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cabral moncada leilões 176
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29 de Fevereiro
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do tardo tenebrismo, caro ao operoso pintor da capital Bento Coelho da
Silveira. Nada, a não ser a vontade ideal e literária, apontava na
direcção classicista romana que a pintura portuguesa iria tomar
durante o reinado de D. João V. Nem os efeitos das viagens dos pintores
da geração seguinte, Vieira Lusitano, Bernardes e André Gonçalves,
a Roma se faziam sentir, nem as telas que viriam a ornar a Basílica de
Mafra tinham ainda chegado a Portugal. Portanto, Simão de Brito
continuava a produzir aquilo que a sua clientela desejava e nisso
cumpria os requisitos que eram apenas devocionais e icónicos,
mas não estéticos.”
Anísio Franco, 27 de Janeiro de 2016
Bibliografia: vd. FLOR, Susana Varela; FLOR, Pedro
- “Pintores de Lisboa - Séculos XVII-XVIII - A Irmandade de S. Lucas”.
Lisboa: SCRIBE, 2016, p. 99.
98
simão de brito
- ACtiVo em 1688,
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de
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,
óleo sobre tela,
reentelado, restauros
antigos, pequenas faltas,
assinado e datado de 1723
Dim. - 130 x 124 cm
€ 6.000 - 9.000
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oil on canvas, relined, old
restorations, small faults,
signed and dated 1723
1...,45,46,47,48,49,50,51,52,53,54 56,57,58,59,60,61,62,63,64,65,...332
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