Leilâo 179 - page 226

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cabral moncada leilões 179
|
31 de Maio
564
anTÓnio soares - 1894-1978,
s
em TíTulo
(n
aTureZa morTa
),
óleo sobre tela, assinado e datado de 1964
Dim. - 130 x 238 cm
€ 4.000 - 6.000
u
nTiTled
(s
ill
-l
ife
),
oil on canvas, signed and dated 1964
565
eduardo viana - 1881-1967,
s
em TíTulo
(n
aTureZa morTa
),
óleo sobre tela, assinado e datado de 1921
Dim. - 106,5 x 85,5 cm
€ 70.000 - 105.000
u
nTiTled
(s
ill
-l
ife
),
oil on canvas, signed and dated 1921
Nota: integrou as seguintes exposições: “Exposição Retrospectiva da Obra do Pintor Eduardo Viana”, Palácio Foz, Lisboa, Abril de 1968, reproduzida
no respectivo catálogo. Lisboa: S.N.I., 1968, s/p, nº 93; e “Eduardo Viana - 1881-1967”, Europália 91 - Museu de Belas Artes de Mons, 25 de Setembro
a 6 de Dezembro de 1991/ Fundação de Serralves, Porto, 5 de Março a 19 de Abril de 1992, reproduzida no respectivo catálogo.
Porto: Fundação de Serralves, 1992, pp. 164-165, onde Maria João Lello Ortigão Oliveira refere:
“Esta Natureza Morta de Viana continua a série de grandes formatos que culminara nos «Nus» e nas «Paisagens» de 1925.
Num período em que o tema não parece ter ocupado particularmente o pintor, esta obra manifesta um misto de familiaridade e estranheza:
a identificação com os objectos recorrentes, (mesa, jarra, etc.) não deixa de ser subtilmente pervertida pelo recurso brutal a tonalidades fortes
(roxo, púrpuras) cuja densidade contrasta com o jogo de decomposição lumínica, dado pelo cortinado e pela sombra da jarra na parede.
Do mesmo modo, a estrutura matérica da jarra azul e branca e do cesto de frutas amarelas é questionada pelos ramos de folhas que escorrem do vaso,
em intencional “apagamento”. Situação única na obra de Viana, de coexistência entre vários tipos de resolução pictórica, é uma das suas obras mais
originais e porventura mais ignoradas.”
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