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CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de.- El ingenioso hidalgo
Don Quixote de La Mancha.- Nueva edicion corregida
/ por la Real Academia Española.- En Madrid: por Don Joaquin
Ibarra, 1780.- 4 vols.: il.; 29 cm.- E.
A edição, que segue o texto da primeira de 1605 e foi impressa
num tipo especialmente desenhado por Joaquin Ibarra,
é considerada por Palau “Magnífica y superior en belleza
artistica a todas las que hasta entonces se habían hecho
en España y en el extranjero”. Os quatro volumes apresentam
a seguinte colação: I - [4], XIV, CCXIV, 199 p.: 1 front., 1 retrato,
1 mapa f. dupla, 6 gravuras; II - [4], 418 p.: 1 front., 1 mapa f.
dupla, 9 gravuras; III - [2], XIV, 306 p.: 1 front., 1 mapa f. dupla,
7 gravuras; IV - [4], 346 p.: 1 front., 1 mapa f. dupla, 9 gravuras.
As gravuras foram abertas em cobre por Selma, Carmona, Gil,
Moles, Fabregat, Ballester, de la Cruz, Montaner e Barceló,
segundo originais de Carnicero, Castillo, Brunete, Barranco,
Arnal, Gil e Ferro, os melhores artistas da época; o retrato
foi gravado segundo o original oferecido pelo conde de Aguila
à Real Academia; o mapa é da autoria de Tomás López e
repete-se no final de todos os volumes. A edição, de grande
qualidade gráfica, como é apanágio dos prelos de Joaquin Ibarra,
é ainda adornada com numerosas vinhetas e motivos decorativos
tipográficos. Principais características do exemplar:
vol. I - rasgão na margem inferior da gravura da pág. 58
(sem falta de suporte) e pequeno dano na margem interior,
junto ao festo, em cerca de 19 folhas (pág. CCXXI a pág. 34),
ocasionais manchas ligeiras; vol. II - manchas ligeiras na gravura
da pág. 320; vol. III - manchas de água, por vezes com fungos,
no quarto superior de quase todo o volume, mais visíveis
nas primeiras 50 e últimas 50 folhas; IV - restauro no canto
superior exterior da primeira folha (p. 1/2) sem afectar o texto.
Pertence manuscrito de Sophie Potocka em todos os volumes,
e diversos carimbos da Biblioteka Tulczynska nos volumes II, III
e IV. Ex-libris da Biblioteca do Dr. Ricardo Espírito Santo.
Belíssimas encadernações da época, inteiras de marroquim
vermelho, ligeiramente cansadas, com alguns cantos amassados