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cabral moncada leilões 176
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29 de Fevereiro
Nota referente aos dois lotes (97 e 98): “As duas pinturas assinadas por
Simão de Brito, uma representando a “Anunciação” junto com a
“Visitação da Virgem a sua prima Isabel”, e outra a “Adoração dos
Magos”, vendo-se ao fundo a “Apresentação do Menino no templo”,
são verdadeiramente curiosas no panorama da produção pictórica
nacional. De facto, tantos os modelos, como o colorido e a luminosidade
são devedores de uma tradição artística bem mais antiga do que a
datação que ostentam as duas telas, 1723. Apesar do arcaísmo das
soluções pictóricas, o pintor deixou a sua marca autoral bem clara nas
telas. Simão de Brito sublinha a sua assinatura dando-lhe sombra nas
letras para as destacar e, numa delas (na Adoração dos Magos),
acrescenta mesmo a data precisa da sua conclusão: 28 de Outubro de
1723. Na verdade o pintor era nesta altura já um veterano da
irmandade dos pintores de Lisboa. Logo, deveria marcar a sua posição e
a importância no seio de uma irmandade de pintores que se afirmavam,
nesse tempo, cada vez mais académicos. Pouco ou nada se sabe do
artista que assina estas obras, a não ser que morava atrás de São
Domingos, e que deu entrada na Irmandade de São Lucas no dia 18
de Outubro de 1688. Na mesma Irmandade fez a colecta
de esmolas, supostamente no Bairro de Alfama. Foi Mordomo dessa
Irmandade nos anos de 1692-1693, dando nessa altura esmolas, e foi
procurador em 1700. Apesar de exíguos, estes dados biográficos poderão
ajudar a compreender as pinturas de Brito. A sua formação deverá ter
sido toda realizada na segunda metade do século XVII, visto ter dado
entrada na Irmandade de São Lucas no ano de 88 desse século. Nesse
tempo o paradigma pictórico da tradição oficinal lisboeta era ainda o
97
simão de brito
- ACtiVo em 1688,
A
nunCiAção e
V
isitAção
,
óleo sobre tela,
reentelado,
restauros antigos,
faltas na pintura,
assinado e datado
de 28 de Outubro de 1723
Dim. - 130 x 121 cm
€ 6.000 - 9.000
t
he
A
nnunCiAtion
And
V
isitAtion
,
oil on canvas, relined,
old restorations,
faults on the painting,
signed and dated
28 October 1723