar (but the first one by Thomas Dudley and the second one by
Clemente Bilingue, missing in this copy), a portrait of King D. João IV,
a family tree of Jesus Christ and two of the Royal generation and
consanguinity of Christ with King D. João IV, a portrait of the author
during the Acclamation faced an assistance of Gentiles in India (Ernesto
Soares, 3246) and a portrait of King D. João IV, still young.
Ernesto Soares, on his História da gravura artística», refers to all these
engravings (759) by assigning them to the English Thomas Dudley (TDF
signatures), except the third family tree that is signed CB (Clement
Bilingue).
The eition was ordered to be suppressed and forbidden its
reading by edict of the Real Mesa Censória in 1775, hence
the rarity of the copies. This is a trimmed copy with
some bookworm marginal cuts, but generally clean.
Recent mottled calf binding. The work, bearing the
theme of the first and third parts may be included in the
bibliography of the Restoration period, but not referred
to in the catalogue of the Viscount of Trindade.
Samodães, 191 (refers to the engraving of D. Pedro).
Inocêncio, I, p. 90. Arouca, S 558.
1...,323,324,325,326,327,328,329,330,331,332 334,335,336,337,338,339,340,341,342,343,...350
Powered by FlippingBook